domingo, 16 de julho de 2017

Macri e a imprensa mercenária da Argentina

Por Altamiro Borges

Como confessou recentemente um chefão do jornal ‘Clarín’, a mídia da Argentina promoveu um brutal “jornalismo de guerra” contra os governos de Néstor Kirchner e, principalmente, de Cristina Kirchner. As manipulações diárias foram decisivas para levar à presidência do país o empresário corrupto Mauricio Macri, eleito numa disputa apertadíssima em dezembro de 2015. As razões deste “jornalismo de guerra” foram políticas e econômicas, já que a imprensa local – a exemplo da Rede Globo no Brasil – defende os interesses da cloaca empresarial. Mas também houve motivações mercenárias. Agora, convertida em mídia chapa-branca e dócil, os grupos privados de comunicação têm aumentado o seu faturamento e expandido os negócios.

Geddel vai novamente para a cadeia?

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

A semana passada só trouxe notícias boas para Michel Temer. Segundo o noticiário, o usurpador não escondeu seu alívio. Ela começou com a vitória da contrarreforma trabalhista no Senado, o que alegrou a cloaca empresarial que ainda dá sustentação à quadrilha que assaltou o poder. Na sequência, o justiceiro Sergio Moro, num jogo combinado, anunciou a condenação do ex-presidente Lula, cravando mais um prego no caixão da democracia nativa. E na quarta-feira (12), o ex-ministro Geddel Vieira, um dos mentores do golpe dos corruptos, deixou o presídio da Papuda por decisão do desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Com tantas notícias positivas, Michel Temer garantiu que “fico no governo até final de 2018”.

Bolsonaro e o filho de Míriam Leitão

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Circula na internet uma entrevista de Jair Bolsonaro com Matheus Leitão, filho de Míriam e do também jornalista Marcelo Netto.

Foi em 2015. Matheus colhia material para seu livro “Em Nome dos Pais”, sobre a trajetória de Míriam e Marcelo na clandestinidade em 1972 e 1973.

As imagens do encontro viralizaram. Pelo anti exemplo, Matheus dá uma aula de jornalismo. Completamente despreparado, não fez a lição de casa.

A conversa virou munição para os bolsonaristas, que a exploram loucamente nas redes sociais em dezenas de versões.

Bancários debatem o papel nefasto da mídia


“A luta de classe é acima de tudo uma luta de ideias. Quando se perde a batalha de ideias, acontece o que ocorre agora no Brasil, com a ascensão de discursos de ódio e intolerância”, defendeu o jornalista Altamiro Borges, logo no início da sua exposição na 19ª Conferência dos Bancários da Bahia e Sergipe, na tarde deste sábado, 15 de julho.

Para ele, a mídia foi a grande protagonista do golpe midiático- judicial-parlamentar que aconteceu no Brasil. É preciso fazer a população entender que não há neutralidade na mídia, que os grandes meios de comunicação defendem os interesses políticos e financeiros da elite. “Isso está mais evidente neste momento, quando a mídia defende um projeto de retirada de direitos e desmonte do país”.

É hora de lutar pelo Estado de Direito

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

A marcha do retrocesso vem sendo batida e ininterrupta mas sua força e alcance foram escancarados pelos três fatos cruciais desta semana: Lula foi condenado sem provas por Moro enquanto a tropa governista rejeitava a denúncia solar de corrupção contra Temer e o Senado rasgava a CLT aprovando a reforma trabalhista. Juntos, não deixam dúvidas sobre o esgarçamento do Estado de Direito e a fúria reacionária contra as conquistas sociais e civilizatórias. Ou as esquerdas e setores democráticos e progressistas se unem contra o triunfo da barbárie e do estado de exceção, ou mais tarde será muito tarde.

Minas Gerais tem traidores e não senadores

Por Rogério Correia, no blog Viomundo:

Não podemos deixar que caia no esquecimento a maior traição aos trabalhadores brasileiros.

Enquanto os grandes empresários, donos de bancos e os ricos em geral são poupados, os mais pobres vão pagando a conta da crise criada pelo golpe.

A contrarreforma trabalhista ameaça direitos como as férias, o 13°, horário de almoço, entre outros.

E tudo com o apoio cínico dos três senadores mineiros: #AécioFurnas, #AnastasiaOdebrecht e #PerrelaHelicóptero

'Reforma' trabalhista afetará os imigrantes

Por Adriane Secco, no site Justificando:

A reforma trabalhista (Projeto de Lei 6.787) que está prestes a ser definitivamente sancionada apresenta, algumas vezes de forma camuflada, elementos de retrocesso em direitos trabalhistas duramente conquistados ao longo da história.

Uma das grandes polêmicas envolvendo alterações na esfera trabalhista é a ampliação da terceirização (recente Lei 13.429/2017 sancionada por Michel Temer, no final de março). Nesse modelo – a grosso modo – o empregador envolve uma outra empresa de serviços que disponibiliza trabalhadores para realizarem atividades meio, e assim a empresa principal delega responsabilidades que seriam suas para essa empresa tomadora.

O trauma que assusta Moro tem nome

Sergio Moro, o intérprete do ódio

Por Maurício Dias, na revista CartaCapital:

Pela segunda vez, a oligarquia brasileira condena Lula. Inicialmente, o operário barbudo, engajado em lutas sindicais nos anos 1980, foi jogado numa cela por 31 dias. Hoje, após duas bem-sucedidas passagens pela Presidência da República, ele se vê de novo acossado pelo preconceito de classe, transformado em ódio na sentença de Sergio Moro.

Após a leitura da decisão monocrática do juiz, é compreensível ouvir o cidadão consciente repetir por mil vezes, ou mais, esta espécie de mantra: não há provas. Há deduções. A soma delas, no entanto, não resulta em verdade.

Como será a defesa de Lula na ruas

Por Renato Rovai, em seu blog:

Gilberto Carvalho sempre foi uma das pessoas mais próximas do ex-presidente Lula. Conversei com ele por aproximadamente 30 minutos na manhã de ontem sobre como será a estratégia dos movimentos que apoiam o ex-presidente depois do resultado do processo que condenou Lula a 9 anos e meio de detenção em primeira instância. Gilberto revelou que, além do ato da próxima quinta-feira, está sendo articulado em nível nacional uma série de eventos nas faculdades de Direito para o dia 11 de agosto, com o intuito de debater o processo de Lula. E também contou como serão as caravanas do ex-presidente pelo país e as articulações com a Igreja Católica, que ele entende estar muito mais atenta para o que está acontecendo. Leia a íntegra a seguir.


Lula e a continuação do golpe

Por Jandira Feghali, no site Vermelho:

Sem provas, rasgando o Código Penal e a Constituição Federal, o juiz de 1ª instância Sergio Moro condenou o ex-presidente Lula baseado nas ilações dos procuradores da Lava-Jato e numa delação arrancada por pressão de um condenado preso, além de convicções e uma apresentação de “powerpoint”. Rebaixou a justiça brasileira à perseguição política, algo tão repugnante quanto o cinismo que paira sobre a elite deste país.

O imóvel, situado no Guarujá, estava registrado em outro nome, com hipoteca, com sessão fiduciária e com lista de credores claramente apresentados. E, ainda assim, 73 testemunhas negaram a acusação do Ministério Público Federal durante todos esses meses de inquérito. Não foi o bastante para eles. Era preciso condenar Lula, sentencia-lo e tentar, de uma vez por todas, isolá-lo da disputa política de 2018. O objetivo sempre foi óbvio para todos nós.

Elite-urubu quer transformar Lula em carniça

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Antes da sentença de Sérgio Moro contra Lula completar uma semana, a elite brasileira já exibe a clássica postura de urubu que enxerga uma providencial carniça na campanha de 2018 - a candidatura Lula, o adversário histórico, o único nome capaz de derrotar seus candidatos, conforme todas as pesquisas eleitorais.

Sem dar-se ao trabalho de disfarçar a pressa, o economista Eduardo Gianetti da Fonseca, personagem de relevo no círculo que retirou Marina Silva do universo das lutas populares de origem para transformá-la em atração nos salões da oligarquia financeira, diz na Folha de S. Paulo que o TRF-4, que irá julgar os recursos de Lula, não deve perder tempo para tomar uma decisão.

O plebiscito terrorista na Venezuela

Por Laura Capriglione, de Caracas, no site dos Jornalistas Livres:

Desde abril deste ano, a oposição venezuelana tem promovido protestos diários nas principais cidades do país, que invariavelmente terminam em violência e depredação. Já se conta em mais de uma centena os mortos em episódios de barbárie que incluem dois queimados vivos, um linchamento, um degolado, oito eletrocutados em saques, além de seis soldados e policiais das forças de segurança assassinados.

Mas não há mal que não possa piorar. O presidente Nicolás Maduro Moros, chefe do governo da Venezuela, enfrentará neste domingo (16/julho) mais um difícil desafio, colocado pela oposição organizada na Mesa Unida Democrática, o MUD. Trata-se de plebiscito organizado de modo a recolher um rotundo “Não” ao herdeiro político de Hugo Chávez e à sua proposta de realização, no próximo dia 30 de julho, de eleições para a nova Assembleia Constituinte da Venezuela.

O justiceiro Moro e a condenação do Lula

Por Jeferson Miola

A condenação do ex-presidente Lula pelo juiz Sérgio Moro não surpreende. Assim como não surpreende que, na sentença condenatória, Moro tenha se pronunciado não como um juiz justo e imparcial, mas como um justiceiro; ou seja, como alguém que se outorga o direito de fazer justiça pelas próprias mãos, em desobediência às normas do Estado de Direito e do devido processo legal.

A denúncia oferecida pelo Ministério Público contra o ex-presidente carece do embasamento probatório e da comprovação material de que Lula tinha conhecimento dos ilícitos praticados pela empreiteira OAS na Petrobrás e, ainda, de que o ex-presidente teria de fato recebido o direito de propriedade de um apartamento, como resultado de sua suposta participação em tais ilícitos praticados pela empreiteira em conluio com diretores da estatal petroleira.

A tropa de choque da 'reforma' trabalhista

Por Helena Borges, Luiz Fernando Menezes, Lúcio Lambranho e Guilherme Mendes, no site The Intercept-Brasil:

A reforma trabalhista chega ao seu “Dia D” em meio ao clímax da crise política enfrentada no Planalto. Apresentado à Câmara dos Deputados em dezembro, o texto passou por votações e debates nas duas casas e ruma agora para a votação final, no Senado, nesta terça (11). Para a medida passar, será preciso que mais da metade dos senadores - 41, se todos estiverem presentes - digam sim às mais de 100 alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Se o plenário da Casa aprovar o texto, caberá apenas ao presidente Michel Temer sancionar ou vetar um dos carros-chefes de seu pacote de reformas.