domingo, 12 de janeiro de 2014

A batalha da Copa do Mundo

Por Mauro Santayana, em seu blog:

O governo federal informou, nesta semana, que cerca de 10.000 soldados e policiais deverão ser treinados em técnicas de segurança e contenção de distúrbios para a proteção de torcedores, turistas e instalações de infraestrutura durante a Copa.

A repressão, no entanto, como já se viu antes, não pode nem consegue resolver tudo. Tão importante quanto se preparar para o pior, seria que o Governo Federal, os estaduais, e municipais, das cidades-sede, começassem, desde já, a mapear e a negociar com os movimentos que pretendem se manifestar durante o evento.

Tal medida – talvez no molde de audiências e convocatórias públicas – poderia ajudar a preservar o direito à livre manifestação, garantindo, ao mesmo tempo, um nível mínimo de organização para os protestos.
Dessa forma, seria possível evitar, ou diminuir, a sua “contaminação” por sabotadores de diferentes tipos, que se infiltram na multidão para promover o caos.
Basta acompanhar seu discurso e opiniões na internet, para saber quem eles são. Estão mais interessados em combater o regime democrático e incendiar o país, do que em lutar pela melhoria das condições de vida da população.
Iniciativas conjuntas como “Comitês Populares da Copa”, os coletivos “ninjas” de mídia alternativa, o próprio Movimento Passe Livre, podem monitorar e controlar as manifestações, identificando e combatendo os vândalos, infiltrados e sabotadores.
Muitos esquecem que, para o bem e para o mal, a Copa do Mundo não pertence nem ao PT, nem à oposição. Embora nem os que ficam em casa nem a maioria dos manifestantes tenham parado para pensar, ela pertence ao país como um todo.
O vandalismo, quando dirigido para a destruição do patrimônio público e privado - como estádios, lojas, aeroportos e caríssimos equipamentos de mobilidade urbana como as novas estações do BRT, construídas com recursos federais, estaduais, municipais - prejudica igualmente a todos os brasileiros, qualquer seja sua posição política.
Os sabotadores de extrema direita, abrigados nos vídeos do Youtube e nas páginas de apologia ao golpismo, da violência e da tortura nas redes sociais – que o Governo e o Judiciário parecem fazer questão de continuar a ignorar – não irão para as ruas a favor de certo partido ou candidato nas eleições deste ano.
Seu objetivo é destruir a democracia brasileira e fazer tudo o que estiver ao seu alcance, para promover e incentivar a quebra do Estado de Direito, aproveitando o palco gerado pela visibilidade do país em 2014.
Precisamos lembrar que a Copa passa e a Nação fica.
É, portanto, também contra os inimigos da democracia, que as instituições, os governos de situação e de oposição, e os movimentos sociais terão que se organizar e tomar posição, nos próximos meses.

Como se viu em 1964, e no Golpe do Chile, em 1973, apostar na piora das condições de governabilidade não pode beneficiar a ninguém.

5 comentários:

Ordem do Saber disse...

Concordo plenamente.

Essa Copa do Mundo promete... acho que mais fora dos Estádios do que pelo futebol.
Infelizmente, acho que o futebol vai ficar em segundo plano, o que pode ser bom (espero) ou péssimo, dependendo do que vai acontecer.

Um bom domingo.

Ordem do Saber disse...

Concordo plenamente.

Essa Copa do Mundo promete... acho que mais fora dos Estádios do que pelo futebol.
Infelizmente, acho que o futebol vai ficar em segundo plano, o que pode ser bom (espero) ou péssimo, dependendo do que vai acontecer.

Um bom domingo.

Paulo Vagner Veloso disse...

Caro Miro, saudações.
Podemos ver pelo lado positivo: o povo está racional e menos emocional. Copa aqui ou na China tanto faz para quem acredita que o Brasil pode mais. Para os pobres brasileiros ficarão as despesas da Copa,os lucros a gente já sabe com quem ficará.
A propósito : o brasileiro "comum" sabe dizer o nome de mais de 3 jogadores da Seleção Estr... Brasileira ?

Saudações de um dos seus admiradores.

Anônimo disse...

Acho pouco 10 mil para tantas cida-
des-sede.Deveriam ser 10 mil para
cada uma delas.A turma que será derrotada 3 meses depois é da pesa-
da e todos nós sabemos disso.

Alberto disse...

Não entendi! Achei que toda a "Patria Tupiniquim" estava a favor desta Copa! Precisa de Batalhões, etc? Não entendi...