quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Manifesto pela paz na Venezuela

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

O povo venezuelano, livre e soberano, retomou em suas mãos o poder originário, elegendo massivamente representantes para a Assembleia Nacional Constituinte.

Mais de oito milhões compareceram às urnas, apesar do boicote e da sabotagem de grupos antidemocráticos, em um processo acompanhado por personalidades jurídicas e políticas internacionais que atestaram lisura e transparência.

Todas as cidades, classes e setores estão presentes, com seus delegados, na máxima instituição da democracia venezuelana.

A Constituinte é o caminho para a paz e a normalidade, para retomar o caminho do desenvolvimento e da prosperidade, para superar a crise institucional e construir um programa que reunifique a pátria vizinha.

De forma pacífica e democrática, milhões de cidadãos e cidadãs disseram não aos bandos terroristas, às elites mesquinhas, aos golpistas e à ingerência de outros governos.

Homens e mulheres de bem, no mundo todo, devem celebrar esse gesto histórico de autodeterminação da Venezuela, repudiando as ameaças intervencionistas e se somando a uma grande corrente de solidariedade.

Também no Brasil se farão ouvir as vozes que rechaçam a violência e a sabotagem contra o governo legítimo do presidente Nicolás Maduro.

Qual moral tem um usurpador como Michel Temer para falar em democracia, violando a própria Constituição de nosso país, ao adotar posições que ofendem a independência venezuelana?

O Brasil não pode passar pela infâmia de se aliar a governos que conspiram contra uma nação livre e se associam a facções dedicadas a tomar o poder de assalto, apelando para o caos e a coação.

Convocamos todos os brasileiros e brasileiras à defesa da democracia e da autodeterminação de nossos irmãos venezuelanos, ao seu direito de viver em paz e a definir o próprio destino.

Repudiamos as manobras de bloqueio e agressão que estão sendo tramadas nas sombras da Organização dos Estados Americanos (OEA), sob a batuta da Casa Branca e com a cumplicidade do governo golpista de nosso país.

Denunciamos o comportamento repulsivo dos meios de comunicação que manipulam informações e atropelam a verdade, para servir a um plano de desestabilização e isolamento.

Declaramos nossa solidariedade ao bravo povo de Bolívar. Sua luta pela paz também é nossa.

Comitê Brasileiro pela Paz na Venezuela

São Paulo, 01 de Agosto de 2017.

* Primeiras adesões (receberemos adesões individuais e de organizações somente por email (paznavenezuelabr@gmail.com) até o dia 08 de Agosto de 2017.

Organizações:

1. Articulação brasileira dos movimentos sociais da ALBA

2. Campanha Brasil Justo para todos e para Lula

3. Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB

4. Central Única dos Trabalhadores - CUT

5. Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz – Cebrapaz

6. Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé

7. Conselho Mundial da Paz – CMP,

8. Consulta Popular

9. Democracia no Ar

10. Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC

11. Fundação Perseu Abramo

12. Instituto Astrojildo Pereira

13. Intersindical – Central da Classe Trabalhadora

14. Levante Popular da Juventude

15. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST

16. Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA

17. Partido Comunista do Brasil – PCdoB

18. Partido dos Trabalhadores – PT

19. Sindicato dos Arquitetos

20. Sindicato dos Bancários de Santos

21. União Brasileira de Mulheres – UBM

22. União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES

23. União da Juventude Socialista – UJS

24. União Nacional dos Estudantes – UNE.

0 comentários: