terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Cerco se fecha contra Lula. E agora?

Por Altamiro Borges

Reportagem do Estadão de hoje confirma, até para os mais ingênuos, que a direita midiática e partidária não vai recuar um milímetro na sua ofensiva para desconstruir a imagem de Lula – e para, logo na sequência, bombardear a presidenta Dilma. Ela teve como base um depoimento prestado por Marcos Valério, em 24 de setembro último, à Procuradoria-Geral da República, que “vazou” no jornal da famiglia Mesquita. Nela o publicitário afirma que pagou “despesas pessoais” do ex-presidente Lula e que sofreu “ameaças de morte”.

Ainda segundo o sinistro depoimento, prestado após o empresário ser condenado a 40 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal, Lula teria dado aval aos empréstimos que irrigaram o “mensalão” que comprou deputados da base aliada do seu governo. Marcos Valério fez as novas denúncias às procuradoras Raquel Branquinho e Cláudia Sampaio - esta última mulher de Roberto Gurgel, procurador-geral da República. Com isto, ele tentou ser incluído no programa de proteção a testemunhas para reduzir a sua pena.

Direita em plena ofensiva

O depoimento “vazado” deu novo fôlego à oposição midiática e partidária. Em plena ofensiva, ela atua em várias frentes. Explora ao máximo o midiático julgamento do “mensalão do PT”, que já estava nos seus estertores e agora ganha nova dinâmica, e ainda abusa das baixarias, inclusive moralistas, no caso Rosemary Noronha, ex-chefe do gabinete da Presidência da República em São Paulo. Tudo é calculado para fustigar a popularidade do ex-presidente Lula e, de quebra, para fragilizar o governo da sua sucessora.

Neste esforço, o que há de mais reacionário na política nativa se une. Logo após o factóide do Estadão, o PSDB anunciou que pedirá a imediata convocação de Marcos Valério para depor no Congresso Nacional. “Queremos ouvi-lo para que ele diga ao país o que disse ao procurador. O que se sabe são vazamentos. É oportuna a presença dele para confirmar o que saiu na imprensa”, justificou o exótico Álvaro Dias, líder tucano no Senado. Os demos, mais sujos do que pau de galinheiro, também pedem a convocação.

Aécio Neves bebeu novamente?

Já o cambaleante presidenciável do PSDB, Aécio Neves, disse que “o PT e o governo deveriam terminar este ano de luto”. Será que ele bebeu novamente? Será que ele já se esqueceu dos péssimos resultados das eleições municipais? Para o senador mineiro, as denúncias de Marcos Valério confirmam que “o nível das relações íntimas do governo federal nos tráficos de influência que lesaram o erário público... O mensalão está aí na sua fase final e já temos outras denúncias que justificam a investigação da Procuradoria-Geral”.

Outras lideranças políticas, de legitimidade próxima à nulidade, também ficaram excitadas com a denúncia do Estadão. Roberto Freire, o chefão do PPS, novamente tentou se colocar como o capacho da direita. Já o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), que andava meio na moita por puro oportunismo eleitoral, voltou a esbravejar que “o PT se transformou num verdadeiro carrasco da ética” e que o governo Dilma é “incompetente”. Alguns “viúvos do Demóstenes”, que se travestem de esquerda, também já se ouriçaram.

Reação tímida dos atingidos

Diante deste verdadeiro linchamento, amplificado pela mídia, a reação das vítimas desta nova ofensiva da direita ainda é muito tímida. Na França, onde participa de um seminário internacional, Lula disse apenas que o depoimento de Marcos Valério “é uma mentira e eu não posso acreditar em mentiras”. Já a presidenta Dilma Rousseff, também presente ao evento em Paris, lamentou “estas tentativas de desgastar a imagem de Lula. Repudio todas as tentativas de destituir Lula de sua imensa carga de respeito pelo povo brasileiro”.

O PT divulgou hoje à tarde uma nota, assinada pelo presidente da sigla, Ruy Falcão, em repúdio às acusações. “A direção nacional do PT lamenta o espaço dado pela imprensa para as supostas denúncias assacadas pelo empresário Marcos Valério contra o partido e contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Caso essas declarações efetivamente tenham sito feitas em uma tentativa de ‘delação premiada’, deveriam ser tratadas com a cautela que se exige nesse tipo de caso. Infelizmente, isso não aconteceu”.

Superar o pragmatismo e a conciliação

Ainda segundo a nota, “as supostas afirmações desse senhor ao Ministério Público Federal, vazadas de modo inexplicável por quem teria a responsabilidade legal de resguardá-las, refletem apenas uma tentativa desesperada de tentar diminuir a pena de prisão que Marcos Valério recebeu do STF. Trata-se de uma sucessão de mentiras envelhecidas, todas já claramente desmentidas. É lamentável que denúncias sem nenhuma base na realidade sejam tratadas com seriedade”.

Os pronunciamentos e notas, porém, não são suficientes para conter a fúria da direita midiática e partidária. A conjuntura política fica cada vez mais delicada, com forte tendência à radicalização. Os demotucanos, sempre pautados pela mídia, já decidiram “endurecer” e precipitar a sucessão presidencial de 2014. As forças de esquerda, especialmente o PT, precisam reavaliar o cenário. Não podem ficar acuadas em função das visões pragmáticas e conciliadoras. O momento exige partir para a ofensiva. Antes que seja tarde!

13 comentários:

RLocatelli Digital disse...

Cachoeira foi solto novamente pelo tal Tourinho. E deu uma declaração, imediatamente reproduzida pelo PIG: "Eu sou o garganta profunda do PT".
O golpe está avançando a passos cada vez mais rápidos.

Ernani Zamberlan disse...

Quem não reage cai, pois o PIG está batendo forte todos os dias, um dia, se os petistas não reagirem cairão. Está mais do que na hora de reagir, exigir provas, ir pra defesa, falar, gritar, espernear, protestar contra este golpe que foi planejado no Instituto Millinium. Os políticos da oposição que gritam são sempre os mesmos, e falam as mesmas coisas, que são ecoadas pelo PIG, é tudo planejado, combinado. Às vezes a manchete de um jornal é igual à de outro, coincidência? Que nada, é tudo combinado. E o PT fica calado, a Dilma continua financiando estes caras com verba de publicidade parece masoquismo, apanham e ainda pagam por isso.

Ignez disse...

Diante da transparente intenção de promover um golpe, é fundamental que protestemos! Essa dirieta cínica não perdoa que o Presidente Lula tenha eleito mais um "poste". Chamam essa indignação de atentado contra a "liberdade de expressão". Pelo amor de Deus! Lula reforçou o papel da PF, do MP, do STF e...eles se encheram de golpistas?! Já não se trata de esperar a Regulação da Mídia. Não se tem tempo! É hora do povo se manifestar frente a esse crime contra a democracia, contra o povo!

Anônimo disse...

Orra meu, e se for verdade!!!!!!

Anônimo disse...


… O PRÓXIMO CAPÍTULO DO GOLPE RASTAQUERA!…

… *”o supremoTF” deverá – em breve – anunciar à nação que a **AÇÃO PENAL 536 deverá ser julgada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (sic) sob os auspícios do neto do “dotô” Tancredo!…
*”supremoTF”: aspas monstruosas e letras submicroscópicas!
**A Ação Penal 536 trata do mensalão mineiro [o mensalão tucanoDEMoníaco, revisor!], o nascedouro do ‘Valerioduto’!… Segundo o José (S)erra, “‘o mensalão’ do PT seria uma cópia mal feita do mensalão protagonizado pelo Eduardo AZARedo &$ nefasta e famigerada Cia, Cemig, Copal, Bemge…”

NOTA FÚNEBRE: é deveras revelador ‘o domínio do fato’ no qual uma parte da imprensa e um presidente do “supremoTF” [Joaquim Barbosa] dão mais valor a uma declaração de um escroque em polvorosa do que à reputação de um ex-presidente da República respeitado e louvado pela maioria da população – e reconhecido e admirado internacionalmente!…

EM TEMPO: o golpe é multifacetado e segue o rito do gradualismo!… Estamos na iminência de permitirmos tornarmo-nos uma ‘Brazinduras’ e/ou um ‘Brazilguai’!…

AS RUAS, BECOS, GUETOS, AVENIDAS… CANSARAM DE ESPERAR, ANSIOSOS, POR VOZES!…


RESCALDO: estamos (quase-)perdidos!...

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

‘O DOMÍNIO DO FATO’!

… O conluio PIG/STF ‘se fuxeu’!… O PIG percebendo o STF [mais uma vez] DESMORALIZADO, “mata no peito” as ["mais do que oportunas"!] declarações do Marcos Valério! Declarações talvez não declaradas (sic), no entanto, indubitavelmente, “vazadas” pelo prevaricador casal Gurgel!… O STF, na pessoa do inclemente Joaquim Barbosa reverbera o PIG! Do contrário, seria fritado em poucas horas, transformando-se no Pinguin ou, quiçá, Coringa do carnaval da nação, que sangra!…
… A missão do conluio PIG/STF vai além do trivial golpismo: destruir ‘de morte matada’ o mito Luiz Inácio Lula da Silva [do Brasil!]!…

… É O ÓDIO DE CLASSE, ESTÚPIDO!
AS RUAS, BECOS, GUETOS, AVENIDAS… CANSARAM DE ESPERAR, ANSIOSOS, POR VOZES!…

RESCALDO: estamos (quase-)perdidos!…

… República Destes Bananas da [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista, aloprada, alienada, histriônica, impunemente terrorista, MENTEcapta, néscia, golpista de meia-tigela, antinacionalista, corrupta… ‘O cheiro dos cavalos ao do povo!’ (“elite estúpida que despreza as próprias ignorâncias”, lembrando o enunciado lapidar do eminente escritor uruguaio Eduardo Galeano)

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...


O cerco contra Lula se fecha. E agora?
Por Altamiro Borges

Texto repercutido em http://www.viomundo.com.br/politica/altamiro-borges-cerco-se-fecha-contra-lula-e-agora.html

###########################

‘O DOMÍNIO DO FATO’!

… Sim, queremos novidades: quando o [nefasto, espúrio e famigerado] conluio PIG/STF irá chamar às falas a presidente Dilma Rousseff?!… Objetivamente: o ‘script’ golpista traçou para qual momento o envolvimento da presidente Dilma Rousseff no mensalão do PT?!… E mais, quando o “ilibado” Álvaro [Em] Dias [Com a Corrupção] &$ “o não menos ilibado” Aécio ‘Never’ irão protocolar o recolhimento de assinaturas dos parlamentares para a instalação imediata [e solene!] da ‘CPMI da Dilma’?!…
… Cumprindo pena em regime aberto (sic), o condenado (idem sic) Carlinhos Cachoeira será um assíduo ‘telespectador assinante’ das sessões do Congresso Nacional!…

É ou não é uma República de Bananas?!…

Viva o ‘Brazil’!…

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...


… Enquanto a *patacoada corre solta, ‘a bola da vez’ [o mensalão tucanoDEMoníaco, o nascedouro do 'Valerioduto', Ação Penal 536] cada vez mais “encaçapada nos ‘domínios das faltas’ (sic) do PIGolpista/terrorista/antinacionalista”!…
“O dia em que uma decisão da Suprema Corte não for observada, nós estaremos muito mal” Marco Aurélio Mello, declaração proferida em desagravo à afirmação do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, de que “pode não acatar decisão do Supremo, caso os ministros decidam pela cassação do mandato dos três deputados condenados pelo mensalão.”

“E VOCÊ ESTÁ VENDO TAMBÉM!”: o DEMotucano Álvaro [Em] Dias [Com a Corrupção], “matando no peito a la Luiz Fux”, quer porque quer a bocarra aberta do Marcos Valério numa sessão televisionada ao vivo e a cores diretamente do picadeiro do ‘Circus Brazilias’, melhor, do picadeiro do Congresso Nacional!… Tomara que o DEMotucano Álvaro [Em] Dias [Com a Corrupção] não tenha combinado ‘o tiro nas penas e nos bicos’ com o Eduardo AZARedo, e o nascedouro do ‘Valerioduto’!…
Que cara-de-pau da desgraça! Ô estropício!…Porém, para quem é ‘peixe’ do PIG…

… República Destes Bananas da [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista, aloprada, alienada, histriônica, impunemente terrorista, MENTEcapta, néscia, golpista de meia-tigela, antinacionalista, corrupta… ‘O cheiro dos cavalos ao do povo!’ (“elite estúpida que despreza as próprias ignorâncias”, lembrando o enunciado lapidar do eminente escritor uruguaio Eduardo Galeano)

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...


… Nunca é demais relembrar: ‘a DIREITONA [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL – mais uma vez – está apostando todas as fichas(!) nas últimas consequências!’

“… O momento exige partir para ofensiva. Antes que seja tarde!” Leandro Fortes

O matuto ‘bananiense’: AS RUAS, BECOS, GUETOS, AVENIDAS… CANSARAM DE ESPERAR, ANSIOSOS, POR VOZES!…

EM TEMPO I: o golpe é multifacetado e segue o rito do gradualismo!… Estamos na iminência de permitirmos tornarmo-nos uma ‘Brazinduras’ e/ou um ‘Brazilguai’!…

EM TEMPO II: se não fosse a internet e os blogueiros sujos, a DIREITONA já teria retomado o poder há muitos carnavais!…

RESCALDO: estamos (quase-)perdidos!..

República de ‘Nois’ Bananas

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

H.Pires disse...

Reação tímida dos atingidos? REAÇÃO ALGUMA. Essa é a verdade. QUANTOS, DENTRO DO PRÓPRIO PT, NÃO ESTÃO COMEMORANDO ESSE ATAQUE TODO DA DIREITA? Por incompetencia. Por acomodados que são. Por amarem a globo. POR INVEJA DE LULA. Para esses, tanto faz se LULA FOR PRESO. Se DILMA for encarcerada e se o próprio PT IMPLODIR. Tanto faz. No "palco de guerra" e sob pressão violenta(quanto mais violento melhor) dos ataques inimigos, é que se mostram OS HEROIS E OS COVARDES. Se mostram os Comandantes destemidos, determinados e estrategistas natos que, digamos, "levam" as medalhas e o reconhecimento de seus comandados(esse é o melhor) e da população. Assim e voltando: Reação timida? Não tem reação alguma. CADÊ suplicy? Cadê Angela Portela, Ana Rita? Cadê o Delcidio Amaral? Cadê Paulo Paim? CADÊ LINDENBERGH FARIAS( o "outrora")? CADÊ 90% DOS DEPUTADOS DO PT? SEUS COVARDES, SUBSERVIENTES. VOCES NÃO VALEM NADA! Dona Maria do Rosário, CADÊ A SENHORA? O que fazem com LULA E O PRÓPRIO PT, NÃO É QUESTÃO DE DIREITOS HUMANOS?

Alberto disse...

Se teve roubo de dinheiro público Lula também precisa ser punido e ponto final. Tudo agora é culpa da mídia, da imprensa, da direita? Dilma vai "pagar o pato" desta lama se nada for feito.

Anônimo disse...

Já o cambaleante presidenciável do PSDB, Aécio Neves, disse que “o PT e o governo deveriam terminar este ano de luto”.

Pois, ele pode ter querido dizer que esse luto se refere a alguem morto. Quem o PSDB quer matar? Lula? Dilma? Jose Dirceu?

Anônimo disse...



Saudades de Leonel Brizola.

http://migre.me/cprJd