sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Luciano Huck, paga a multinha!

Por Altamiro Borges

O apresentador Luciano Huck, da TV Globo, ainda está esperneando para não pagar uma multa de R$ 40 mil por ter cercado com boias e sem autorização dos órgãos competentes uma praia próxima a sua mansão na Ilha das Palmeiras, em Angra dos Reis (RJ). Mas o Ministério Público Federal (MPF) não quer deixar o pobretão em paz, segundo matéria do Jornal do Brasil nesta quinta-feira (16). Pelo jeito, ele terá que apelar para os seus poderosos amigos no covil golpista de Michel Temer - em especial, para o cambaleante Aécio Neves, seu compadre de tantas baladas e apurações eleitorais desastrosas.

Raduan Nassar e as vaias a Roberto Freire

Por Altamiro Borges

Nesta sexta-feira (17), o renomado escritor Raduan Nassar recebeu o Prêmio Camões, instituído pelos governos do Brasil e de Portugal, em 1988, para homenagear os autores que enriquecem o patrimônio literário e cultural da língua portuguesa. Mas a solenidade, realizada no Museu Lasar Segall, em São Paulo, acabou virando um ato de repúdio ao "golpe dos corruptos" que depôs a presidenta Dilma e alçou ao poder a quadrilha de Michel Temer. Numa atitude corajosa e coerente, Raduan Nassar fez uma dura fala contra os golpistas. Presente ao evento, Roberto Freire, o sinistro da Cultura do covil, ficou irritado e desferiu ataques ao escritor, o que lhe rendeu sonoras e prolongadas vaias.

O Brasil se afastou da América do Sul

Foto: Paulo Pinto/Agência PT
Por Bruno Hoffmann, no site do PT:

Ex-ministro das Relações Exteriores do governo Lula, Celso Amorim analisou a condução atual da política externa brasileira e como o golpe comandado por Michel Temer repercutiu negativamente pelo mundo.

“O presidente Lula tinha trânsito em qualquer lugar e havia muito respeito pela presidenta Dilma. Agora, diante deste governo atual, que não foi eleito e surgiu de uma situação altamente discutível, todo o mundo tem noção clara do que está acontecendo por aqui”, explicou, em entrevista à Agência PT.

Para o ex-chanceler, os jornais internacionais – inclusive os mais conservadores – não têm poupado o governo Temer de críticas pesadas.

Cunha abre fogo contra Temer

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A nova lista de perguntas de Eduardo Cunha a Michel Temer, na Justiça, é pura dinamite.

Michel Temer vai precisar como nunca da blindagem que lhe deu o juiz Sérgio Moro ao vetar parte das perguntas feitas pela primeira vez, que acabaram levando à conexão Temer-Odebrecht, via Eliseu Padilha e José Yunes, que acabou demitido.

Agora, a tarefa cabe ao juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Criminal Federal de Brasília.

Agora, a porta dos fundos do ocupante do Palácio do Planalto é Moreira Franco, a quem blindou com a nomeação como ministro.

Acordo do Janot ameaça a soberania

Por Jeferson Miola

O encontro promovido pelo ministério público com procuradores de 10 países onde a Odebrecht atua, indica um ativismo internacional questionável da força-tarefa da Lava Jato – fato verificável também na cooperação descabida com o Departamento de Justiça dos EUA.

Na “Declaração de Brasília sobre a cooperação jurídica internacional contra a corrupção” [16/02/2017], os procuradores assumiram o compromisso “com a mais ampla, célere e eficaz cooperação jurídica internacional no caso Odebrecht e no caso Lava Jato, em geral”.

A criminosa venda de terra a estrangeiros

Por Patrus Ananias

Ansiosos por atender o mais depressa possível seus patrocinadores, os serviçais dos donos do dinheiro se articulam e mobilizam para ferir a soberania nacional liberando, de qualquer maneira, a venda de terras, das águas e das riquezas minerais para os estrangeiros.

A sanha dos mercadores de terras, dos vendilhões e dos entreguistas é antiga, mas ganhou impulso no ano passado, quando golpearam a democracia e se apossaram do governo. Em 2016, ambicionaram aprovar na Câmara o projeto 4059, de 2012, que propõe acabar com qualquer limite para que estrangeiros comprem ou arrendem terras no Brasil. Não conseguiram. Agora, cogitam até de editar Medida Provisória, que tem força de lei e vigência imediata, para acelerar a entrega de nossas terras e de todas as demais riquezas que elas guardam.

O risco do Brasil se tornar uma Grécia

Por Eduardo Maretti, na Rede Brasil Atual:

A estimativa do Banco Mundial de que a crise econômica brasileira pode levar, ou devolver, numa projeção mais pessimista, até 3,6 milhões de cidadãos a um patamar abaixo da linha de pobreza até o fim de 2017 pode impressionar, mas não é uma surpresa. Porém, a causa não é só a crise. Aliado a ela, cumpre papel importante para a previsão o desmonte das políticas públicas. Juntos, os dois fatores têm o potencial explosivo não só de consolidar, como também agravar a previsão e aumentar a tensão social.

O desafio da integração latino-americana

Foto: Inácio Carvalho
Por Mariana Serafini, no site Vermelho:

O ex-ministro das Relações Exteriores (2003 – 2011) e da Defesa (2011 – 2015), Celso Amorim, participou de uma conversa com jornalistas e ativistas na tarde desta quinta-feira (16) na sede do Barão de Itararé, em São Paulo, e fez uma análise sobre o impacto de Donald Trump à frente dos EUA para o mundo. Segundo ele, este é um momento interessante para o Brasil agir a fim de consolidar uma integração latino-americana e fortalecer o continente, porém “está totalmente ausente”.

Trump e a 'celebração do egoísmo'

Foto: Paulo Pinto/Agencia PT
Por Rafael Targino, no site Opera Mundi:

O ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, em evento realizado nesta quinta-feira (16/02) no Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, em São Paulo, afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, trouxe um elemento nacionalista ao governo do país e que, com ele, existe uma espécie de “celebração do egoísmo”.

“Com Trump, existe uma espécie de celebração do egoísmo”, afirmou. “Meu país primeiro, minha classe social primeiro, eu primeiro”, disse, se referindo a Trump e seus congêneres na Europa – Marine Le Pen na França e Frauke Petry na Alemanha. “Acho que Trump é um mau exemplo, é tudo aquilo que a gente não quer ver personificado em um político”, afirmou.

A rejeição a Temer e a ficha que cai

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Não é preciso ter bola de cristal para concluir que a queda na aprovação ao governo Temer para meros 10,3%, segundo a pesquisa MDA-CNT, carrega uma tendência de continuidade que vai se acentuar na medida em que o governo avançar com sua agenda e os brasileiros conhecerem mais o presidente que os governa por obra de um golpe. Nesta 133ª. Pesquisa CNT-MDA, 26,5% consideraram o governo péssimo e 17,6% apenas ruim, o que soma 44,1% de desaprovação. Já atuação do próprio Temer foi reprovada por 62,4%.

"Não existiria Bolsonaro sem a Globo"

Do blog Diário do Centro do Mundo:

“O público não é imbecil, ele é tornado imbecil pela mídia comprada, direta ou indiretamente, para fazer este papel”. A sentença é do sociólogo Jessé Souza, ex-presidente do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea).

Autor de “A tolice da inteligência brasileira” e “A radiografia do golpe”, Jessé explica na entrevista a seguir, concedida ao jornalista Paulo Henrique Arantes, como e por quê pregadores do ódio ganham espaço no mundo, o papel da Globo no fenômeno Bolsonaro e a maneira como o capital financeiro se apossa do estado.

Lava-Jato está esfacelando a indústria

Por Mariana Pitasse, no jornal Brasil de Fato:

Pedro Celestino é engenheiro civil, especialista em transportes, e comanda há mais de 40 anos uma empresa de engenharia consultiva. Por anos, foi presidente do conselho da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que administra 60 aeroportos. Hoje é presidente do Clube de Engenharia, instituição às vésperas de completar 135 anos de existência. Em entrevista ao Brasil de Fato, Celestino afirma que a Petrobras está sendo alvo de desmonte e deve ser defendida pois é a âncora do desenvolvimento industrial brasileiro. Para ele, os desdobramentos da Operação Lava Jato estão levando ao desmantelamento das empresas nacionais e de tudo o que foi desenvolvido nos últimos 60 anos.

O não ridículo de Marcela Temer

Por Berenice Bento, no site Outras Palavras:

O ano de 2016 virou história. Cada um fará a seleção afetiva daquilo que vale transformar em memória. Para mim, uma certeza. A categoria política e analítica “gênero” entrou definitivamente no léxico político nacional. Todas as vezes que um parlamentar ocupava a tribuna da Câmara para falar da ordem natural do ser homem e ser mulher, contribuía para provar que as masculinidades e feminilidades não são assunto da natureza, mas dizem respeito às relações de poder.

O que assistimos em 2016? À batalha das identidades femininas. Muitos desqualificavam a presidente Dilma Rousseff por não ter um comportamento adequado ao seu gênero. Outros, ao contrário, afirmavam que ela tinha a força e a sensibilidade que a tornavam sob medida para o cargo para o qual havia sido eleita.

Temer prepara venda de terras a estrangeiros

Por Renan Truffi, na revista CartaCapital:

Na contramão da opinião de parte das Forças Armadas, o governo Michel Temer estuda publicar uma Medida Provisória para regulamentar a venda de terras para estrangeiros.

O objetivo da gestão peemedebista é abrir o mercado rural a investidores de outros países, numa tentativa de reverter a crise econômica.

A pedido da Casa Civil, a Advocacia-Geral da União elaborou nos últimos dias o texto dessa MP, que pode ganhar força imediata de lei se for publicada pelo presidente da República, o que tornaria a medida válida em todo território nacional na mesma data.

'Antagonista' chama nordestinos de 'bois'

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Antagonista é um site de política de direita que nasceu financiado pelo antigos governos tucanos de Minas Gerais. É um site que conta com as duas figuras mais ferozes da antiga revista Veja – hoje, em processo de civilização –, Diogo Mainardi e Mario Sabino.

O obscuro veículo abusa do verbo porque Mainardi está foragido no exterior para não ter que responder a uma profusão de processos. Talvez por isso tenha ousado ofender uma região inteira do Brasil e todo seu povo.

Lula decola e a mídia exige um carrasco

Por Tatiana Carlotti, no site Carta Maior:

O governo que assaltou o poder em agosto de 2016 chega ao carnaval de 2017 como uma escola de samba bêbada, que caiu na dispersão, antes da apoteose.

Passados sete meses de supremacia golpista, com a mídia, o parlamento e o Judiciário alinhados no bombardeio institucional, ocorreu o improvável: Lula emergiu das cinzas, imbatível nas pesquisas para 2018.

Divulgada nesta quarta-feira (15), pesquisa da CNT/MDA atesta o crescimento do ex-presidente em todos os cenários propostos, batendo em qualquer adversário, tanto na sondagem espontânea, quanto na estimulada para o 1º e 2º turnos de 2018.

A contagem regressiva para 2018

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Peça 1 – o jogo das expectativas sucessivas

Uma das retóricas recorrentes dos “cabeças de planilha” é a criação das expectativas sucessivas. Monta-se uma política monetária e fiscal que mata qualquer possibilidade de recuperação da economia e vende-se o mito da “lição de casa”. Ou seja, se cortar o leite da merenda escolar, a aposentadoria dos velhinhos, as políticas de renda mínima, se atingirá a prosperidade eterna, na qual todos ganharão.

Aplica-se o arrocho, e nada. Alega-se então que a lição de casa não foi suficientemente radical. Aplica-se nova rodada de cortes em cima dos direitos dos mais fracos, e nada. Até o momento em que o tecido social se esgarça, a paciência geral se esgota, as distorções econômicas se avolumam e o plano vai por água abaixo – por uma crise cambial, por uma crise fiscal, por terremotos sociais, por uma reação política.

A sombra do retrocesso sobre o ensino médio

Por Lu Sudré, na revista Caros Amigos:

Ignorando as centenas ocupações secundaristas que ocorreram em 2016 contra as alterações curriculares no ensino médio propostas por uma medida provisória, Michel Temer sancionou a lei que estabelece a reforma do ensino médio em todo País nesta quinta-feira (16). Aprovada na semana passada pelo Senado, a nova legislação permite que o estudante escolha entre cinco áreas de estudo para se aprofundar, sendo elas: ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, matemática e formação técnica profissional. O estudo específico irá compor 40% do currículo e o restante será completado pelo conteúdo previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).