domingo, 21 de agosto de 2016

Dilma no tribunal de exceção

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Jeferson Miola

Expectativas e mistério rondam o comparecimento da Presidente Dilma no próximo 29 de agosto no Senado da República, o tribunal de exceção da fase final da farsa do impeachment.

Com freqüência o processo da Dilma é equiparado ao de Getúlio Vargas, atacado covarde e implacavelmente pela oligarquia golpista e seus meios de comunicação até o último instante de vida, quando deferiu um tiro no próprio peito. A Carta Testamento, deixada para o povo brasileiro em 24 de agosto de 1954, tem sido evocada como referência para o pronunciamento de Dilma no Senado. É uma referência necessária, porém de eficácia histórica parcial.

Lula e Dilma, essa Olimpíada é de vocês…

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Renato Rovai, em seu blog:

Lula e Dilma é que levaram o Brasil a organizar dois grandes eventos esportivos questionados por alguns com certa razão e por muitos por absoluto ódio anti-nacional.

Por uma lógica besta do “imagina na Copa”, que foi estimulado por veículos de comunicação, em especial pela Globo.

E por uma elite Maimeira que adora desfilar de camisa verde e amarela, mas que não gosta do país em que vive.

Lula propõe rede da esquerda na internet

João Goulart, reformas e golpe

Por Emiliano José, na revista Caros Amigos:

Democracia para esses democratas não é o regime da liberdade de reunião para o povo: o que eles querem é uma democracia de povo emudecido, amordaçado nos seus anseios e sufocado nas suas reivindicações.

A democracia que eles desejam impingir-nos é a democracia antipovo, do antissindicalismo, antirreforma, ou seja, aquela que melhor atende aos interesses dos grupos que eles servem ou representam.

A democracia que eles querem é a democracia para liquidar com a Petrobras.

O mundo inviável sob a 'pax americana'

Por Emir Sader, na Revista do Brasil:

Terminada a Guerra Fria, os Estados Unidos­ puderam impor sua ordem ao mundo. O que deveria ser uma época da pax americana virou uma nova era de convulsões, tanto econômicas como bélicas. Sem o campo soviético, os Estados Unidos puderam impor sua hegemonia, mas o que surgiu foi um mundo de guerras, terrorismo e violência ainda maiores.

O neoliberalismo foi globalizado e se estendeu por praticamente o mundo inteiro. Em vez de retomar o crescimento, a economia internacional entrou no mais longo e profundo ciclo recessivo da sua história, desde 2008, sem prazo para terminar.

Acusação contra Feliciano chega ao STF

Da revista Fórum:

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu nesta quinta-feira (18) a queixa apresentada pela estudante de jornalismo Patrícia Lélis contra o deputado Marco Feliciano (PSC-SP). Ela acusa o parlamentar de tentativa de estupro.

O caso, que já está com a Procuradoria-Geral da República (PGR), foi remetido ao Supremo pelo fato de o deputado ter foro privilegiado.

SP censura ao furar olho de fotógrafo

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

O fotógrafo Sérgio Silva foi considerado culpado pela Justiça do Estado de São Paulo por ter sido atingido por uma bala de borracha e, consequentemente, perdido o olho esquerdo. O disparo partiu da Polícia Militar, cuja repressão a um protesto pela redução na tarifa dos transportes públicos, no dia 13 de junho de 2013, deixou um rastro de manifestantes e jornalistas feridos.

O juiz da 10ª Vara de Fazenda Pública Olavo Zampol Júnior afirmou que “ao se colocar na linha de confronto entre a polícia e os manifestantes, [Sérgio Silva] voluntária e conscientemente assumiu o risco de ser alvejado por alguns dos grupos em confronto''.


A eleição municipal e o golpe

Editorial do site Vermelho:

Esta semana será importante na luta contra o golpe midiático-judicial-parlamentar que a direita move contra a presidenta constitucional Dilma Rousseff.

Os próximos dias são decisivos para a democracia e os defensores da legalidade e da Constituição precisam manter a mobilização para derrotar o grave retrocesso político-institucional que a direita e os conservadores querem impor ao Brasil.

É preciso reforçar a luta contra o golpe e direcionar ao Senado e aos senadores a exigência para que se alinhem com a nação que repudia o golpe e os golpistas de Michel Temer e Eduardo Cunha.

O golpe de Temer na Previdência Social

Por José Cássio, no blog Diário do Centro do Mundo:

Um dos principais desafios do presidente Michel Temer - na realidade um compromisso que o interino selou com o setor produtivo em troca do apoio à derrubada da presidente Dilma Rousseff - é a aprovação da reforma da previdência.

Para pressionar os trabalhadores a contribuírem por mais tempo, Temer quer alterar o cálculo da aposentadoria, através da instituição de uma idade mínima - 65 anos tanto para homens quanto para mulheres.

Outra mudança será o tempo de contribuição obrigatório para que qualquer um se aposente - dos 15 atuais para 20 anos. Também é consenso que a vinculação do piso previdenciário ao reajuste do salário mínimo será revista, mas ainda não se sabe se isso será feito junto com a reforma ou em uma outra proposta, dada a polêmica da questão.

A casta de juízes que tem horror ao povo

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:



O Estadão publica hoje mais uma das matérias que mostram, outra vez, o absurdo das remunerações milionárias dos juízes e desembargadores brasileiros. Desta vez, para mostrar que ganham tanto ou mais que seus congêneres de países ricos, onde o trabalhador em geral ganha três, quatro, seis ou mais vezes que os brasileiros.

Volta e meia temos estas já nem tanto reveladoras contabilidades da drenagem de recursos da população para um grupo de profissionais vorazes e poderosos que hoje detêm, virtualmente, o direito de fazer o que quiserem, com qualquer um.

Atoleiro neoliberal e o paradoxo chinês

Por A. Sérgio Barroso, no site da Fundação Mauricio Grabois:

Um articulista graúdo do The New York Times - correspondente econômico sênior do jornal e escritor - acaba de descobrir a pólvora. Sua pesquisa revelou que a economia mundial está “em marcha lenta”. Segundo concluiu Neil Irwin, esse crescimento lento “ocorre há 15 anos”. Ou seja, ele não se contentou com a violenta queda que atingiu em cheio o centro do capitalismo e que passou a ocorrer a partir de 2007-8; esticou a corda. [1]