quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Governadores e senadores defendem Lula

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Depois dos governadores do Nordeste, agora são os senadores da região, e também do Norte e do Centro-Oeste, que saem em defesa do ex-presidente Lula pela assinatura da MP que prorrogou benefícios fiscais para montadoras de automóveis que implantassem unidades nas regiões menos industrializadas do país. Lula foi denunciado pela Operação Zelotes sob a acusação de recebido, juntamente com seu então secretário-particular Gilberto Carvalho, propina para “vender” esta medida provisória. Ontem o líder do PTB, senador Armando Monteiro Neto, que foi ministro da Indústria, Comércio e Desenvolvimento no governo Dilma, fez vigoroso discurso alertando sobre o precedente perigoso de criminalizar políticas públicas de interesse nacional. Senadores do PT, juntamente com a líder do PSB, Lídice da Mata, começaram a recolher assinaturas de senadores de diferentes partidos em manifesto que defendem a importância da medida e condenam a denúncia do Ministério Público.

- Vi esta denúncia com grande estranheza, porque não se tratou de medida de interesse particularista de uma empresa, mas de um instrumento de desenvolvimento regional, com vistas à desconcentração da indústria brasileira. Foi graças a esta MP, derivada de medida do governo do presidente Fernando Henrique, com o mesmo sentido, que o Nordeste pode criar um fantástico parque automotivo que hoje gera 15% dos empregos brasileiros no setor. Além das montadoras implantadas na Bahia, em Pernambuco, no Ceará, nestas unidades foram criados centros globais de engenharia. Só no da Bahia trabalham mil engenheiros. Esta medida foi aprovada por unanimidade, à época, pelo Senado Federal. Por isso é estranha a criminalização de uma medida como esta, é um precedente perigoso – disse Armando Monteiro em entrevista ao 247 (Veja o vídeo).

A líder do PSB, senador Lídice da Mata também questiona a denúncia do Ministério Público e defende a medida de cuja votação participou.

- Aqui no Senado vamos lançar um manifesto em sintonia com que o já fizeram os governadores do Nordeste. Falar em compra de uma medida provisória aprovada pela Câmara e pelo Senado, com debate público, é desconhecer o funcionamento do Congresso. Será que todos os votos foram comprados? Aqui no Senado a aprovação foi por unanimidade. Esta medida permitiu que a indústria automobilística migrasse do Sudeste para outros estados, especialmente do Nordeste, favorecendo o desenvolvimento e a redução das graves disparidades regionais em nosso país. Esta denúncia contra o ex-presidente Lula peca pela fragilidade, pela incoerência e pela total falta de sentido. Só pode ser explicada pela cultura persecutória da política em curso no Brasil – diz a senadora.

0 comentários: