segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Turma de um dígito disputa espólio de Temer

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

O principal fato político da última semana foi a disputa aberta deflagrada entre os quatro pré-candidatos do chamado “centro” – não seria melhor chamar logo de “centrão”? – pelo apoio do governo Temer nas eleições.

Quem lê o noticiário deve imaginar que o presidente vai ser o grande eleitor em 2018, dono de um caminhão de votos, pelo bem que está fazendo ao país, como não se cansa de mostrar a milionária propaganda oficial.

Dá para acreditar? Em que país vivem Meirelles, Maia, Alckmin e Doria?

Do alto dos seus 1% nas pesquisas, Meirelles e Maia se estranharam e trocaram cotoveladas para serem os candidatos do governo.

O tucano Geraldo Alckmin faz o possível para tomar o lugar de João Doria, ambos empacados em índices de um dígito, como candidato preferencial de Temer.

Seria bom que todos eles lessem a pesquisa do Ibope publicada neste domingo no blog de Lauro Jardim.

Nada menos do que 90% dos entrevistados pelo instituto entre os dias 9 e 17 de dezembro em dez capitais responderam que não votariam de jeito nenhum num candidato apoiado por Michel Temer. Apenas 5% poderiam votar.

Para entender esta rejeição a Temer basta olhar outro dado da pesquisa: entre 42 e 44% dos entrevistados consideram o atual governo mais corrupto do que seus antecessores e somente 8% acham que a roubalheira agora é menor.

A pouco mais de nove meses das eleições, não conseguindo apoio engajado nem dentro dos seus próprios partidos, os pré-candidatos governistas vão acabar disputando não o título mas o rebaixamento para a segunda divisão.

Para mudar este cenário surrealista, só se mudarem o regime de governo no tapetão ou tirarem da disputa os dois outros candidatos que lideram a disputa, Lula e Bolsonaro.

Numa semana em que se falou tanto em fake news, temos agora também os fake candidatos governistas.

Vida que segue.

0 comentários: