sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Dossiê Mariana: a infâmia das corporações

Por Mauro Lopes, no site Outras Palavras:

Uma rede internacional de movimentos sociais e 18 organizações católicas, de 16 países, lançou nesta segunda-feira (23/10), em todo o mundo, um dossiê multimídia sob o título A lama da destruição, que apresenta de maneira detalhada a criminosa tragédia do rompimento da barragem do Fundão, Mariana (MG). Prestes a completar dois anos (ocorreu em 5/11/2015), foi o maior desastre ambiental da história brasileira e um dos maiores em todo o planeta.

O lançamento coincide com a terceira rodada do grupo de trabalho da ONU que elabora um tratado para responsabilizar as corporações transnacionais por violações aos direitos humanos e do planeta – como foi o caso da Samarco, empresa de sociedade anônima controlada em partes iguais pela brasileira Vale e pela anglo-australiana BHP Billiton.

Pelos menos 19 pessoas morreram e uma enxurrada de lama destruiu vilarejos, 349 casas, escolas e igrejas, além de contaminar o Rio Gualaxo do Norte, o Rio do Carmo e o próprio Rio Doce. O dossiê informa que, segundo a empresa de consultoria americana Bowker Associates, o desastre de Mariana representa um triplo recorde mundial da história da mineração: 1. trata-se do derrame de uma quantidade de lama inédita, entre 32 e 62 milhões de metros cúbicos; 2. uma extensão de destruição ao longo de 680 km; e 3. danos avaliados entre 5 e 55 bilhões de dólares.

A enxurrada de lama atingiu o Oceano Atlântico, no Espírito Santo. Não apenas a população de Mariana sofreu as consequências do desastre, mas, sim, toda a população próxima ao rio Doce. Os indígenas da tribo indígena Krenak, que possuem reserva cortada pelo rio, na época do acidente, relataram estar sem água para consumo, banho e limpeza de seus objetos, por exemplo. De acordo com o governo federal 600 famílias ficaram desabrigadas e milhares foram afetadas. .

Veja a seguir um dos impactantes vídeos do dossiê [aqui]. São imagens de Bento Rodrigues uma semana após o rompimento da barragem.

A iniciativa é da rede CIDSE, aliança internacional de organizações católicas de desenvolvimento e voltadas ao tema dos direitos humanos, com 18 organizações de 16 países (veja a lista e os links para os sites ao final). Participaram do projeto quatro organizações no Brasil, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Projeto #lamaquemata Thomas Bauer e Joka Madruga e a Articulação Internacional de Atingidos e Atingidas pela Vale. Além delas, o Instituto Pacs – Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS) e a rede latino-americana e mundial Iglesias y Mineria. E ainda a agência católica austríaca DKA.

O texto ficou sob a responsabilidade da jornalista Christian Russau, dO Centro de Pesquisa e Documentação Chile-América Latina (Forschungs- und Dokumentationszentrum Chile-Lateinamerika e.V. – FDCL), associação sem fins lucrativos fundada em 1974 em Berlim. O FDCL é uma das organizações mais antigas no movimento de solidariedade da América Latina.

São integrantes da rede CIDSE:

Broederlijk Delen – Bélgica

CAFOD – Inglaterra e País de Gales

CCFD – Terre Solidaire – França

Center of Concern – Estados Unidos

Cordaid – Holanda

Development & Peace – Caritas do Canadá

Entraide et Fraternité – Bélgica

eRko – Eslováquia

Fastenopfer – Suiça

FEC – Portugal

FOCSIV – Itália

KOO – Áustria

Manos Unidas – Espanha

Maryknoll Office for Global Concerns – Estados Unidos

MISEREOR – Alemanha

Partage.lu – Luxemburgo

SCIAF – Escócia

Trócaire – Irlanda

2 comentários:

adelson lima disse...

Todas as vezes que leio alguma coisa sobre Mariana, lembro da foto do cochicho no ouvido e da galera do golpe reunida, com muitos sorrisos.

Anônimo disse...

Onde estao os "MOROS E PROCURADORES DA VIDA"para por esta canalhada responsavel por esta tragedia na cadeia.