domingo, 29 de outubro de 2017

Barroso e o impeachment de Gilmar Mendes

Por Jeferson Miola

- “Vossa Excelência vai mudando a jurisprudência de acordo com o réu. Isso não é Estado de Direito, é Estado de Compadrio. Juiz não pode ter correligionário”, disse Luis Roberto Barroso ao colega tucano Gilmar Mendes na sessão do STF de 26/10/2017.

- “Não transfira para mim esta parceria que Vossa Excelência tem com a leniência em relação à criminalidade do colarinho branco”, respondeu Barroso ao tucano que usa a toga para proteger Aécio Neves, Michel Temer, Jacob Barata Filho, Eike Batista, Daniel Dantas, Demóstenes Torres, Roger Abdelmassih e muitos outros criminosos comuns ou de colarinho branco.

O obscuro controle sobre a mídia no Brasil

Por Patrícia Cornils, no site Outras Palavras:

Quem são os donos das tevês, das rádios, dos jornais e dos sites pelos quais nos informamos? Quem, em última instância, controla uma fatia importante das notícias que chegam até os brasileiros e brasileiras? Para responder a esta pergunta, a Repórteres Sem Fronteiras realiza, desde 2015, um projeto chamado Media Ownership Monitor (MOM), ou Monitoramento da Propriedade da Mídia. A partir de dados de audiência, a pesquisa mapeia quais são os principais veículos impressos, online, rádios e tevês do país. Busca as empresas que os controlam. E quem são os donos dessas empresas, que outros negócios possuem, que relações políticas têm. No Brasil, a pesquisa foi feita pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.

Os novos mártires do trabalho no Japão

Yukimi Takahashi sentada ao lado da foto de sua filha, Matsuri Takahashi
Por Gonzalo Robledo, no site da Fundação Maurício Grabois:

A agência de publicidade japonesa Dentsu, quinta do mundo em receita, foi sancionada na sexta-feira com uma multa de 13.700 reais pelo suicídio de Matsuri Takahashi, uma jovem funcionária que entrou em depressão como resultado do karoshi, excesso de trabalho, um fenômeno originado a meados do século passado naquele país.

Nos tuites deixados depois de seu suicídio, Takahashi, de 24 anos, mostra a pesada carga de trabalho do mês anterior à sua morte, ocorrida quando saltou do quarto de sua empresa em 25 de dezembro de 2015.

O medo do juiz Marcelo Bretas

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

“A raiva é filha do medo e mãe da covardia”, Chico Buarque, citado por Luís Roberto Barroso

A cultura popular brasileira consagrou alguns termos para descrever a maldade, entendida como o ato de praticar maldades.

Categoria 1 - Há os fundamentalistas, para quem o castigo é uma forma de purgação dos pecados.

Categoria 2 - Há os justiceiros, que se escondem atrás de um álibi legal para perpetrar as piores maldades.

Refis do golpe: Temer alivia para os ricaços

Por Cládio Puty, no site da Fundação Perseu Abramo:

Foi publicada em 25 de outubro, a sanção presidencial da Medida Provisória (MP) 783/17, aprovada pelo Senado Federal no último dia 5 de outubro, que institui o Programa Especial de Regularização Tributária. Na prática um novo Refis, mais um programa de parcelamento de dívidas, abatimento de juros e multas para pessoas físicas e jurídicas inadimplentes com os fisco federal. A medida foi aprovada após duas prorrogações (a partir da edição das MPs 798 e 804) e a inclusão pelo relator – deputado Newton Cardoso (PMDB/MG) - de um festival de benesses absurdas a grandes devedores, apenas parcialmente corrigidas no texto final aprovado.

Ibope: Lula ganha em todos os cenários

Da revista Fórum:

O Ibope divulgou uma nova pesquisa presidencial. O levantamento ratifica que se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria novamente eleito presidente da República. Em qualquer cenário apresentado ao eleitor, Lula fica com o mínimo de 35% e o máximo de 36% das intenções de voto. Jair Bolsonaro (PSC-RJ) aparece em segundo, com 15%, enquanto Marina Silva (Rede), em terceiro, com 11%.

A bancada da bíblia serve ao demônio?

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Atenção você aí que paga seu dízimo em dia, mesmo que esse dinheirinho lhe custe muito suor e faça falta no orçamento familiar. Você que vota nos candidatos apoiados por sua igreja evangélica neopetencostal, por acaso sabe como seu deputado tem atuado em Brasília?

Já passou-lhe pela cabeça a importância de tomar conhecimento da posição do seu representante sobre assuntos que têm tudo a ver com sua vida e de seus familiares?

Provavelmente, não. Seja porque os pastores escondem a realidade de seus rebanhos ou porque você não é lá muito interessado em política, deve passar batido o que o integrante da chamada bancada da bíblia faz ou deixa de fazer com o mandato confiado por você.

Servidores protestam contra Doria e Alckmin

Do site Vermelho:

Trabalhadores no serviço público municipal e estadual de São Paulo tiveram um dia de mobilizações nesta sexta-feira (27). Na Praça da República, rechaçaram o projeto de lei de autoria do governo Geraldo Alckmin (PSDB), que congela investimentos em áreas estratégicas por dois anos. Já na Praça do Patriarca, reivindicaram o fim da tramitação da reforma da Previdência, capitaneada pelo presidente Michel Temer (PMDB). Todos se encontraram no final da tarde na Avenida Paulista.

Corrupção mesmo é a privataria do pré-sal

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

A gente vê a Lava Jato acusando falsamente o Lula, por exemplo, por conta de um sítio de 800 mil reais ou um apartamento de 500 mil, ou acusando outros políticos e agentes públicos que, de fato, cometeram desvios de valores mais ou menos como esses atribuídos a Lula ou mesmo maiores e, de repente, a corrupção de verdade se descortina nesse recente leilão do pré-sal.

Os jornais deste sábado trazem notícias que esbofeteiam cada cidadã e cada cidadão deste país. O recente leilão dos campos petrolíferos de Santos e de Campos, em questão de horas roubou do país, só no pagamento em dinheiro pelas petrolíferas estrangeiras, quase 10 bilhões de reais.

Temer confirma: O crime compensa

Por Maurício Dias, na revista CartaCapital:

Guarnecido por foro privilegiado, Michel Temer conseguiu escapar imediatamente do julgamento no Supremo Tribunal Federal e, após comprar votos de forma vergonhosa à luz do dia ou na calada da noite, safou-se na Câmara dos Deputados, temporariamente, de dois processos que coleciona por organização criminosa, obstrução da Justiça e corrupção passiva, segundo denúncia da Procuradoria-Geral da República.

Quem, diante disso, consegue afirmar que o crime não compensa?

Consórcio PMDB-PSDB entrega o pré-sal

Por Katia Guimarães, no blog Socialista Morena:

Artífice do golpe, o dedo podre do PSDB está em todas as medidas desastrosas promovidas pelo governo Temer. Você pode conferir: teto dos gastos públicos, fim da CLT, salvação de Aécio e Temer… Desta vez, foi a entrega do pré-sal para as multinacionais estrangeiras, comandada pelo ex-ministro do apagão de FHC, Pedro Parente, atual presidente da Petrobras. Considerada a jóia da coroa do petróleo, oito áreas do pré-sal foram vendidas a preço de banana – o barril saiu a 1,50 centavos. Como o barril contém 159 litros de petróleo, o valor de cada litro saiu por um centavo.

Temer agora é uma pinguela podre

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

“Temer escapou, ao custo indecente de R$ 33,9 bilhões, mas agora o país entra numa fase de interrogação oceânica. A travessia para a eleição do ano que vem será feita sobre uma pinguela que, se já era fraca, agora é podre. Fraco, desacreditado, desmoralizado, Temer não terá capacidade de conduzir qualquer agenda. Virou refém do Congresso e tudo terá que ser negociado com uma base ressentida”, diz o líder da minoria, deputado José Guimarães (PT-CE).