terça-feira, 17 de maio de 2016

Janaína Paschoal já foi despachada?

Por Altamiro Borges

Após várias encenações teatrais e demoníacas, a advogada Janaína Paschoal, uma das autoras do pedido de impeachment da presidenta Dilma, parece que já foi despachada pelos golpistas que assaltaram o Palácio do Planalto. Ela sequer foi lembrada para ocupar um cargozinho no governo do Judas Michel Temer, que esbarra em tantas dificuldades para nomear uma mulher para o seu “ministério de notáveis” – composto por homens, brancos e ricaços. E nem dá para alegar falta de experiência em cargos públicos. Afinal, a fugaz líder da extrema-direita brasileira, que sempre tentou se travestir de “apartidária”, já ocupou várias funções em governos tucanos, segundo reportagem do Jornal do Brasil:

Temer quer aparelhar a TV Brasil

Por Altamiro Borges

Em mais um gesto arbitrário, o Diário Oficial da União publicou nesta terça-feira (1) a exoneração do diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o jornalista Ricardo Melo. A medida autoritária fere a autonomia do órgão, responsável pela TV Brasil, Agência Brasil e vários canais de rádio. Segundo diversos juristas, ela inclusive avilta a Constituição Federal. Mas, pelo jeito, o Judas Michel Temer pretende seguir os passos dos tucanos paulistas, que aparelharam a TV Cultura, e do correntista suíço Eduardo Cunha, que transformou a TV Câmara num instrumento dos seus golpes e manobras. O "presidente interino" cada vez mais se parece com um ditadorzinho de quinta categoria!

Por que o governo Temer acabou

Por Renato Rovai, em seu blog:

Temer, o ilegítimo, já entrou para a história como ex-presidente da República mais trapalhão e obtuso desde a democratização.

E olha que tivemos Collor, mas ao menos o caçador de marajás teve votos. Temer também, mas apenas 367. E a história dirá como foram amealhados.

Mas este post não se dedicará a falar dos motivos que garantiram a tomada de poder pela turma de Temer, o ilegítimo, mas se dedicará a explicar seu obituário.

Como funcionam os paraísos fiscais

Serra prepara quinto abandono de cargo

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

Em mais um capítulo parcialmente divulgado pela mídia tradicional do diário do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, enquanto ocupou a Presidência da República (1995-2002), o tucano maior narra que o escolhido do governo provisório de Michel Temer para ser o ministro das Relações Exteriores, José Serra, teve reentrada problemática no ministério em 1998. Serra havia sido ministro do Planejamento de FHC (1995-1996). De difícil convivência, José Serra teve divergências com a equipe econômica, deixou o cargo para disputar a prefeitura de São Paulo. Perdeu (o eleito foi Celso Pitta) e queria voltar para o governo em algum cargo na área econômica.

A nova correlação de forças no Congresso

Por Marcos Verlaine, no site Vermelho:

Queda de Dilma e ascensão de Temer muda a correlação de forças no Congresso Nacional. Na prática, antes do afastamento da presidente essa correlação de forças já existia, mas não estava formalizada. Isto é, Dilma, do ponto de vista formal tinha uma grande base, mas na prática era o que podíamos chamar de “base paraguaia”.

A votação da admissibilidade do impedimento na Câmara, no dia 17 de abril, evidenciou esse fato, que agora na prática está configurado. A admissibilidade do impeachment foi aprovada na Câmara por 367 votos contra 137 e sete abstenções. No Senado, o pedido foi aceito na comissão especial por 15 a 5; no plenário, cuja votação ocorreu no dia 11 de maio, o placar foi 54 a 22.

Honduras, Grécia e o destino do Brasil

Pedro X. Molina/Rebelión
Por Marcelo Zero

Por causa do golpe, o Brasil se converteu, aos olhos do mundo, numa espécie de grande Honduras. Um país sem instituições democráticas sólidas, instável, sujeitos a golpes de todos os tipos. Uma típica e caricata república de bananas.

Graças ao golpe, o Brasil se converteu em motivo de chacota em todo o mundo. Nunca a imagem do nosso país esteve tão baixa. Até mesmo jornais conservadores, como o New York Times, fazem editoriais condenando o golpe e afirmam o óbvio: a destituição de Dilma Rousseff piorará a crise política brasileira. Já a nossa mídia plutocrática e bananeira dedica-se, agora com vocação para grande partido da situação, a ocultar o óbvio e a defender o indefensável.

Temer ataca a comunicação pública

Por Felipe Bianchi, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

A comunicação pública brasileira é o mais novo alvo do golpe que colocou Michel Temer na presidência da República. Nesta terça-feira (17), foi publicada no Diário Oficial da União a ordem de exoneração do jornalista Ricardo Melo do cargo de Diretor-Presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), atropelando a lei e escancarando a intenção de aparelhar a EBC. Melo informou que recorrerá à Justiça para tentar garantir o cumprimento de seu mandato.

Wagner Moura é censurado pelo 'Estadão'

Por Altamiro Borges

O premiado ator Wagner Moura foi procurado pelo oligárquico Estadão para opinar sobre a extinção do Ministério da Cultura - um dos primeiros atos arbitrários do Judas Michel Temer. O texto, porém, foi censurado pela jornal da famiglia Mesquita, que já está em plena operação para blindar o golpista que assaltou o Palácio do Planalto. Como o próprio ator escreveu, o Brasil viverá tempos de "trevas". A sorte é que ainda existe a internet livre, pelo menos enquanto os novos ditadores não a sabotarem. Rejeitado pelo Estadão, o artigo de Wagner Moura foi postado no blog de Juca Kfouri. Vale conferir: .       

A cultura responderá à agressão golpista

Festival de Cannes
Por Patrícia de Matos, no site da UJS:

O movimento cultural tem dado grandes demonstrações da sua força política na recente luta contra o rompimento democrático no Brasil. Nos últimos meses, uma série de atos culturais e políticos envolvendo artistas, produtores, coletivos e redes têm se espalhado pelo país para denunciar o retrocesso do golpe e suas graves conseqüências.

Sem dúvida, o anúncio da extinção do Ministério da Cultura, logo no início do governo golpista de Michel Temer, é uma dolorosa punhalada que afeta imediatamente toda a cadeia cultural do país e indica para um retrocesso sem precedentes. Por outro lado, traz a necessidade de articulação política de um movimento social e cultural complexo, pujante e em constante crescimento.

É possível derrubar o governo golpista

Por Bepe Damasco, em seu blog:                                                          

Em poucos dias os golpistas que assaltaram o governo já mostraram suas garras. Não pretendem deixar pedra sobre pedra em termos de políticas sociais e conquistas civilizatórias.

Com esse objetivo, a Esplanada dos Ministérios foi invadida pelo que há de mais desqualificado, corrupto e fétido na política nacional.

O problema para Temer e sua quadrilha é que muita gente capturada pelo massacre midiático diário, que até apoiava a saída de Dilma, começa a perceber que foi enganada e que seus direitos estão prestes a virar pó.

Golpe, golpistas e as metáforas perigosas

Por Flavio Aguiar, de Berlim, no site Carta Maior:

Chamou a atenção a cara de desolação com que as comentaristas presentes na Globo News receberam a fala de Jorge Pontual, desde Nova Iorque, sobre a péssima recepção inicial do governo Temer na mídia internacional.

Em outra oportunidade, chamou a atenção também a reação ressentida de comentaristas da Globo a editorial do New York Times criticando o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Uma das comentaristas chamou de doideira ou palavra semelhante. Sinal de o golpe foi duro. O New York Times é considerado um jornal modelar por grande parte do mundo leitor e jornalistas do mundo inteiro. Ou seja, a Globo acusou o golpe - não o que ajudou a patrocinar contra Dilma, mas o que recebeu no fígado.

Agressão a blogs é a nova tara golpista

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Menciono essas agressões não por vitimismo, sequer por preocupação, mas porque agora elas fazem parte da conjuntura política.

Falar delas é necessário para entender o que está acontecendo no país.

Nos últimos dias, os blogueiros sofreram várias agressões.

1) matéria na capa do site da Globo (fiz post sobre isso).
http://oglobo.globo.com/brasil/blogs-pro-governo-terao-verba-cortada-19305905

2) twitter ultra-agressivo, nojento, de Jorge Bastos Moreno (fiz post sobre isso).


O papel da comunicação pública

Para onde vai a democracia brasileira?