quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Lava-Jato dá prejuízo de R$ 8 bi na Petrobras

Por Tadeu Porto, no blog Cafezinho:

A história narrará, decerto, que Lava-Jato foi um dos maiores crimes lesa-pátria que esse país já teve.

É um pouco óbvio para quem vê de perto: em nome do retórico combate à corrupção, várias empresas nacionais não só foram quebradas, como também tiveram suas imagens destruídas.

E, claro, não parece muito inteligente expandir a má imagem de um ou outro gestor para toda a empresa, afinal, todos os trabalhadores e trabalhadoras que compõem o capital produtivo dessas acabam sendo penalizados como se fossem corruptos.

Qualquer órgão de Estado que se preze, e que realmente entende a sua função nacional (pra não dizer republicana), sabe que, dentro do leque de possibilidades, deve encontrar aquele que menos prejudique o país.

É o que ocorreu, por exemplo, com a Samsung na Coreia ou com a Volks na Alemanha, empresas cujo alto escalão foi envolvido em escândalos concretos mas que continuaram seu funcionamento sem prejudicar os empregos que geram.

O mais escandaloso é que o próprio Brasil tem um exemplo concreto onde a empresa foi preservada a despeito dos crimes que cometeu: é o caso da holandesa SBM, também acusada de superfaturar obras da Petrobrás, que assinou um acordo de leniência e hoje domina a produção do nosso Pré-Sal.

Dentro desse contexto, de favorecimento claro de multinacionais estrangeiras em detrimento das nacionais, a Pedro Parente – um dos favoritos de FHC para se candidatar a presidência – deu um prejuízo à nossa petroleira maior ainda que a corrupção apurada (e inflada) pela empresa em seu famoso balanço de 2015, como bem denunciou a FUP.

E, com mais esse crime lesa pátria, a Lava Jato conseguiu a façanha de, em pouquíssimo espaço de tempo, se tornar um grande fiasco: destruindo empregos da classe pobre enquanto os criminosos – que efetivamente roubaram alguma coisa – gozam de suas mansões e tirando a riqueza do Brasil e levando diretamente para o império americano.

E, mais uma vez, o povo brasileiro paga o pato.

* Tadeu Porto é editor do Cafezinho e, também, diretor da Federação Única dos Petroleiros e do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense.

1 comentários:

Darcy Brasil Rodrigues da Silva disse...

Todos os brasileiros, pelo menos os patriotas, não deveriam ter nenhuma dúvida de que o PSDB é literalmente um PARTIDO DE TRAIDORES DA PÁTRIA (pelo menos, a nível de sua cúpula dirigente,deixando-se uma margem de dúvidas para indivíduos bem-intencionados que possam eventualmente ter ingressado nesse partido atraído pelo encanto da sigla SD, deixando-se iludir pela forma, pela denominação falaciosa, sem atentar para o conteúdo das políticas sociais e econômicas praticadas por essa agremiação, que deveria ser nomeada, de forma mais significativa e autêntica, PARTIDO DA PLUTOCRACIA FINANCEIRA, sem referência à qualquer tipo de "brasilidade", posto que isso não convém aos que trabalham incansável e servilmente a serviço de interesses antinacionais). E,uma vez de posse dessa verdade incontestável, ou seja, da certeza de que se trata de repugnante organização de vendedores da pátria, deveriam se perguntar se existem traidores da pátria que o sejam gratuitamente,agindo como tais, sem qualquer tipo de vantagem financeira. Como, acredito que - todos hão de concordar comigo - ninguém autoriza a transferência criminosa de R$ 10 bilhões para Fundos Abutres sem receber corretagem de TRAIDOR DA PÁTRIA, perguntamos - sem ser o primeiro a perguntar, posto que estamos atrasados em relação ao Senador Roberto Requião: o que estaria fazendo agora o Ministério Público para conhecer o valor desta comissão referente a essa corretagem, localizando ainda as contas (ou as malas, ou os apartamentos ou, até mesmo, milhões de cuecas) em que porventura foi ou será depositada?

DARCY BRASIL RODRIGUES DA SILVA