quinta-feira, 30 de março de 2017

Governadores tucanos no alvo. E a mídia?

Por Altamiro Borges

O PSDB – do “mineirinho” Aécio Neves, do “santo” Geraldo Alckmin e do “careca” José Serra – levou um susto nesta quinta-feira (30). Dois governadores da legenda – Marconi Perillo, de Goiás, e Simão Jatene, do Pará – foram alvos de denúncias na Justiça que podem resultar em cassação do mandato e até em prisão. A sorte dos tucanos é que a mídia partidarizada não deu qualquer destaque para as graves acusações. As emissoras da tevê e rádio, os principais jornalões e as revistonas novamente pouparam o partido dos falsos moralistas, que reúne políticos mais sujos do que pau de galinheiro – ou poleiro de tucano. As notícias só tiveram alguma repercussão na imprensa destes Estados, mas também tendem a desaparecer rapidamente.

Luciano Huck largou Aécio, amigo das baladas?

Por Altamiro Borges

Em entrevista à Folha tucana nesta quinta-feira (30), o apresentador Luciano Huck, da TV Globo, deixou implícito que deseja disputar a presidência da República. “É hora da minha geração ocupar os espaços de poder”, afirmou o "jovem" de 45 anos. Ele até tentou se distanciar do amigão das baladas, o cambaleante Aécio Neves. “Eu não sou tucano, mas sou muito próximo do Fernando Henrique, a cabeça mais moderna [sic] do Brasil, e ele tem 85 anos. Sou amigo do Aécio desde que passei a dividir minha vida entre Rio e São Paulo, há 17 anos. Tenho carinho por ele, mas foram pouquíssimas as vezes que misturamos esta amizade com política”. Fotos e vídeos – inclusive as do clima de velório na apuração das eleições de 2014 – desmentem o oportunista.

Sem o povo nas ruas não há democracia

Editorial do site Vermelho:

Historicamente a força das ruas teve participação direta nos principais momentos de viragem política e social no Brasil. Foi assim na década de 1880, quando teve papel decisivo na luta contra a escravidão que levou à abolição em 1888. E contra a monarquia, que culminou com a proclamação da República, em 1889. Igualmente nas décadas seguintes, como a chamada Campanha Civilista dos anos 1910 e nos movimentos populares da década de 1920, que culminaram com a revolução de 1930.

A comunicação e a batalha da Previdência

O esquenta para a greve geral

Do site da Frente Brasil Popular:

A decisão de construir um dia unitário de luta e greve geral é histórica. No ano em que completa o centenário da primeira greve nacional, os trabalhadores voltarão às ruas para lutar contra a reforma da previdência e trabalhista e contra a terceirização aprovada na semana passada na Câmara dos Deputados.

As oitos centrais sindicais – CTB - UGT - CGTB - CUT - Força Sindical - Intersindical - CSP-Conlutas – CSB e as duas Frentes – Brasil Popular e Povo Sem Medo estão convocando a greve para o dia 28 de abril.

Temer compra apoio da mídia

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Para cobrir o rombo de R$ 58,2 bilhões no Orçamento de 2017, o governo de Michel Temer acabou com a desoneração da folha de pagamentos em 50 setores. Preservou quatro que, segundo a alegação oficial, são intensivos de mão de obra.

Diga-me quem o governo Temer preserva e eu direi onde está a corrupção.

​O primeiro deles é o setor de transporte rodoviário coletivo de passageiros. O setor é representado pela Fetranspor (Federação das empresas de Transportes), permanentemente envolvida com a corrupção política.

Pesquisas 'sumiram' para preparar Doria

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Ano passado, em plena onda do impeachment, o Datafolha divulgou pesquisas de intenção de voto presidencial para 2018 em fevereiro, em março e em abril. Antes, fizera uma em dezembro de 2015

Na época, Lula ficava em situação de empate técnico – pouco atrás ou pouco à frente – de Marina Silva e de Aécio Neves. E perdia em todas as simulações de 2° turno, com larga margem…

Estamos fechando março e, depois que os números, em dezembro passado, passaram a favorecer Lula e mostrar o inferno astral dos tucanos, nenhuma pesquisa mais…

Contra a tirania do neoliberalismo

Por Cesar Locatelli, no site Jornalistas Livres:

Querida Cynara Socialista Morena Menezes,

Seu texto, Contra a tirania do econocentrismo, me instigou a escrever. Especialmente o primeiro parágrafo: “Por que dependemos tanto do humor das bolsas de valores? Por que temos de nos preocupar tanto com a balança comercial? Por que a economia está sempre à frente, dominando as decisões políticas? Não deveria ser o oposto, a política é quem deveria pautar a economia para fazê-la ir pelo caminho acertado, planejado, lógico? Seguir tudo o que a economia manda é justo ou, pelo contrário, aprofunda as desigualdades?”

O Brasil e a direita shopping center

Por Ricardo Cavalcanti-Schiel, no site Outras Palavras:

Pequenos grupos políticos mais caracteristicamente de direita no Brasil (a saber: o Movimento Brasil Livre, o Vem Pra Rua e o Revoltados Online) convocaram para este domingo, 26 de março, manifestações públicas nas cidades brasileiras. Passado um ano das massivas manifestações puxadas pelos agentes desse espectro político, pedindo a destituição da então presidente Dilma Rousseff, não se sabe agora exatamente a que fim essa nova manifestação domingueira foi convocada. A suspeita sobre sua motivação recai principalmente sobre o possível desejo de marcar posição e mostrar a cara, principalmente agora que o governo cuja instalação essas forças patrocinaram parece estar contra as cordas em quase todas as frentes institucionais e políticas. Se a intenção era mostrar a cara, então ela apareceu de forma bastante marcada, e não foi necessariamente pela escala multitudinária das manifestações anteriores.

Chefão do Citibank é conselheiro de Temer

Por Rafael Tatemoto e Vanessa Martina Silva, no jornal Brasil de Fato:

Um governo formado por homens velhos e brancos e dirigido por um banco estrangeiro. Esse é o retrato do centro do poder administrado pelo presidente não eleito Michel Temer (PMDB). Às críticas de que seus ministros não representam a diversidade da população brasileira, soma-se agora a de que um banco internacional não só auxilia, como influencia a gestão e venda de empresas estatais do país.

O fato foi revelado pela BBC Brasil na última segunda-feira (27) e recebeu pouca atenção. À reportagem da emissora pública britânica, Charles R. Johnston, diretor global de assuntos governamentais do Citigroup, revelou ser um dos “conselheiros informais” de Temer. A função de Johnston é ligar os clientes do Citigoup a governos. Em setembro de 2016, após o anúncio do pacote de privatizações feito pelo governo, ele apresentou um grupo de bilionários a Temer e a Henrique Meirelles, ministro da Fazenda.

Previdência: patrimônio está em xeque

Por Juliano Giassi Goularti, no site Brasil Debate:

Após a aprovação da PEC n°. 55 que estabelece teto para os gastos públicos e afetará em particular a saúde, a educação e a política de assistência social, a próxima investida do governo Temer-Meirelles é a Reforma da Previdência Social, materializada na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n°. 287, que tramita no Congresso. Colocada como prioridade número 1 na agenda de governo para 2017, a reforma, segundo narrativa oficial, encontra justificativa no suposto déficit previdenciário.

Com o pensamento liberal-conservador ganhando amplo espaço no meio político, os interesses coletivos deixam de ser a questão central para se converterem na defesa da soberania dos mercados e dos interesses individuais.

Universidades públicas: Temer é derrotado

Do site da UJS:

Em uma derrota do governo Michel Temer, o plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, por insuficiência de votos, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 395/14, do deputado Alex Canziani (PTB-PR), que permitiria às universidades públicas cobrar pela pós-graduação lato sensu.

Foram 304 votos a favor e 139 contra a proposta. Como tratava-se de uma emenda à Constituição, era necessário o apoio de ao menos 308 deputados (60%).

Lula critica os cínicos da terceirização

Terceirização e o amor bandido da Globo

Por Miguel do Rosário, no blog Cafezinho:

Independente da opinião que o internauta tem do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), a sua posição crítica em relação ao projeto de terceirização merece atenção, porque ela representa a primeira rachadura significativa no barco do golpe.

Claro que é cálculo do senador. Mas isso é da política e não devemos, por sectarismo ou esquerdismo, cair no jogo midiático de criminalizar a política.

Renan Calheiros estaria reagindo à mudança de ventos na opinião pública, grande parte da qual, mesmo entre os que defenderam o impeachment, se sente traída pelas medidas oportunistas e antipopulares do governo?

Reformas de Temer são racistas e genocidas

Por Douglas Belchior, em seu blog:

O ataque covarde de Temer e sua rataria aos direitos fundamentais do povo brasileiro ameaça arrancar o pão de nossas mesas e colocar ainda mais armas em nossas cabeças. Não podemos fingir que não é com a gente. A população negra será, sem nenhuma dúvida, a parcela mais afetada com o fim das aposentadorias, com o desmonte dos direitos trabalhistas, com o congelamento de investimentos sociais e com o aumento da repressão, alvo naturalizado que somos, das leis punitivas e da ação violenta das polícias.