sábado, 7 de outubro de 2017

Repórter de 31 anos morreu de tanto trabalhar

Do blog Socialista Morena:

Após quatro anos, a emissora de televisão pública do Japão NHK admitiu que a jornalista Miwa Sado, de 31 anos, morreu de insuficiência cardíaca por ter sido forçada a trabalhar sem parar em julho de 2013. No mês anterior, tinha acumulado 159 horas extras acumuladas e apenas dois dias de folga.

Repórter de política, ela havia atuado na cobertura das eleições da Assembléia Metropolitana de Tóquio e da Alta Câmara Nacional, em junho e julho de 2013. Morreu três dias após o segundo evento. Segundo o jornal New York Times, a jornalista raramente tinha folgas no final de semana e trabalhava até meia-noite todo dia. Em seu aniversário, ela mandou um email aos pais, que acharam-na fraca.

“Mesmo hoje, quatro anos depois, não podemos aceitar a morte da nossa filha como uma realidade. Esperamos que a tristeza de uma família de luto não seja desperdiçada”, disseram os pais da jornalista, em um comunicado emitido pela NHK. O porta-voz da emissora reconheceu que a morte de Miwa refletiu uma realidade da organização, a forma como as eleições são cobertas e “o sistema trabalhista” do país.

O excesso de trabalho já havia sido reconhecido como causa da morte da jornalista por um escritório de direitos trabalhistas em Tóquio, mas a emissora só o fez agora. No Japão, a expectativa é que o reconhecimento seja capaz de mudar a realidade de um país que cunhou até mesmo um termo para a morte por excesso de trabalho: Karoshi, ou “morrer de tanto trabalhar”, um fenômeno reconhecido como um lado sinistro do milagre econômico japonês do pós-guerra. No final da década de 1980, esta palavra já era comum na sociedade japonesa.
Em um informe produzido pelo governo em 2016 sobre o tema, um quarto das empresas pesquisadas disseram que havia empregados trabalhando mais de 80 horas semanais. Em fevereiro, o governo e a Keidanren, o maior grupo comercial do Japão, criaram a Premium Friday, para encorajar as empresas a liberar seus funcionários às 15h na última sexta do mês. Poucas empresas aderiram.

A Organização Internacional do Trabalho publicou um relatório em 2013 sobre Karoshi onde cita alguns casos famosos:

– Um homem trabalhou 110 horas em UMA SEMANA numa fábrica de salgadinhos e morreu de ataque cardíaco aos 34 anos.

– Um motorista de ônibus trabalhou mais de 3 mil horas em um ano e não havia tido uma folga sequer nos 15 dias que antecederam sua morte por infarto.

– Uma enfermeira de 22 anos morreu de ataque cardíaco após 34 horas contínuas de plantão.

“Karoshi não é um termo puramente médico mas um termo médico-social que se refere a fatalidades ou à incapacidade de trabalho devido a um ataque cardiovascular (que pode ser um acidente vascular cerebral, um enfarte do miocárdio ou uma falha cardíaca) agravado por uma carga de trabalhado excessiva ou muitas horas de trabalho”, diz a OIT.

Além das mortes por causas “naturais”, o relatório da OIT também leva em consideração os suicídios causados por excesso de trabalho no Japão, que também têm uma palavra específica, Karojisatsu. As medidas apontadas pela organização para deter o crescimento de Kairoshi e Karojisatsu são reduzir as horas trabalhadas e o excesso de trabalho; proporcionar assistência médica e psicológica adequada; e estabelecer diálogo entre patrões e empregados.

Por causa do debate suscitado pelas mortes por excesso de trabalho (e as consequentes indenizações), o país está sendo obrigado a rever sua cultura de que longas cargas horárias são sinônimo de dedicação, ainda que haja pouca evidência de que isso melhore a produtividade, enquanto sobram provas de que detona a saúde do trabalhador.

0 comentários: