sábado, 15 de abril de 2017

Esquerda amplia as chances na França

Do site Vermelho:

O primeiro turno da eleição presidencial na França tornou-se mais disputado, com a ascensão repentina do candidato Jean-Luc Mélenchon que, da quinta posição nas sondagens, subiu para o terceiro posto, a apenas 2 pontos dos líderes, Emanuel Macron e Marine Le Pen, que têm 22 pontos. O líder do França Insubmissa agora tem amplas condições de disputar o segundo turno das eleições no país, no dia 7 de maio.
A nove dias da votação, uma pesquisa de opinião mostra os três candidatos principais com mais oportunidades de chegar ao segundo turno, disputado pelos dois mais votados.

A sondagem Ipsos-Sopra Sterna feita para o jornal Le Monde colocou Emmanuel Macron, de centro, e Marine Le Pen, líder da extrema-direita, empatados com 22 por cento cada no primeiro turno de 23 de abril, seguidos pelo candidato de extrema-esquerda Jean-Luc Mélenchon, com 20 por cento.

A distância de 2 pontos entre os três está dentro da margem de erro, o que indica que a disputa ficou bastante indefinida.

Segundo a sondagem, Macron é apontado como favorito para derrotar tanto Marine quanto Mélenchon no segundo turno, em 7 de maio, mas a ascensão rápida de Mélenchon nas intenções de voto, na esteira de seu bom desempenho em dois debates na televisão no final de março e início de abril, pode configurar uma mudança neste quadro.

Uma segunda pesquisa divulgada nesta sexta-feira mostrou uma diferença de seis pontos percentuais separando os quatro favoritos do total de 11 candidatos à presidência. O levantamento diário da empresa Opinionway mostrou Macron na liderança, com 23 por cento, e Mélenchon na retaguarda, com 17 por cento.

Outras pesquisas têm apontado que Mélenchon pode derrotar tanto Macron quanto Marine no segundo turno. A candidata da extrema-direita é a que tem a maior rejeição e não venceria o segundo turno com nenhum dos dois adversários, de acordo com as sondagens.

A pesquisa do Le Monde foi realizada nos dias 12 e 13 de abril com 1.509 entrevistados.

0 comentários: