domingo, 11 de janeiro de 2015

Luciana Gimenez e a penhora na RedeTV!

Por Altamiro Borges

Segundo informa Mônica Bergamo, em sua coluna na Folha, a Justiça paulista mandou penhorar um anúncio no intervalo comercial do 'Superpop', programa de Luciana Gimenez, para pagar uma dívida trabalhista da RedeTV! A apresentadora é casada com um dos sócios da empresa, Marcelo Carvalho. O valor da inserção publicitária de 30 segundos é avaliado em R$ 107 mil. "A indenização devida pela emissora a uma repórter que deixou o canal em 2004 foi fixada em R$ 77 mil. A multa é relacionada a verbas rescisórias que não foram pagas. O Tribunal Regional do Trabalho determinou a penhora porque, apesar de já ter sido citada, a empresa não fez o pagamento", relata a jornalista.

O caso insólito confirma a gravidade da crise nesta emissora "privada" – nos dois sentidos da palavra –, que explora uma concessão pública de televisão. De há muito, a RedeTV! atrasa o pagamento dos funcionários, arrocha os salários e burla seus direitos trabalhistas. Ela também é acusada de sonegar impostos e estar endividada junto aos bancos. Com uma programação de péssimo nível, a emissora coleciona baixos índices de audiência e sofre com a queda de anunciantes. Isto não significa que os seus dois proprietários estejam passando fome, vivendo na miséria. Muito pelo contrário.

Em fevereiro do ano passado, o sócio majoritário da empresa, Amilcare Dallevo Jr., inaugurou a sua nova mansão em São Paulo. Segundo relato da revista Veja, a obra tem 17.800 metros quadrados de área construída em Alphaville. Ela possui 18 quartos, hangar para quatro helicópteros, heliponto em cima da suíte do casal, estacionamento subterrâneo para 50 carros, Spa, cinema e um quintal cujo modelo são os Jardins de Luxemburgo. Ou seja: a RedeTV! não paga uma rescisão contratual e tem um anúncio "penhorado". Já o patrão e sua esposa – a também apresentadora Daniela Albuquerque – residem numa mansão que é considerada a maior do Brasil e que figura entre as maiores do mundo.

A situação é absurda e confirma o poder dos barões da mídia no Brasil. Ela justifica plenamente uma proposta apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo, em agosto de 2013, para que fosse suspensa da concessão pública da RedeTV! Numa carta protocolada junto à Presidência da República, a entidade solicitou ao governo que o canal fosse "entregue a um grupo idôneo ou que no mínimo nomeie um interventor para administrá-la”. O pedido, infelizmente, foi parar na gaveta do ex-ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Como será que o novo ministro do setor, Ricardo Berzoini, vai se posicionar diante destes descalabros?

*****

Leia também:







0 comentários: