quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Serra, Russomano e o dinheiro sujo

Por Renato Rovai, em seu blog:

Ninguém nada mais nada menos do que Marcelo Odebrechet teria revelado em negociação para delação premiada que o senador José Serra, atual chanceler do governo interino, teria recebido 23 milhões de reais, em 2010, para a sua campanha presidencial. Em dinheiro de hoje, 35 milhões.

Sei que o leitor deste blogue é inteligente e sabe fazer contas, mas só para efeito de comparação com esses 35 milhões dá para comprar uns 50 apartamentos ditos triplex localizados na praia da Enseada, no Guarujá, e que supostamente seriam do Lula.

O golpe e a escalada autoritária

Por Jeferson Miola

O golpe é a solução escolhida pelo mercado para derrubar uma Presidente inocente e empossar em seu lugar um governo usurpador, integrado pelos personagens mais conservadores, corruptos e misóginos da política brasileira.

O golpe é o remédio empregado pela burguesia para desempatar, a seu favor, o conflito distributivo instalado no Brasil com a crise capitalista mundial que teve início em 2008 nos EUA e na Europa. Com o golpe, a oligarquia realça sua índole reacionária e conspirativa, que rebrota ferozmente sempre quando sente seus privilégios ameaçados.

Serra quer implodir o Mercosul

Por Marcelo Zero, no site Brasil Debate:

O governo golpista do Brasil, juntamente com seus sócios paraguaios e argentinos, decidiu não reconhecer a presidência pro tempore da Venezuela no Mercosul. Além disso, agora se recusa a participar de quaisquer reuniões ou atividades presididas pela Venezuela.

Ora, o governo golpista não pode deixar de reconhecer a presidência da Venezuela, pois ela está prevista claramente na normativa do bloco. O artigo 12 do Tratado de Assunção, que fundou o Mercosul, estabelece que a Presidência do Conselho se exercerá por rotação dos Estados Partes e em ordem alfabética, por períodos de seis meses. Por sua vez, o Protocolo de Ouro Preto, que definiu, em 1994, a estrutura institucional do Mercosul, estipula, em seu artigo 5, que a Presidência do Conselho do Mercado Comum será exercida por rotação dos Estados Partes, em ordem alfabética, pelo período de seis meses.

O triunvirato repressor do governo Temer

Por Fernando Marcelino, no site Outras Palavras:

O governo Temer inicia um novo capítulo na história do Brasil. Mais uma vez, as mesmas forças que mataram Getúlio e derrubaram Jango agora aplicaram um golpe de Estado contra Dilma via impeachment.

Uma articulação que conta com o apoio decisivo dos Estados Unidos, operacionalizado por Michel Temer, setores reacionários do Congresso Nacional, do Judiciário, Ministério Público, Polícia Federal, Tribunal de Contas e entidades empresariais, contando com a mão amiga de diversos órgãos de mídia – sob o comando da Globo, Estadão, Folha de São Paulo e outros jornais, revistas e mídias digitais – visando construir uma narrativa de normalidade do funcionamento das instituições. Um verdadeiro golpe institucional.

A hipocrisia oceânica no Senado

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Não há muito o que dizer sobre a noite da hipocrisia. Os que decidiram levar Dilma a julgamento fingiam cumprir o doloroso dever de condenar uma presidente eleita por ter ela cometido crime de responsabilidade. Fingiam acreditar que pedaladas fiscais foram um delito, e não uma prática orçamentária rotineira nos últimos governos, em que os bancos públicos desembolsam recursos e são posteriormente ressarcidos (com juros) pelo Tesouro. Fingiam não saber que os decretos “irregulares” de Dilma apenas remanejaram recursos, que não criaram despesas novas sem autorização legislativa.

O Brasil espera um gesto de recusa

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

Sobraram duas alternativas: a heroica devolução do poder ao povo para renovar a República – e assim repactuar democraticamente as bases do desenvolvimento; ou o caos espiralado em direção a um novo ponto de coagulação repressivo da história nacional.

Os senadores brasileiros terão que se superar nessa escolha.

Sim, não há precedente de grandeza dessa ordem.

Os artistas lambe botas de Sérgio Moro

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Fora tudo, há um certo grau de perversão e crueldade na visita que um grupo de atores famosos e ex-famosos fez a Sérgio Moro.

Susana Vieira, Luana Piovani, Lucinha Lins, Victor Fasano, Fagner e outros viajaram a Curitiba para prestar apoio à Lava Jato e às tais dez medidas contra a corrupção do procurador Deltan Dallagnol.

Foram recebidos no gabinete do juiz e lhe deram um pen-drive com assinaturas de apoiadores. Depois desceram à porta do prédio da Justiça Federal onde congraçaram com 50 manifestantes que vestiam verde e amarelo e gritavam palavras de ordem. O tour finalizou com um almoço com o magistrado.

O delegado que convocou Marisa Letícia

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Publica o Estadão que o delegado federal Márcio Anselmo mandou chamar a depor a mulher de Lula, Marisa Letícia, além de seu filho Fábio e os donos do sítio em Atibaia, que o ex-presidente frequenta: Jonas Suassuna e Fernando Bittar.

Nada de mais em Marisa prestar declarações, como qualquer cidadão ou cidadã.

Mas é bom recordar o nível de isenção do delegado que, em princípio, será o responsável por tomar seu depoimento, trazendo o texto do mesmo Estadão, em reportagem de Julia Duailibi, em novembro de 2014.

"Fora Temer" e a censura nas Olimpíadas

Por Débora Melo, na revista CartaCapital:

“Se você se manifestar com uma faixa ‘fora Temer’, vamos pegar a faixa”. Foi assim que um agente de segurança do estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, iniciou uma discussão com dois torcedores que assistiam à partida da seleção brasileira feminina de futebol contra a China, na quarta-feira 3. “Dentro do estádio não pode”, disse o funcionário, conforme vídeo que circula na internet.

Protestos contra o presidente interino Michel Temer (PMDB) têm sido reprimidos nos Jogos Olímpicos, e alguns manifestantes chegaram a ser expulsos das arenas. No sábado 6, ao acompanhar uma prova de tiro com arco, um brasileiro foi retirado do Sambódromo por agentes da Força Nacional de Segurança. Motivo: um controverso grito ‘fora Temer’.

Contra Dilma, valeu até gol de mão

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Considerando a já baixa credibilidade de nossos parlamentares, pode-se lamentar a maratona política realizada no Senado, que chegou as 2 e meia da madrugada desta quarta-feira.Para quem pode seguir ao menos uma parte das discussões, como fez este humilde blogueiro, foi uma noite didática, para se assistir a um espetáculo de cartas marcadas, um teatro ensaido com antecedência para se evitar debates reais e avançar o rolo compressor de uma maioria de momento, ocupada em revogar direitos e conquistas da última década e meia - operação que passa pelo afastamento definitivo de Dilma Rousseff e pela cada vez mais complicada tentativa de dar alguma estabilidade ao governo Michel Temer.

A pior faceta do golpe

Por José Guimarães, no site Vermelho:

Movidos pelo inconformismo da quarta derrota sucessiva na disputa para a Presidência da República, PSDB/DEM e seus partidos satélites criaram no país — com apoio de uma mídia sem compromisso democrático — a ideia de que o impedimento da presidenta Dilma Rousseff seria a panaceia para a instabilidade política no País.

Passados quase três meses do afastamento provisório de Dilma, o que vemos é justamente o oposto: a instabilidade não só continua, como se agravou e adquiriu novos contornos. Os brasileiros hoje vislumbram incertezas no horizonte, com a permanente ameaça de desmonte de direitos históricos nas áreas trabalhistas, social e econômica.