quinta-feira, 29 de março de 2018

Contra a escalada fascista, pela democracia

Foto: Mídia Ninja
Do Blog do Renato:

O Partido Comunista do Brasil repudia os atos de violência contra a caravana do ex-presidente Lula no sul do país ocorridos desde o seu início. Nesta terça-feira (27), no interior no Paraná, assumiu a feição de atentado político, “de emboscada”, quando dois ônibus que transportavam jornalistas e convidados foram atingidos por balas.

É inadmissível a leniência e a omissão dos governos estaduais e também do governo federal em garantir a segurança do ex-presidente e de sua comitiva, da qual também chegou a fazer parte a ex-presidenta Dilma Rousseff. As bárbaras agressões físicas e até ​com ​armas de fogo tentam impedir o direito constitucional de ir e vir de dois ex-presidentes da República.

Forças políticas de caráter fascista​ – que vieram à tona no curso do golpe de agosto de 2016​ –, querem calar e até eliminar fisicamente quem pensa diferente e, se não forem devidamente contidas e punidas como determina a Constituição Federal​,​ tentarão criar um clima de violência e polarização no processo eleitoral que apenas se inicia.

Engana-se quem julga que se trata somente de um ataque ao Partido dos Trabalhadores e ao seu maior líder. Os tiros ​à​ caravana alvejam a democracia e ao que resta do Estado Democrático de Direito.

Conclamamos pronto rechaço de todas as forças democráticas e progressistas contra tais violências de conteúdo político.

Exigimos do​s​ governo​s​ ​federal e estadual uma rigorosa e rápida apuração dos fatos ocorridos, com a punição ​dos responsáveis, ​na forma da lei.

Estaremos hoje em Curitiba repudiando a escalada fascista​ e defendendo a democracia e o Estado Democrático de Direito.

* Por Luciana Santos, Deputada Federal, Presidenta Nacional do PCdoB, e Manuela D´Ávila, Deputada Estadual​ no Rio Grande do Sul​, pré-candidata à Presidência da República pelo PCdoB.

0 comentários: