sexta-feira, 21 de abril de 2017

Léo Pinheiro mente para ter delação aceita

Do site do Lula:

Leia abaixo a nota da Defesa de Luiz Inácio Lula da Silva a respeito do depoimento do empresário Léo Pinheiro, concedido nesta quinta-feira (20) na 13ª Vara Federal de Curitiba.

"Léo Pinheiro no lugar de se defender em seu interrogatório, hoje, na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, contou uma versão acordada com o MPF como pressuposto para aceitação de uma delação premiada que poderá tirá-lo da prisão. Ele foi claramente incumbido de criar uma narrativa que sustentasse ser Lula o proprietário do chamado triplex do Guarujá. É a palavra dele contra o depoimento de 73 testemunhas, inclusive funcionários da OAS, negando ser Lula o dono do imóvel.

A versão fabricada de Pinheiro foi a ponto de criar um diálogo - não presenciado por ninguém - no qual Lula teria dado a fantasiosa e absurda orientação de destruição de provas sobre contribuições de campanha, tema que o próprio depoente reconheceu não ser objeto das conversas que mantinha com o ex-Presidente. É uma tese esdrúxula que já foi veiculada até em um e-mail falso encaminhado ao Instituto Lula que, a despeito de ter sido apresentada ao Juízo, não mereceu nenhuma providência.

A afirmação de que o triplex do Guarujá pertenceria a Lula é também incompatível com documentos da empresa, alguns deles assinados por Léo Pinheiro. Em 3/11/2009, houve emissão de debêntures pela OAS, dando em garantia o empreendimento Solaris, incluindo a fração ideal da unidade 164A. Outras operações financeiras foram realizadas dando em garantia essa mesma unidade. Em 2013, o próprio Léo Pinheiro assinou documento para essa finalidade. O que disse o depoente é incompatível com relatórios feitos por diversas empresas de auditoria e com documentos anexados ao processo de recuperação judicial da OAS, que indicam o apartamento como ativo da empresa.

Léo Pinheiro negou ter entregue as chaves do apartamento a Lula ou aos seus familiares. Também reconheceu que o imóvel jamais foi usado pelo ex-Presidente.

Perguntado sobre diversos aspectos dos 3 contratos que foram firmados entre a OAS e a Petrobras e que teriam relação com a suposta entrega do apartamento a Lula, Pinheiro não soube responder. Deixou claro estar ali narrando uma história pré-definida com o MPF e incompatível com a verdade dos fatos.

Cristiano Zanin Martins"

2 comentários:

Anônimo disse...

A história da delação ou Por uma Comissão da Verdade que coloque em pratos limpos a Indústria da Delação ou: o problema não é a Baleia Azul...


http://jornalggn.com.br/blog/jose-carlos-lima/por-uma-comissao-da-verdade-que-coloque-em-pratos-limpos-a-industria-da-delacao-ou-o-problema-nao-e-a-ba-0

urcanet disse...

Dallagnol é um incompetente contumaz, regiamente pago com o meu, o teu, o nosso dinheirinho suado.

Fez um apresentação em Power Point cheia de furos e alvo de piadas e chacotas, notadamente no meio jurídico.

Agora apresenta um enredo de "delação premiada" que obriga Léo Pinheiro recitar em troca das chaves da tranca, mas numa versão tão tosca que só mesmo o Moro, doido e desesperado pra condenar o Lula, poderia embarcar de forma consciente.

Se um ET vindo de Plutão atestar que o Triplex do Guarujá é do Lula, Moro bate o martelo: "CONDENADO ATÉ ÁS ELEIÇÕES DE 2018", depois um Tribunal Superior absolve, mas aí...