sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Tríplice aliança com Trump contra Venezuela

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Não é Temer que será prestigiado por Donald Trump com jantar na Casa Branca na segunda-feira, como tem aparecido na mídia, como se se tratasse de cortesia bilateral. O jantar é na verdade uma reunião entre os três países que farão uma operação militar conjunta com os Estados Unidos em outubro, na Amazônia brasileira, nos fundos do quintal da Venezuela, a título de cooperação, mas que se destinariam, teme a Venezuela, a preparar ações desestabilizadoras. Os convidados de Trump são Temer, o presidente da Colômbia, José Manuel Santos, e o do Peru, Pedro Paulo Kuczynski.

A operação militar conjunta com as forças especiais do Exército americano foi anunciada como sendo um convite do Brasil, o que deixou militares brasileiros espantados. Onde já se viu abrir uma área estratégica como a Amazônia, para forças militares estrangeiras? Conforme já registrado aqui, em verdade os Estados Unidos pediram que a ação, por eles proposta, fosse apresentada como iniciativa brasileira. Os quatro países, a pretexto de desenvolver a cooperação militar, farão exercícios na área chamada de Cabeça do Cachorro e conhecerão de perto o teatro de operações para eventual ação armada contra a Venezuela, a partir do Sul daquele país.

Autoridades de Caracas suspeitam, como já registrado aqui, que a ação militar contra a Venezuela, já admitida por Trump, não seria nos moldes clássicos, através de uma invasão, com todos os seus custos políticos e materiais. O que se faria, com apoio do Brasil, Colômbia e Peru, seria a indução da ocupação de uma porção do território venezuelano por “forças irregulares”. E isso é o que não falta na região da operação de outubro, onde atuam traficantes de drogas e armas, mercenários e foras-da-lei de toda natureza, que não hesitariam em compor uma força invasiva informal, criando um “território conflagrado”, a exemplo do que já foi feito contra a Líbia, ao tempo de Kadhafi, e contra a Síria.

1 comentários:

Tereza disse...

Temer esse canalha,traidor,ladrao,golpista não se contenta em só destruir o próprio país,vai tentar destruir dos outros tbm.e o exército brasileiro aceita um excercito estrangeiro fazendo isso sem se posicionar?