domingo, 17 de setembro de 2017

Dodge vai salvar o demo Agripino Maia?

Por Altamiro Borges

Antes de deixar o conturbado posto de procurador-geral da República, Rodrigo Janot denunciou mais uma vez o senador Agripino Maia, presidente nacional do DEM – um dos recordistas em acusações de roubalheira no Brasil. O teor da acusação encaminhada ao Supremo Tribunal Federal na quarta-feira (13) não foi revelado, mas teve como base as investigações da midiática Lava-Jato. O chefão dos demos, porém, pode ficar tranquilo. A sucessora de Janot na PGR, Raquel Dodge, parece que já está tomando as providências necessárias para “estancar a sangria” destas e de outras denúncias que envolvem os líderes do golpe dos corruptos que alçou a quadrilha de Michel Temer ao poder.

Segundo a insuspeita revista Época, em matéria publicada neste sábado (16), a nova procuradora-geral da República já decidiu afastar Rodrigo Telles, responsável pela investigação contra o líder do DEM, e ainda nomeou como seu vice o primo de Agripino Maia. Deve ser tudo mera coincidência! Mas vale conferir trechos da reportagem da revista da famiglia Marinho:

*****

A nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, quebrou o compromisso público de manter os integrantes do grupo de trabalho da Lava Jato que se dispusessem a permanecer na PGR após a saída de Janot. Em portarias que serão publicadas no começo desta semana, a que ‘Época’ teve acesso, ela exclui os procuradores Rodrigo Telles e Fernando Antonio de Alencar, dois dos principais investigadores da operação. 

Ambos já haviam manifestado intenção de ficar, tanto formalmente quanto em contatos informais com o grupo da nova procuradora-geral – e haviam recebido a confirmação de que prosseguiriam nas investigações. Os dois foram surpreendidos com a informação oficiosa, neste sábado, de que estão fora da Lava Jato. O procurador José Alfredo de Paula, novo coordenador da Lava Jato na PGR, confirmou a eles que ambos estão excluídos das investigações. Dodge toma posse nesta segunda. O presidente Michel Temer prometeu comparecer ao evento.

A exclusão de Telles é especialmente significativa. Além de participar de quase todos os casos da Lava Jato na PGR, o procurador destacou-se por liderar as investigações contra o senador José Agripino, presidente do DEM e aliado de Temer. No ano passado, Telles comandou a investigação que resultou numa denúncia por corrupção passiva contra Agripino. O senador foi acusado de pedir propina de R$ 1 milhão a um empresário que detinha contratos com o governo do Rio Grande do Norte. Entre as provas, há áudios que implicam fortemente Agripino, na avaliação dos investigadores. O caso permanece em sigilo, por decisão do ministro Ricardo Lewandowski, que o relata no Supremo.

Incomodado com a atuação de Telles, Agripino pediu a cabeça dele a Janot no começo do ano, segundo o procurador-geral comentou com três interlocutores após o contato do senador. Janot disse ter recusado de pronto o pedido. Recentemente, já escolhida por Temer como substituta de Janot, Raquel Dodge anunciou como seu vice o procurador Luciano Maia, primo de Agripino. Mesmo com a escolha do primo de Agripino e a alegada pressão do senador junto à PGR, Telles foi informado de que permaneceria no grupo de trabalho da Lava Jato, conforme a promessa pública de Raquel Dodge. Manteve contatos frequentes com três procuradores da turma de Raquel.

Na quarta-feira, mais uma flechada contra Agripino: ele foi denunciado pela PGR ao Supremo, acusado novamente de corrupção - desta vez, suspeito de receber propina da OAS. Em ambas as denúncias, Agripino é acusado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Em ambas, a participação de Telles foi decisiva.


*****

Leia também:

Agripino é acusado de receber propina

O "ético" Agripino Maia vai ao protesto!

Agripino Maia: um demo no inferno?

A propina do demo Agripino Maia

Os segredos bancários de Agripino Maia

A pensão vitalícia do demo Agripino

Agripino Maia e o Caixa-2 do DEM

A conexão entre Agripino e o tucanato

STF quebra sigilos do demo Agripino Maia

Gim Argello vai dedurar o demo Agripino?

Agripino Maia vai perder concessão de TV?

Mídia salvará o demo Agripino Maia?

Confissão de Arruda detona o DEM e a Veja

0 comentários: