quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Facão: Gazeta, SBT e RedeTV! botam pra ferrar

Por Altamiro Borges

A crise da mídia tradicional, decorrente do caos econômico (que ela tenta esconder), da explosão da internet e da sua própria perda de credibilidade, continua produzindo vítimas entre os trabalhadores. Ela já não atinge mais apenas jornais e revistas – muitos que já fecharam ou outros que estão próximos da falência, com quedas de tiragem e sumiço de anunciantes. Agora a crise impacta com força as poderosas emissoras de televisão. Nos últimos dias, SBT, Gazeta e RedeTV! botaram para ferrar contra centenas de profissionais, anunciando demissões em massa, extinção de programas e cortes de direitos.

Segundo matéria de Keila Jimenez postada nesta terça-feira (14), “o SBT iniciou um grande processo de restruturação que envolve corte de gastos e a demissão de quase 200 funcionários. E as dispensas atingem em cheio o departamento artístico. Nesta segunda-feira, 13 de novembro, Carlinhos Aguiar recebeu a triste notícia de que não faz mais parte do cast da emissora, após 30 anos de casa. Ele foi dispensado e chegou a ir atrás de Silvio Santos no cabeleireiro Jassa para tentar reverter a demissão. Mas nada pode ser feito. Carlinhos fazia parte da equipe do ‘Programa Silvio Santos’, que terá mais baixas. As demissões também vão afetar elenco e produção de programas como ‘A Praça É Nossa’, ‘Eliana’, ‘Fofocalizando’ e o jornalismo da emissora. O ‘Programa Raul Gil’ e o ‘Domingo Legal’ podem acabar”.

Já Mauricio Stycer informa que “no esforço de reduzir custos em um ano ruim, a TV Gazeta, em São Paulo, decidiu terceirizar a produção do ‘Gazeta Shopping’, tradicional programa de ofertas comerciais, exibido de segunda a domingo em variados horários. Com a decisão, cerca de 40 funcionários estão sendo demitidos. A terceirização causou indignação interna não apenas pelas demissões, mas pelo fato de que o acordo com a produtora independente que vai realizar o programa inclui a cessão das câmeras da Gazeta... A TV Gazeta é gerida pela Fundação Cásper Líbero, que é também responsável pela gestão das rádios Gazeta AM e FM, o site ‘Gazeta Esportiva.net’ e a Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero”.

Por último, em mais este calvário de péssimas notícias para a mídia tradicional, o jornalista Ricardo Feltrin noticiou na semana passada que a RedeTV! passa por um período de enormes dificuldades. Até “celebridades” da emissora estão sendo atingidas. “É o fim (temporário) de uma era: a do colunismo social televisivo. Seu maior expoente sai do ar no próximo mês, quando seu contrato vence com a RedeTV. A emissora não vai renová-lo, segundo esta coluna apurou. O ‘Programa Amaury Jr.’ deixa a grade da RedeTV! após 15 anos ininterruptos no ar. A notícia pegou de surpresa o apresentador”. Ele se reuniu com os chefões da empresa, Amílcare Dallevo e Marcelo de Carvalho para discutir a situação. “Extra-oficialmente a emissora considera que o programa já cumpriu seu papel, mas a realidade envolve a crise econômica e os investimentos cada vez menores por parte de anunciantes”.

*****

Leia também:

SBT afunda na crise. Silvio Santos demite

Silvio Santos, o mercenário, demite no SBT

Sheherazade, a servil, insulta os grevistas

Hermano Henning processa o SBT

Silvio Santos vai pagar pelas baixarias na TV?

Danilo Gentili, a vodca e a cadeia

Luciana Gimenez e a penhora na RedeTV!

"Musa golpista" derruba chefão da RedeTV!

Esquema de prostituição na RedeTV?

A mansão e a crise na RedeTV!

A nova mansão do dono da RedeTV!

1 comentários:

Jimmy Cricket™ disse...

♫ Isso fora a Globo. Eu aqui me divirto imaginando quanto os caras da devem estar apavorados com a perspectiva de serem demitidos, o que já aconteceu com muitos. Esta é a pior fase de uma demissão: ficar esperando que ela ocorra. O sujeito perde a fome, broxa na cama, briga com os filhos etc. As mulheres param de se arrumar, discutem por qualquer coisa e sei lá mais o que.
Tenho pena é dos catadores de papelão e latinhas, que verão aumentar a concorrência. Aparecerão também mais vendedores de "comida natural" empestiando as praias.
Os novos desempregados deveriam ir para a meca dos deslumbrados, Miami, passear cachorros...