sábado, 4 de junho de 2016

As mesquinharias de Temer, o sitiado

Por Altamiro Borges

O golpista Michel Temer não é apenas um político oportunista, sem princípios e traíra. Ele também está se mostrando uma pessoa rancorosa, mesquinha e patética - que beira, com sua ações, o protótipo do fascista. Nesta semana, o Judas tomou mais duas decisões que revelam a sua baixeza, pequenez e nulidade. Num primeiro ato administrativo, ele limitou os voos da presidenta. Logo na sequência, ele cortou a comida servida no Palácio do Alvorada. Tais gestos, aparentemente de força, confirmam a fraqueza do "interino", cada dia mais desacreditado e odiado na sociedade. Na prática, é o golpista quem está sitiado, com medo da revolta das ruas e da votação final do impeachment no Senado.

Sergio Moro vai intimar o filho de FHC?

Por Altamiro Borges

Nesta semana, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a retirada do sigilo da "delação premiada" de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras. A mídia privada, mentora do "golpe dos corruptos", só tem dado destaque aos trechos do depoimento contrários à Dilma Rousseff - apesar do delator ter afirmando apenas que "ouviu falar" sobre o seu envolvimento em atos ilícitos. Já o trecho em que o delator afirma categoricamente que o ex-presidente FHC privilegiou o seu filho em negócios com a Petrobras virou notinha de rodapé. Afinal, o grão-tucano é um santo. Como circula na internet, basta pertencer ao PSDB para não ser acusado, julgado e, muito menos, condenado! 

Jucá, o "ministro oculto", será preso?

Por Altamiro Borges

O ex-ministro José Dirceu, considerado o "homem-forte" do presidente Lula, foi perseguido de forma implacável pela mídia venal. Antes mesmo de ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ele já havia sido condenado, preso e torturado pela imprensa falsamente moralista. Ele talvez dispute com Lula o recorde de capas terroristas da "Veja", a revista do esgoto, ou dos histéricos comentários dos "calunistas" da TV Globo, a emissora que sonega e mente. A mesma linha editorial, porém, não tem sido adotada diante do ex-ministro Romero Jucá, o "homem-forte" do Judas Michel Temer, que foi "afastado" na semana retrasada. Ele não foi capa das revistas "Veja", "Época" ou "QuantoÉ", nem manchete dos jornalões e nem motivo de cara feia dos William - Bonner e Waack - da TV Globo.

Golpista mantém Dilma em prisão domiciliar

Por Jeferson Miola

A fragilidade de um governo ilegítimo e usurpador é medida pelo regime de força e de exceção que emprega para conter a indignação e a revolta democrática e popular.

O governo usurpador Temer-Cunha padece de uma crise irreversível de legitimidade. É um governo totalmente desmoralizado e desacreditado perante a sociedade brasileira e grande parte dos países do mundo.

Os fascistas já perceberam que não terão trégua, perceberam que sofrerão uma oposição frontal de um povo cada vez mais radicalizado na luta e na resistência. Estão assustados com a vitalidade militante das juventudes, mulheres, estudantes, artistas, setores culturais e da maioria da população que promove permanentemente o constrangimento e o escracho dos golpistas.

Unir as forças pela volta da democracia

Editorial do site Vermelho:

O Brasil está de novo frente à encruzilhada histórica que tem se repetido periodicamente desde o final da Segunda Grande Guerra – a imperiosa necessidade de optar entre o caminho do avanço democrático e do progresso social, ou retroceder em conquistas já alcançadas para garantir os benefícios, antigos e inaceitáveis, dos setores especulativos e rentistas do capital financeiro que, sob a interinidade ilegítima de Michel Temer, volta a dar as cartas no governo federal.

A saúde em risco no governo interino

Por Ana Luíza Matos e Oliveira, no site Brasil Debate:

Recentes declarações do ministro interino da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), de que o Sistema Único de Saúde (SUS) deveria ser revisto por ser oneroso, mostram a quais interesses serve dentro do Ministério. Barros chegou a propor uma redução do papel do SUS para dar espaço aos planos de saúde, mas se viu obrigado a votar atrás após as repercussões negativas de suas declarações.

Diga-se de passagem, as propostas que têm sido apresentadas para a área social nos poucos dias de governo interino vêm encontrando grande rechaço por parte da população, por serem o contrário dos programas vitoriosos nas eleições presidenciais nos últimos anos.

Um filme chamado Brasil

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

Instale uma lente grande angular na sua angústia com o Brasil.

Abstraia contradições óbvias demais.

Essa, por exemplo: um projeto econômico neoliberal que só se viabiliza com um golpe de Estado articulado por instituições que encarnariam o liberalismo - o congresso ‘representativo’, o judiciário ‘independente’, ‘a mídia ecumênica e isenta’...

Não restou um tijolo desse edifício no Brasil pós 11 de maio.

Temer prepara decreto para esvaziar EBC

Por Renato Rovai, em seu blog:

O ministro Dias Toffoli concedeu liminar ao presidente da EBC, Ricardo Mello, e devolveu-lhe a presidência da empresa para a qual ele foi nomeado por quatro anos.

Essa foi a primeira grande derrota legal do governo Temer nesses seus primeiros dias.

Mas Temer já prepara um novo golpe contra essa decisão.

Michel Temer atola

Por Maurício Dias, na revista CartaCapital:

Lá se foram os 31 dias de maio, 19 deles sob a vigência do governo provisório de Michel Temer, iniciado no dia 12 deste mesmo mês. Nesse período, curtíssimo período, a administração do vice-presidente ganhou marcas notórias. A mais visível delas é o ressurgimento de um reacionarismo exasperado imposto pela base do Congresso. Mais precisamente, pelo emergente e poderoso “baixo clero”.

Essa é a linha divisória traçada entre a presidenta Dilma Rousseff e o vice Michel Temer.

Quando nem o FMI avaliza Michel Temer

Por Laura Carvalho, no site Outras Palavras:

O artigo de três dos principais economistas do FMI publicado na última quinta-feira (26), a começar pelo título – Neoliberalism: oversold? – , tem tido grande repercussão. A palavra “neoliberalismo” até aqui era considerada um palavrão típico de maluco de palestra, desses que não devem entender nada de economia e de capitalismo. Afinal, seus benefícios estão desenhados em qualquer manual. Só os mais ideológicos ou ignorantes insistiriam em desafiar a Lógica.

PSDB na origem da corrupção na Petrobras

Por Patrícia Faermann, no Jornal GGN:

O caso da empresa ligada a Paulo Henrique Cardoso, o filho de FHC, no ano de 1999 com o esquema de corrupção da Petrobras, para a compra de turbinas para a usina térmica TermoRio, teve um capítulo ignorado pelos grandes jornais que publicaram a notícia. Esse capítulo não só revela indícios diretos da prática criminosa sob a influência da presidência tucana, como as diversas relações de personagens e corporações e as camadas de corrupção que conectavam não apenas os interesses das empresas com a estatal brasileira, como também multinacionais de bom trânsito em esquemas tucanos: a Alstom.

Contra golpe, a chance de Lewandowski

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Os desafios e impasses desta difícil etapa de nossa história política colocaram nas mãos do ministro Ricardo Lewandowski uma decisão verdadeiramente crucial para o destino da democracia brasileira.

Encarregado, pela Constituição, de assumir a presidência do julgamento de Dilma Rousseff pelo Senado Federal, caberá a Lewandowski assegurar o respeito ao pleno direito de defesa, princípio fundamental que serve de linha divisória entre o Estado Democrático de Direito e as lamentáveis versões de Estado de Exceção construídas ao longo da história humana, numa sequência deprimente de excrescências político-jurídicas que nem vale a pena mencionar aqui.