quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Regulação da mídia: A hora é essa!

Por Marco Aurélio Mello, no blog DoLaDoDeLá:

Privilegiado, tomei café esta tarde com o Azenha (Vi o Mundo) e o Rodrigo (Escrevinhador), e chegamos à conclusão de que desta vez o PIG - Partido da Imprensa Golpista - atravessou a linha divisória entre a crítica jornalistica e a ação golpista escancarada.

O confronto está em campo aberto e, apesar da perspectiva do planalto de que, passada a disputa eleitoral o clima voltará a ficar ameno e seco, concluímos que é um caminho sem volta: Globo, Abril e Folha (os outros não contam, porque são pequenos e não agem tão ostensivamente) não podem mais recuar.

Agora, para eles é o tudo ou nada! Com perda crescente de influência política, vão abusar do poder econômico, da mentira e da dissimulação para falsear a realidade. Não por acaso começa a aumentar na sociedade o volume dos que clamam pelo cumprimento da regulamentação existente e pedem um novo marco regulatório que possa - a exemplo da Argentina - pulverizar a produção de conteúdo e desconcentrar os meios hoje nas mãos de poucos.

Esta tendência tem crescido entre os partidos da base governista. No entanto, as resistências são enormes dentro do próprio Partido dos Trabalhadores. Há uma turma - alguns com poder de decisão - que acha que pode levar a imprensa em banho maria. Discordo. Não haverá trégua. A questão não é mais financeira, é ideológica! O Governo não sairá das cordas até 2014, inclui-se aí o ex-presidente Lula, a atual presidente, Dilma, e todos que direta ou indiretamente tem peso político.

Mas este debate tem que ir a campo. É necessária uma campanha oficial de conscientização pública sobre os direitos e deveres da mídia. É necessário explicar como funcionam os incentivos, as renúncias fiscais e a distribuição do bolo publicitário oficial. As pessoas querem entender melhor e opinar. Nem que seja por meio de um projeto de consulta popular. Precisamos avançar na questão das comunicações urgentemente. A hora é essa!

8 comentários:

Wagner Ortiz disse...

Regulação está na constituição de 88. É só pegar o projeto do Fralnklin e dar andamento.

josé medrano disse...

a impressão que passa a nós militantes e simpatizantes do PT, é que adiando essa discussão, o partido passa a impressão de "rabo preso"...isso é muito ruim.

Anônimo disse...

Meu título de eleitora está às ordens nessa campanha.Maria Rita.
Apareço aqui como anônima por ignorância digital.

Anônimo disse...

Altamiro, quem são os políticos do PT que são resistentes à regulamentação da mídia? Precisamos saber os nomes para que possamos pressioná-los. E até mesmo dizer que se não apoiarem não terão mais os votos do povo. Diz aí Altamiro quem são estes políticos.

Anônimo disse...

Querem que eu seja franco: A hora já passou. Agora só resta uma "GUERRA" pesada e mais frontal, pois não há alternativas.Por ter passado da hora, só resta mesmo o embate.O resultado é imprvisível, porém é o único caminho a seguir.Se correr o bicho pega se ficar e enfrentar, pode ser que se coma o bicho.Mas, para isso tem que modificar a "pauta" da imprensa empresarial, com notícias e mais noticia produzidas pelo governo e pelos partidos que governo.Difícil é contar com o Michel Temer,etc!

Anônimo disse...

... Concordo com vocês, egrégios, lúcidos e intrépidos jornalistas: o PIGolpista/terrorista 'está apostando tudo nas últimas consequências': portanto, não haverá limites para toda sorte(?!) de inventivas, calúnias, baixarias, safadezas abjetas, factóides... E seja o que o 'Diabo' quiser e/ou permitir!...

... O golpismo está sempre à espreita!...

AS RUAS, BECOS E AVENIDAS ESPERAM - E CLAMAM -, ANSIOSAS, POR VOZES! OU NÃO?!...

NOTA: este governo hesita temendo mais o quê?!... Ou este governo não enxerga que são mais do que retaliações e represálias, os confrontos diuturnos exemplificados pela "torcida contra", "o mas, porém, entretanto, todavia,..." imediatamente após o anúncio de alguma ação positiva do governo, as acusações e impropérios aplicados abaixo da linha da cintura contra as instituições e os membros dos governo Lula e Dima Rousseff?!...

LEI DOS MEIOS JÁ passou da hora!...

Hasta la Victoria Siempre!

República de 'Nois' Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

[‘a veja’ ENQUADRADA EM SEU DEVIDO LUGAR! ENTENDA]

Deputado Rogério Correia sai em defesa de Lula e contra a revista Veja
em http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=6diqaKE2Rp4


BRASIL NAÇÃO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

jonios disse...

Fico pesaroso em constatar que, enquanto o senhor Paulo Bernardo for ministro das Comunicações, não veremos prosperar a implantação de novo marco regulatório das comunicações sociais em nosso país.