quinta-feira, 29 de março de 2018

Quem puxou gatilho contra Lula foi Bolsonaro

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

O Ministério Público acolheu representação do Coletivo de Advogados pela Democracia (CAAD) contra dez suspeitos do atentado a bala contra o ex-presidente Lula. Foi fácil identificar os suspeitos através de grupos de whats app nos quais foi tramado o ataque ao ex-presidente. Todos os suspeitos são de grupos que apoiam Jair Bolsonaro.

Matéria da revista Brasil de Fato revelou uma coleção impressionante de prints de conversas dos criminosos em grupos de Whats App nos quais combinaram os ataques ao ex-presidente Lula e à sua comitiva.






O documento, representado pelo Coletivo de Advogados pela Democracia (CAAD), traz as denúncias enviadas anonimamente por cidadãos.

O coletivo recebeu mais de cem emails com denúncias. Parte delas trazem prints de conversas no Whatsapp dos grupos “Caravana Contra Lula 26/03” e “Foz contra Lula 26/03”, nos quais integrantes afirmam intenção de trocar os ovos e pedras, que vinham sido atirados contra a Caravana, por tiros de munição letal.





“Gente, vamos trocar os ovos por bala de borracha e munição letal, que vai ser bem mais eficaz”, diz um dos integrantes do grupo Caravana Contra Lula 26/03, em uma mensagem enviada às 9h50 da segunda-feira (26). “Gosto da ideia, seria o primeiro a atirar, mas aí nós seríamos os vilões”, responde outro integrante.

Horas depois, às 23h38, um outro integrante enviou a seguinte mensagem: Tem que meter bala, aproveita que tá de noite, mirar nos pneus, motor e Bala”. Paralelamente, no grupo “Foz contra Lula 26/03”, às 10h53 da mesma segunda-feira, um integrante do grupo mandou a mensagem “Onde arruma esses miguelitos?”. Um segundo integrante respondeu: “Não vamos dar chance nem deles descerem do ônibus”.




Miguelitos são uma espécie de cruz feita com pregos e foram colocados na extrada para furar os pneus dos ônibus.




Confrontado com as provas, o procurador de Justiça do Paraná Olympio de Sá Sotto Maior Neto disse que o que essas pessoas fizeram foi “tentativa de homicídio”.



Esses grupos são ligados ao candidato a presidente Jair Bolsonaro, conforme reportagem do Diário do Centro do Mundo recém-publicada.



Aliás, reportagem da Globo mostra que Bolsonaro foi o único pré-candidato a presidente que, a exemplo do que fez no caso da vereadora Marielle Franco – executada no Rio por grupos de extrema-direita iguais ao que tentou matar o ex-presidente Lula –, nem sequer se pronunciou contra o atentado.

Isso foi longe demais. A retórica do pré-candidato Jair Bolsonaro criou essa horda de animais e ele vem incentivando o confronto nas redes sociais. Se não estiver ligado diretamente aos crimes, no mínimo é culpado por insuflar os energúmenos que o seguem a agirem dessa forma criminosa. Seguramente há seguidores dele envolvidos no assassinato de Marielle Franco.

Onde está a Justiça Eleitoral ou a Justiça Federal ou qualquer uma dessas autoridades que não sabem fazer outra coisa na vida a não ser perseguir Lula e o PT?

Essa crise política só faz se agravar e os dementes do Judiciário, do Ministério Público e da Mídia ainda querem prender Lula. Isso está repercutindo no mundo inteiro. A imagem do Brasil já era.

Com uma crise desse porte, com o país às portas de uma guerra civil, ninguém investe – nem investidor nacional, nem estrangeiro – e a economia vai parando. Quem vai colocar dinheiro em um país que parece filme de western? Este país vai explodir. Os fascistas só vão entender quando forem atingidos pelo que estão criando. E não vai demorar.

Confira a reportagem em vídeo [aqui].

0 comentários: