sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Jovens protestam diante da sede da Veja

Por Altamiro Borges

Na noite desta sexta-feira (24), militantes da União da Juventude Socialista (UJS) realizaram uma manifestação pacífica diante da sede da Editora Abril, na capital paulista. O objetivo do ato foi protestar contra a mais nova tentativa golpista da revista Veja, que acusou de forma criminosa e leviana a presidente Dilma e o ex-presidente Lula no caso da Petrobras. Os jovens estenderam uma faixa no portão da empresa - "A Veja mente" -, picaram e jogaram no lixo exemplares do panfleto e, do alto de um caminhão de som, fizeram pronunciamentos contra a farsa montada pela publicação a três dias do segundo turno da eleição presidencial.

Aos gritos de "Veja, golpista, mentirosa e fascista", os jovens também conversaram com funcionários da empresa e transeuntes, sendo bem recebidos. Para Renan Alencar, presidente nacional da UJS, o ato foi uma forma de expressar indignação e revolta diante das costumeiras manipulações da Veja. "Essa revista contribuiu, de maneira decisiva, para a eleição de Fernando Collor e deu sustentação política e ideológica para o governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso”. 

Prisões arbitrárias

Após o protesto, quando os jovens já se dispersavam, três ativistas foram detidos de forma arbitrária por soldados da PM. O caminhão de som também foi retido. Os jovens foram encaminhados para a 14ª Delegacia de Policia de Pinheiros. Ao telefone, Renan Alencar repudiou as prisões e informou que advogados já estão no local para garantir a integridade física dos ativistas e sua imediata soltura. "A ação da polícia foi absurda. O ato foi pacífico e já tinha terminado. Não existe motivo para esta truculência contra a liberdade de expressão e de manifestação".




*****

Leia também:











6 comentários:

Alexandre disse...

Fiquei hoje o dia inteiro imaginando a possibilidade de uma manifestação dessa justamente na frente da Veja. Como moro a 700km da sede, fiquei apenas na ilusão. Abrir o blog e ver essa manifestação é para mim a verdadeira riqueza de nosso país. Riqueza essa que com o tempo, vai moldar nossa realidade. Ver jovens na frente de um movimento desses contra essa revista ou essa imprensa, sim, bandida, esse é o melhor termo, é algo revigorante. O que precisamos é dar apoio em massa para que o governo consiga, agindo de forma lícita e correta, responsabilizar esse grupo pelos seus crimes. Se não dermos apoio em massa, a estratégia dessa imprensa corrupta vai ser taxar de censor quem se empreender a lutar contra esse estrupo na ética dos jornalistas verdadeiros que ainda temos.

shikida disse...

e essa pichação no totem?

Janny disse...

O que a Veja e a Globo fazem não é jornalismo, é crime e, acima de tudo, é uma afronta à sociedade brasileira.

Anônimo disse...

manos e minas,
a pretexto de noticiar este ato a tvglobo, via jornal hoje, divulgou a materia da veja (mesmo tendo noticiado a proibicao do tse) e colocou o aecio para falar sobre o ato e so reproduziu declaracoes da dilma. golpe em andamento?
doutor natas

Anônimo disse...

A mesma mídia que repudia jovens se manifestando apoiou os golpistas que destruíram a Última Hora de Samuel Wainer. Jovens gritando, espalhando papel picado, expondo suas faixas e grafitando faz parte da democracia e da luta de classes. Lutar é um direito inegociável, inalienável e a criminalização dos movimentos sociais exigido por alguns meios é o verdadeiro abismo no sentido do fascismo.

Anônimo disse...

Esquerda burra, dão todos os motivos para a Veja se posar de vítima, atacada por um bando de esquerda truculenta.