segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

A vitória eleitoral do chavismo na Venezuela

Do site Vermelho:

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, anunciou nesta segunda-feira (11) que o "chavismo" conquistou mais de 300 das 335 cadeiras nas câmaras municipais do país, incluindo Maracaibo, Barquisimeto, Valência, Maturim, Barcelona, Puerto La Cruz e Cidade Bolívar, nas eleições deste domingo (10). Mais de nove milhões de eleitores participaram da votação, participação histórica do povo, anunciou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE)

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) ganhou 22 das 23 capitais. A projeção é que com o resultado final vença em mais de 90 por cento das prefeituras do país. Dos já contabilizados, 9.139.564 pessoas (47,32% dos eleitores) votaram nas autárquicas, afirmou a responsável do CNE, Sandra Oblitas.

Em Caracas, a candidata do PSUV, Erika Farias, foi eleita para presidir o município Libertador, o maior do Distrito Capital. Do mesmo partido, José Vicente Rangel Ávalos vai presidir ao populoso bairro de Petare, considerado um bastião do "chavismo". Ainda no Distrito Capital, as câmaras municipais de El Hatillo, Chacao e Baruta vão ser conduzidas por opositores do regime.

No estado de Zulia (noroeste), onde o governador Juan Pablo Guanipa foi recentemente destituído pela Assembleia Constituinte, por não reconhecer esse organismo, a Câmara Municipal de Maracaibo será liderada por Omar Pietro, do PSUV. Nesta eleição, Pietro derrotou o líder opositor Manuel Rosales, fundador do partido Um Novo Tempo. Assim, o PSUV ganha 19 dos 23 estados.

De acordo com a imprensa venezuelana, as eleições decorreram com tranquilidade. À noite, o povo saiu as ruas de suas respectivas cidades para comemorar as eleições junto aos seus candidatos.

1 comentários:

Unknown disse...

Valeu Maduro, parabens povo Venezuelano. Exemplo de luta democrática,, ganha eleição no voto livre e soberano.