segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Mídia rentista exige mais juros

Por Altamiro Borges

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central realiza a sua primeira reunião deste ano nesta terça e quarta-feira. Como já virou rotina, a mídia rentista usa toda a sua artilharia para fazer terrorismo econômico e exigir um novo aumento da taxa básica de juros, a Selic. Nos últimos dias, a Globonews teve o descaramento de falsear uma tabela da inflação; já os jornalões evitaram realçar que o índice ficou abaixo do teto da meta em 2013 e insistem no risco da “explosão inflacionária”. A ofensiva midiática serve aos interesses mesquinhos dos banqueiros e rentistas e, novamente, tende a obter vitória, em detrimento da sociedade que terá retração da economia e contenção do ritmo de emprego.

A própria Agência Brasil, de uma empresa pública de comunicação (EBC), decretou nesta segunda-feira (13) que “a Selic deve subir 0,25 ponto percentual na reunião do Copom desta semana... A expectativa é das instituições financeiras consultadas semanalmente pelo Banco Central”. O sítio, que deveria ser um pouco mais crítico, afirma que o aumento da Selic visa “conter a demanda aquecida e isso gera reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança”. Ele só não explica que o aperto monetário eleva a dívida pública e reduz o crédito e o consumo na sociedade, o que tem efeitos perversos sobre a produção e a geração de novos empregos.

Para criar o clima que justifique uma nova alta dos juros, a mídia rentista não vacila na sua “guerra psicológica”. Os tais “analistas do mercado”, nome fictício dos porta-vozes dos banqueiros que lotam as redações dos jornais e telejornais, garantem que a inflação está fora do controle e “pode” levar a economia ao caos. Este terrorismo fez com que o acovardado Banco Central elevasse a Selic em 2,75 pontos percentuais no ano passado. A medida amarga não retraiu os preços conforme a falsa promessa, mas teve péssimo efeito sobre o crescimento da economia em 2013. Mesmo assim, os rentistas exigem mais juros. Na prática, eles querem retrair o consumo, rebaixar os salários e elevar a taxa de desemprego.

Na visão do capital, este cenário ideal é que garantiria a tão cobiçada “competitividade” da economia. “Baixa de custos salariais e provavelmente outros ganhos de eficiência tornaram boa parte do mundo mais ‘competitivo’ em relação ao Brasil, que fica cada vez mais caro”, argumenta, no maior cinismo, o colunista Vinicius Torres Freire, da Folha. Até parece que os EUA, a Europa e o Japão vivem num paraíso. Para ele, o “consumo demasiado e o desemprego baixo” ajudam a explicar a persistência da inflação no país, mesmo reconhecendo que a tese de que a inflação saiu do controle “é óbvio exagero tolo ou desconversa”.

*****

Leia também:

- Gráfico da Globo falseia a inflação

- Será a vez da tangerina?

- O debate político sobre a inflação

- A oposição e suas mentiras econômicas

- Inflação na meta e os tomates na Globo

2 comentários:

Anônimo disse...

E o Governo dá as mãos dedos e anéis aos banqueiros, país sangrando há decadas.

edu marcondes disse...

Miro
Que os “analistas do mercado” são porta-vozes dos setores rentistas e bancos é uma bola na caçapa. Mas meus alunos questionam: "quem são os rentistas?" É muito vago. Me dê uma luz
Abço