segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

DEM desidrata o PSB e esnoba o PSDB

Por Altamiro Borges

Durante os governos Lula e Dilma, o fisiológico DEM quase desapareceu do mapa político brasileiro. Acostumado com as mamatas do poder, o partido definhou e vários coronéis da sigla passaram a admitir a sua extinção. Brincava-se que os demos só não iriam para o inferno porque o diabo rejeitava a concorrência desleal. A partir da cruzada golpista que resultou na deposição da presidenta eleita e na ascensão da quadrilha de Michel Temer, porém, a legenda oriunda da antiga Arena parece que ressuscitou. Um dos caciques da sigla, Rodrigo Maia – notório capacho dos patrões –, hoje comanda a Câmara Federal e até nutre o sonho de disputar a sucessão presidencial em 2018. Nesta toada, o DEM volta a crescer, atraindo vários oportunistas e carreiristas da política nativa.

Na semana passada, a Folha noticiou que “o DEM deu início ao movimento de engorda de sua bancada na Câmara dos Deputados e consequente desidratação do PSB. O primeiro a anunciar filiação foi o deputado federal Danilo Forte (CE), que já havia rompido com o PSB e estava sem partido. Assim como ele, outros seis a oito deputados devem se filiar... Nesta primeira onda migratória, devem entrar no DEM os deputados Tereza Cristina (MS), Fabio Garcia (MT) e Adilton Sachetti (MT) – que já deixaram o PSB –, José Reinaldo (MA), Heráclito Fortes (PI) e Marinaldo Rosendo (PE), que ainda integram a bancada do PSB”. Ainda segundo a matéria, “o DEM também negocia a migração do ministro Fernando Bezerra Filho (Minas e Energia), mas a questão não está resolvida”.

A Folha garante que até março, mês da chamada “janela partidária”, outros quatro parlamentares devem deixar o PSB para aderir à sigla – entre eles, os deputados Átila Lira (PI), Rodrigo Martins (PI) e Tenente Lúcio (MG). “Hoje, o DEM é a sétima maior bancada da Câmara, com 29 deputados. Fica atrás de PMDB (60), PT (57), PP (46), PSDB (46), PR (37) e do próprio PSB (33). Com as migrações dos próximos dias e desconsiderando movimentações em outras siglas, o DEM deve ter 36 deputados, passando à sexta posição no ranking de tamanho de bancadas... Com as mudanças previstas para o início do ano que vem, o DEM passa para a quinta posição, com 40 deputados – um integrante da cúpula do partido diz que pode se chegar a 45 deputados”.

A ressurreição da velha sigla fisiológica já produz discursos megalomaníacos. “O DEM chegará [a 2018] com condições de disputar a eleição presidencial e 12 governos. Teremos um discurso claro de reformas e equilíbrio fiscal’, arrota Rodrigo Maia. Neste novo cenário, o partido – que sempre foi um apêndice do PSDB e hoje compõem a tropa de choque de Michel Temer – até esnoba os antigos aliados. O presidente da Câmara Federal, percebendo que o covil golpista está afundando, já dá sinais de que não comporá em tudo com a quadrilha no poder e pode até dar trabalho em algumas votações. Já a relação com o PSDB deverá ser atritada. Uma notinha na Folha dá pistas sobre o conflito:

“Se ainda resta dúvida de que o DEM busca ocupar o espaço outrora designado ao PSDB, caciques do partido farão questão de deixar isso claro em sua convenção. O ato terá forte caráter nacional... Rodrigo Maia (RJ) pretende falar sobre o que pensa para o Brasil e fazer enfática defesa da reforma da Previdência. A cúpula da sigla vai incluir o deputado na lista dos presidenciáveis. Será um recado aos tucanos. Desta vez, o apoio a eles não virá por piloto automático... Integrantes do DEM avisaram a Geraldo Alckmin (PSDB-SP) que a decisão do partido sobre eventual apoio à candidatura do governador à Presidência não se dará tão cedo.

Em tempo: Toda esta arrogância dos demos, que já estiveram às portas do inferno, não deve ser levada muito a sério. A própria convenção da legenda, marcada para 14 de dezembro, foi adiada em decorrência de divergências internas. Além disso, o partido voltou à berlinda com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que transformou o presidente do DEM, Agripino Maia, em réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Há até quem fale que o senador potiguar será defecado do comando da legenda fisiológica. A conferir!

*****

Leia também:

Rosalba confirma: “DEM tende a sumir”

DEM morreu. ACM Neto marca o enterro!

ACM Neto pode deixar o DEM. Morreu!

O DEM "tem medo"... de acabar!

"Mensalão do DEM" corre risco de caducar

Os primeiros golpes de Rodrigo Maia

Mídia salvará o demo Agripino Maia?

Dodge vai salvar o demo Agripino Maia?

Agripino vira réu no STF. Jogo de cena?

Agripino Maia: um demo no inferno?

0 comentários: