quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

O que esperar da dupla mídia/Lava Jato?

Por Pedro Breier, no blog Cafezinho:

Não precisa ser vidente: mais proteção ao PSDB, simbolizado por Aécio Neves, e mais perseguição ao PT, simbolizado por Lula.

A ação do consórcio midiático/judicial nos estertores de 2016 mantém o padrão adotado desde o início da operação.

MP, Moro, PF e mídia corporativa de repente viram respeitadores dos direitos fundamentais e da privacidade do investigado quando ele pertence ao PSDB.

A venda de terras ao capital estrangeiro

Por Luiza Dulci, no site Brasil Debate:

Terra, capital e trabalho compõem a clássica tríade dos fatores de produção que embasam as análises e cálculos econômicos desde a Economia Política, não havendo, portanto, atividade econômica que prescinda da combinação destes fatores. Na atual conjuntura de mudanças que se abate sobre o Brasil e o mundo muito tem se falado dos movimentos do capital e seus impactos sobre o trabalho. Entretanto, a questão da terra – tanto rural quanto urbana – é pouco discutida, apesar de ser peça-chave para a compreensão da dinâmica capitalista contemporânea.

“Mineirinho” depõe na PF. Cadê a Globo?

Por Altamiro Borges

E ainda tem gente que acredita na imparcialidade e na neutralidade da mídia tupiniquim. Esse sujeito mal informado e alienado merece, de fato, o apelido de “midiota” – termo criado pelo jornalista Luciano Martins Costa, quando ainda editava o “Observatório da Imprensa”. Na semana passada, Aécio Neves, presidente nacional do PSDB e candidato derrotado na eleição de 2014, foi prestar depoimento na Polícia Federal, em Brasília. Bem diferente do tratamento dado ao ex-presidente Lula, não houve sequer uma equipe da TV Globo para registrar este episódio inusitado. A “cordial visita” também não foi capa dos jornalões. Ela quase passou despercebida – talvez porque o “Mineirinho”, da lista de propina da Odebrecht, ainda continue clandestino para o justiceiro Sergio Moro e para os barões da mídia.

Cai o Meirelles da Argentina. E no Brasil?

Por Altamiro Borges

Henrique Meirelles, o czar da economia do Judas Michel Temer, deve estar preocupado. O seu amigo Alfonso Prat-Gay acaba de levar um pé no traseiro do presidente argentino Mauricio Macri. O descartado ministro da Fazenda e das Finanças da nação vizinha também era exibido pela mídia rentista como “o salvador da pátria”, o homem de confiança do “deus-mercado” e o “gestor moderno” que superaria o populismo “bolivariano” da presidenta Cristina Kirchner. O Grupo Clarín – tão mafioso como o Grupo Globo – garantiu que Alfonso Prat-Gay reergueria o país, que sairia rapidamente do inferno para ingressar no paraíso, com mais investimentos, empregos e renda. Tudo mentira!