domingo, 16 de abril de 2017

Quem lucra com as bombas dos EUA na Síria?

Por Mário Augusto Jakobskind, no jornal Brasil de Fato:

De repente, não mais do que de repente, a mídia comercial conservadora mudou da água para o vinho em relação ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Motivo foi o bombardeio dos mísseis Tomahawk, disparados do mar Mediterrâneo contra uma base militar síria. E tudo teve por base uma suposta utilização de armas químicas pelos militares sírios, tornando-se o fato uma verdade inquestionável, ou seja, de que os sírios utilizaram armas químicas – gás sarin – provocando dezenas de mortes, entre elas crianças.

O episódio de alguma forma lembra a primeira invasão norte-americana no Iraque quando o então Secretário de Defesa, Collin Powell foi ao Congresso revelar uma mentira, comprovada posteriormente, de que o Iraque de Saddam Hussein não tinha as tais armas de destruição em massa. A diferença é que hoje o mundo pôde assistir, com justa indignação, as imagens das vítimas. E que o Congresso estadunidense na época foi consultado para promover a invasão, o que não aconteceu agora.

O Estado paralelo do capital

Por Jeferson Miola

Parcela importante do conteúdo das delações dos funcionários da Odebrecht já era de conhecimento público há muito tempo. As revelações úteis para a dinâmica do golpe, por exemplo, já eram bem conhecidas, porque estão sendo vazadas seletivamente pela força-tarefa da Lava Jato e divulgadas à exaustão há cerca de dois anos.

O fim do sigilo das delações trouxe, além de algumas poucas novidades, muitas confirmações sobre as suspeitas dos esquemas industriais de corrupção do bando golpista, dos políticos e operadores do PMDB, PP, DEM, PTB, PSB e PSDB.

'Jornal Nacional' ignora resposta da CUT

Da Rede Brasil Atual:

A CUT se manifestou por meio de texto publicado em seu site no fim da noite desta sexta-feira (14), após o Jornal Nacional, da Rede Globo, ignorar a resposta da entidade a uma citação feita em delação de um ex-executivo da Odebrecht, Henrique Serrano.

"O JN ignorou a nota da CUT e deixou no ar a acusação porque a nota deixa claro que a acusação é absurda", diz o texto. Serrano afirmou que que distribuía dinheiro a políticos, funcionários públicos, lideranças indígenas e sindicalistas da central na região de Porto Velho, para que não criassem "problemas" à construção da hidrelétrica de Jirau, em Rondônia.

Quem são os donos do golpe no Brasil

Por João Sicsú, na revista CartaCapital:

Desde a sua concepção até a sua execução diária, há cristalinos interesses econômicos no golpe em curso. Os interesses econômicos não são simples participantes dentro do movimento político do golpe; tais interesses são dirigentes, são a bússola do golpe.

Muitos interesses e diferentes atores compuseram o movimento do golpe de 2016. Há golpistas de primeiro escalão, são aqueles que estão pilotando a agenda econômica do governo de Michel Temer. Há também golpistas de segundo escalão, que têm interesses ora atendidos e ora contrariados. E, existiu o terceiro escalão, que já foi até descartado.

Lula deve politizar a sua defesa

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Um dos primeiros juristas brasileiros a debater a Judicialização, essa tentativa de promover mudanças nas políticas públicas sem voto popular, o jurista Luiz Moreira deu uma entrevista ao 247 sobre a chamada "Lista do Fachin". Moreira foi membro do Conselho Nacional do Ministério Público por dois mandatos e é um dos principais estudiosos de Filosofia do Direito no país. Sua entrevista:

Muitas pessoas dizem que as delações divulgadas com o nome de "Lista do Fachin" demonstram a falência da democracia em nosso país. O senhor concorda com isso?

A democracia brasileira promoveu a maior transformação social do Ocidente desde o milagre econômico alemão, que foi a grande mudança na história humana após a Segunda Guerra Mundial. Milhões de brasileiros foram incluídos no mercado de consumo, passaram a ter três refeições por dia; outros milhões tiveram acesso a bens culturais, ao ensino universitário, tiveram carteira assinada. Nesse sentido, é difícil aceitar que a democracia brasileira precise ser purificada.


Jornalista terá que indenizar Chico Buarque

Da revista Fórum:

A juíza Simone Gastesi Chevrand, da 25ª Vara Cível do Rio de Janeiro, condenou o jornalista e antiquário João Pedrosa a indenizar o músico e escritor Chico Buarque, Marieta Severo e suas filhas, Silvia, Helena e Luisa Buarque. Cada um deve receber R$ 5 mil.

Em dezembro do ano passado, Pedrosa comentou “família de canalhas. Que orgulho de ser ladrão” em uma foto no perfil do Instagram de Chico em que o cantor aparece com Marieta e as filhas.

BBB expõe o papel machista da mídia

Por Marcos Aurélio Ruy, no site da CTB:

As nuvens andam carregadas na sede da Rede Globo, no Rio de Janeiro. Poucos dias atrás, o ator José Mayer foi acusado de assédio sexual pela figurinista Su Tonani.

Na madrugada do domingo (9), com transmissão ao vivo para TV a cabo, Marcos Harter agrediu a sua namorada, no Big Brother Brasil, Emilly Araújo.

A reação foi imediata. Internautas exigiram providências. A delegada Viviane da Costa, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), no Rio de Janeiro, visitou a casa e concluiu que houve a agressão. Inclusive Harter foi chamado a prestar esclarecimentos.

Para evitar um novo golpe de Estado

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Leonardo Boff, em seu blog:

O eminente jurista Fábio Konder Comparato numa entrevista na Carta Capital de 12 de abril de 2017 ponderou que face à desmoralização dos dirigentes políticos e da corrupção generalizada “é bem possível outra intervenção extralegal para impedir a continuação disso tudo; não está fora de cogitação um novo golpe de Estado”.

Os agentes desse novo golpe seriam, segundo Comparato, “os empresários (a minoria rica) e os proprietários por um lado, e por outro, os principais agentes do Estado. Para agentes de Estado deduzo que se trataria do Ministério Público, da OAB e acrescentaria ainda a Polícia Federal e alguns ministros do STF.

Delações confirmam descontrole da Lava-Jato

Por Miguel do Rosário, no blog Cafezinho:

Um e outro troll, nervosos, confusos, sem saber muito bem se devem chorar ou comemorar as delações da Odebrecht, vem aqui ao blog tentar vender, pela milionésima vez, a versão de que a “casa caiu”.

Eu não sei de que casa eles falam, porque, na minha opinião, a única “casa” que importa é a democracia, e esta já desmoronou há um ano, quando houve o golpe de abril de 2016, que selou o impeachment.

E se ainda havia uma casa de pé, a esta altura da crise política nacional, era a da própria Lava Jato e do governo golpista.

Por que Mainardi ficou furioso com Rovai?

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Por que Diogo Mainardi ficou tão furioso com Rovai, da Fórum?

Não foi porque a Fórum citou um trecho de uma delação de um executivo da Odebrecht em que ele, Mainardi, apareceu. (Em situação nada incriminadora, aliás.)

O que transtornou Mainardi foi a forma como ele foi apareceu no vídeo destacado pela Fórum.

Para uma vaidade sem limites como a dele, foi humilhante.

O executivo da Odebrecht lembrava de ter visto Aécio e um homem de seu círculo íntimo num dos restaurantes favoritos da plutocracia, o Gero.

Marina e Odebrecht: A hipocrisia é verde!

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Veja que flor de candura é a narrativa de Alexandrino Alencar, o mesmo que se esmera em detalhes sobre supostas “notas frias” que teriam sido usadas na reforma do sitio usado por Lula em Atibaia, no depoimento que a Folha reproduz:

Um hotel perto do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, foi o local do primeiro encontro em 2014 entre Marina Silva (Rede), então presidenciável pelo PSB, e Marcelo Odebrecht, herdeiro e ex-presidente da empreiteira.

“A partir daí, houve uma conversa de Marcelo com ela, onde foram colocados posicionamento e valores - valores culturais, não monetários -, e estratégias”.


JN inventa desculpa para atacar Lula

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Todos estão notando o espaço desproporcionalmente maior dado aos ex-presidentes Lula e Dilma no noticiário do Jornal Nacional no âmbito das matérias sobre delações de ex-funcionários e controladores da empreiteira Odebrecht. O caso de Lula, porém, é escandaloso. Apesar de não haver nada que justifique, o tempo gasto para acusá-lo é GIGANTESCO.

Leitores, inclusive, estão vendo similaridade entre o que está acontecendo e matéria que esta página publicou em fevereiro último, na qual foi relatado que haveria um plano da Globo justamente para dar maior destaque a Lula e Dilma quando o ministro Fachin liberasse as delações da Odebrecht.

Depois da tormenta vem o Berlusconi

Por André Araújo, no Jornal GGN:

Na exata sequência do roteiro da Operação Mãos Limpas italiana, o comunicador Luciano Huck se apresenta como a “nova geração que quer chegar ao poder”. Liquidada a política e os políticos quem se apresenta para gerir o Estado?

Aquele que é conhecido do público através dos meios de comunicação? Mas quem?

Ora, os comunicadores, quem mais poderia ser.

Assim, entrega-se o Estado no seu ápice a homens de circo que se apresentam como não políticos, embora seja uma pureza apenas de embalagem. Berlusconi quando tomou de assalto o poder na Itália já estava profundamente envolvido com esse Poder nos seus aspectos mais escuros e sombrios, ninguém tem extensas concessões de emissoras de TV em um país burocrático, como a Itália, sem estar entrelaçado com o Poder.