quinta-feira, 7 de julho de 2016

Temer presenteia as teles com R$ 17 bilhões

Por Altamiro Borges

Tendo como principal lobista na Câmara Federal o ex-presidente Eduardo Cunha, as poderosas multinacionais das telecomunicações foram acusadas diversas vezes de participarem da trama golpista que resultou no impeachment da presidenta Dilma. Agora, com o Judas Michel Temer, elas serão recompensadas com uma medida que dilapida o patrimônio público. Sem maior escarcéu, o Estadão informou nesta terça-feira (5) que o governo interino pretende "transferir para as teles um patrimônio de R$ 17 bilhões". A medida escancara os verdadeiros objetivos do “golpe dos corruptos”, bancado pelos ricaços, que serve unicamente aos interesses do grande capital. Somente os “midiotas” caíram na conversa fiada das “pedaladas fiscais” e da “salvação nacional”.

O arcebispo golpista que acoberta pedófilos

Por Altamiro Borges

Nesta quarta-feira (6), o Vaticano confirmou o afastamento do arcebispo da Paraíba, o golpista Aldo Pagotto. Segundo o comunicado lacônico, o Papa Francisco “aceitou a renúncia” do religioso ítalo-brasileiro, mas não há maiores detalhes sobre o motivo do expurgo. Nos últimos meses, porém, aumentaram as denúncias de que o arcebispo teria abrigado em sua diocese padres e seminaristas acusados de abuso sexual de menores de idade. Já em 2002, Aldo Pagotto foi acusado pelo Ministério Público do Ceará de coagir adolescentes para que mudassem seus depoimentos a fim de proteger um frei acusado de estupro. Diante das suspeitas, o Vaticano determinou, no ano passado, que o arcebispo não ordenasse mais padres ou recebesse novos seminaristas. Agora, ele “renúncia” e se diz vítima de acusações “difamatórias”, que o expõem ao “escárnio público”.

A luta em defesa da comunicação pública

Haddad critica partidarização da imprensa

Da Rede Brasil Atual:

Em entrevista à Rádio Brasil Atual hoje (6), o prefeito e pré-candidato à reeleição na capital paulista, Fernando Haddad (PT), avaliou que houve um movimento da elite nacional para nivelar por baixo o debate político, pondo de lado a discussão sobre propostas e tornando a todos potencialmente suspeitos. “Eu entendo que foi tomada uma decisão política pelo establishment, de suprimir a contradição política no país. Não é derrotar. Porque derrotar é pôr ideias em debate, um dos lados vence. É a supressão da representação política dos debaixo que, pela primeira vez em 500 anos, conseguiram encontrar uma voz”, afirmou.

Aécio some e deixa empreiteiros magoados

Por Dayane Santos, no site Vermelho:

Desaparecido dos holofotes da mídia desde que as delações que citam seu nome se intensificaram, o senador tucano Aécio Neves (PSDB-SP) tem seu nome novamente envolvido nas investigações da Operação Lava Jato.

Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, Aécio tem sido citado em várias delações de empresários que ficaram chateados com a postura do tucano, que teria colocado lenha na fogueira da Lava Jato achando que a operação só atingiria o PT e não chegaria aos empresários.

Derrota de Temer na Câmara foi aviso

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Tal como previmos no meio da tarde de ontem, o governo interino testou sua base e perdeu, ao insistir em aprovar a urgência para a votação do projeto de lei sobre a renegociação da dívida dos estados. Antes, já desistira de votar o mérito mas acabou derrotado também na urgência, embora por pouco. A votação deixou algumas lições importantes para o governo interino que joga tudo para se tornar definitivo. A primeira e mais importante foi a de que não será fácil aprovar o prometido ajuste fiscal, que por ora não passou de palavras, e especialmente a emenda constitucional fixando teto de crescimento do gasto público, nos próximos 20 anos, limitando-o à inflação do ano anterior, para os governos federal, estaduais e municipais.

Cunha chora ao renunciar e culpa o PT

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Por duas vezes, Eduardo Cunha ensaiou um choro, embargando a voz, ao ler o pronunciamento de renúncia à Presidência da Câmara.

O homem de gelo parece estar perdendo o controle, porque é muito difícil que, mesmo deixando o posto, possa salvar o seu mandato e o foro privilegiado de que dispõe como deputado.

A possibilidade de Cunha recuperar as condições de ser decisivo na decisão sobre quem irá ser eleito presidente da Câmara.

Agência Sindical comemora 25 anos

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Dia 15 de julho, sexta, às 18h30, a Agência Sindical divulga vídeo institucional de seus 25 anos. Será aqui no Barão (Rua Rego Freitas, 454, cj 83). No evento, serão entregues camisetas alusivas ao aniversário. O jornalista João Franzin, fundador e coordenador da Agência, afirma: “Será um encontro de amigos e parceiros. Vamos reunir gente que tenha identidade e compromissos”.

O tucano que subiu no telhado

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Alguns desdobramentos da Lava Jato.

Lance 1 - as tacadas no mercado norte-americano

Consiste em uma esperteza de advogados norte-americanos, valendo-se da eterna ingenuidade penal brasileira.

Por lá se desenvolveu a curiosa tese de que o dólar é um patrimônio dos Estados Unidos. Assim sendo, qualquer ato de corrupção que envolva até meros pagamentos em dólar expande a territorialidade e passa a ser tratado como ato de corrupção contra o governo norte-americano. É a mais nova forma de tomar dinheiro, seguindo no rastro dos fundos-abutre.

O “pixuleko” contra Lewandowski e Janot

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Desde o primeiro boneco inflável difamatório (contra Lula) que foi levado às manifestações de rua fascistas, o que ocorreu em agosto do ano passado, muitos se perguntam como é possível que grupos financiados por fontes obscuras promovam esses ataques à honra de cidadãos que, mesmo sendo pessoas públicas, não perderam seus direitos constitucionais.

No protesto de 16 de agosto de 2015 contra Dilma Rousseff apareceu o boneco inflável do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em menos de 48 horas desde sua primeira aparição, durante ato em Brasília, o personagem com roupa de presidiário já estava em São Paulo.

'Deus Mercado' e a religião capitalista

Por Tatiana Carlotti, no site Carta Maior:

Os aspectos religiosos do neoliberalismo e o proselitismo na comunicação foram temas debatidos pelos professores da Universidade Metodista, Jung Mo Sung (Ciências da Religião) e Magali Cunha (Comunicação). Eles participaram do seminário “A Metafísica do Neoliberalismo e a Crise de Valores no Mundo”, promovido pelo Fórum 21, no último dia 2 de julho (sábado), no auditório da Fundação Escola de Sociologia e Política (FESP).

EUA orquestram o desmonte do Brasil

Por Frei Betto, no site da Adital:

O documento Estratégia de Segurança Nacional dos Estados Unidos, definido no governo Obama, assinala que o Brasil representa uma enorme reserva de riquezas naturais estratégicas, essenciais ao desenvolvimento das novas tecnologias. Acrescenta que apenas o nosso país possui o potencial de exercer, na América do Sul, um grau de influência capaz de competir com os interesses hegemônicos dos EUA.

Obama foi explícito: "Temos que ter clareza sobre os desafios presentes e futuros, e reconhecer que o nosso país conta com a capacidade única de mobilizar e guiar a comunidade internacional para enfrentá-los”.

Crise política resulta em racha do PSTU

Por Altamiro Borges

Não está nada fácil decifrar o complexo e dinâmico quadro político brasileiro. Até organizações mais dogmáticas, que se colocam como donas da verdade e acima do bem e do mal, estão penando. Nesta quarta-feira (6), um expressivo grupo de dirigentes e militantes do PSTU anunciou seu desligamento do partido de orientação trotskista. Entre os signatários do manifesto de rompimento, o respeitado intelectual Valério Arcary e a vereadora potiguar Amanda Gurgel – a sigla elegeu dois parlamentares nas eleições municipais de 2012. No texto, bastante civilizado, ficam explícitas as críticas à postura sectária do PSTU, que apoiou o impeachment de Dilma e defende a bandeira do “fora todos”.

Pressão derruba o “general da Funai”

Foto: Victo Pires/ISA

Por Altamiro Borges

Antes mesmo de tomar posse, mais um "notável" do covil golpista de Michel Temer é defenestrado. Desta vez foi o general da reserva Sebastião Roberto Peternelli, que havia sido indicado para presidir a Fundação Nacional do Índio (Funai). Após a enérgica reação das comunidades indígenas e da repercussão negativa na imprensa internacional, o truculento ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, anunciou nesta quarta-feira (6) que o viúvo da ditadura militar não assumirá mais a pasta. “Não há nenhum óbice ou veto pessoal ao nome que foi indicado pelo PSC, mas não será ele o presidente da Funai. Estamos em negociação com outro tipo de perfil”, justificou, constrangido, o ministro interino. De recuo em recuo, o Judas Michel Temer vai mostrando sua fragilidade!