terça-feira, 1 de março de 2016

STF aborta manobra de Cunha. Fedeu!?

Por Altamiro Borges

Em decisão tomada nesta terça-feira, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido para adiar o julgamento da denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República contra o presidente da Câmara Federal, o correntista suíço Eduardo Cunha. Com isto, está mantida a sessão - que pode dar início ao processo de cassação do lobista - para esta quarta-feira (2). Ao justificar o seu voto, o ministro alegou que "o inquérito tramita há aproximadamente um ano" e que o STF recebeu "atento e constante acompanhamento dos competentes representantes do acusado signatários das petições". Em outras palavras, ele simplesmente abortou a manobra ardilosa de Eduardo Cunha.

Ato contra a censura da Globo


Manifesto contra a censura da Globo

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Nós, abaixo-assinados, vimos a público repudiar o autoritarismo das Organizações Globo, responsáveis por mais um ataque frontal à liberdade de expressão ao lançar mão da judicialização da censura para intimidar blogueiros e jornalistas que investigam o caso do triplex em Paraty que, segundo uma fiscal do ICMBio, pertenceria à família Marinho, uma das mais ricas do Brasil. A informação foi divulgada pela agência Bloomberg, em 2012, e replicada pelo site UOL e pela revista CartaCapital.

E os sonegadores do escândalo HSBC?

Por Tatiana Carlotti, no site Carta Maior:

Desdobramento da Lava Jato, a Operação Acarajé varreu da pauta as suspeitas levantadas pela jornalista Mirian Dutra relacionando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o Grupo Brasif. Tão ágil quanto a Justiça, o PIG mostrou serviço, incensando ao longo da semana a prisão de João Santana, marqueteiro das campanhas do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff.

Presos “preventivamente” desde a última terça-feira (23.02), Santana e sua mulher, Márcia Moura, respondem pela acusação de terem recebido US$ 7,5 milhões em contas no exterior, segundo os promotores, de forma ilegal. A questão da sonegação fiscal e evasão de divisas vieram à tona. Diante do furor da imprensa e da agilidade da Justiça, a questão se impõe:

A Globo tem muito o que explicar

Cardozo e o 'republicanismo' obtuso do PT

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

O ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo teria razão em muitas das coisas que fala.

Isso desde que vivêssemos num mundo muito, muito menos imperfeito do que é.

Numa terra dos sonhos, a Polícia Federal atuaria sem levar em conta questões políticas. Jamais, para ficar num exemplo, o caso do helicóptero de um amigo de Aécio teria mofado sem investigação mesmo com uma carga de meia tonelada de pasta de cocaína, digna de um Pablo Escobar.

UNE debate os desafios da conjuntura

Por Mariana Payno, no site da União Nacional dos Estudantes (UNE):


A diretoria plena da União Nacional dos Estudantes se reuniu nesta segunda-feira (29) na sede da Apeoesp, no Centro de São Paulo, com o objetivo de definir a pauta da mobilização estudantil para os próximos meses.

Na abertura do evento, os 86 diretores da entidade, vindos de todas as regiões do Brasil, participaram de um debate com representantes de diferentes movimentos e entidades.

Inflação de demanda: obsessão ou fetiche?

Por Jorge Varaschin, no site Brasil Debate:

Nos últimos meses, mostrou-se a base quase mítica sob a qual se sustenta o debate econômico em geral, e o brasileiro, em particular. Não apenas porque o desenvolvimento econômico é um tema controverso, capaz de tornar o debate nebuloso, escondendo o essencial de qualquer tipo de discussão, mas, principalmente, por ser inerentemente ideológico, traz em si (e em suas aparentes justificativas) interesses de classes. A suposta neutralidade científica da ortodoxia econômica não cabe no mundo real.

Cardozo falhou diante dos abusos

Por Hylda Cavalcanti, na Rede Brasil Atual:

A notícia da saída do cargo do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, teve repercussões diferentes entre setores diversos da sociedade Enquanto a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) divulgou nota externando preocupação com a “autonomia da PF”, juristas e magistrados reiteraram posicionamento que vinham fazendo há meses, de que a questão que reside nos motivos da saída de Cardozo não são a busca por menor ou maior autonomia da instituição. E sim, a falta de controle de vazamentos seletivos, de retorno a perguntas sobre como foram feitas determinadas investigações e iniciativas que deixaram transparecer abusos a direitos fundamentais garantidos na Constituição.

A crise política exige resposta popular

Editorial do site Vermelho:

A cavaleiro da informação de que 39% dos brasileiros o indicam como o melhor presidente da República que o Brasil já teve (Datafolha, divulgado no domingo, 28) Luiz Inácio Lula da Silva revela forte disposição de luta para enfrentar a crise, que se agravou desde a semana passada.

Na festa dos 36 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores, Lula deixou clara essa disposição. Disse que não é candidato à sucessão de Dilma Rousseff em 2018, mas será “se for necessário” para manter o projeto de mudanças em curso desde 2003. “Estarei com 72 anos e com tesão de 30 para ser candidato a presidente da República.” E garantiu: “Nós sairemos mais fortes dessa luta. Se eu cometer um erro não vai ser a Globo que vai anunciar a vocês: vou ser eu”.

Quem é o novo ministro da Justiça de Dilma

Wellington César Lima e Silva
Por Tory Oliveira, na revista CartaCapital:

Escolhido nesta segunda-feira 29 para ocupar o cargo de ministro da Justiça, no lugar de José Eduardo Cardozo, que deixou a pasta para assumir a Advocacia Geral da União, o baiano Wellington César Lima e Silva atuou como procurador de Justiça no Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).

A mudança no Ministério da Justiça foi anunciada, por meio de um comunicado oficial, pela presidenta Dilma Rousseff. A saída de Cardoso provocou uma dança das cadeiras: o ex-ministro da Justiça assumirá a Advocacia-Geral da União, substituindo Luiz Inácio Adams, que, de acordo com a nota oficial, saiu do cargo por razões pessoais. Assim, Luiz Navarro de Brito ocupará o cargo de ministro-chefe da Controladoria Geral da União.

"A Globo não é dona do Brasil"

Da revista Fórum:

O jornalista Sidney Rezende, de 57 anos, um dos criadores do modelo de programação da rádio CBN e também um dos fundadores da GloboNews, falou pela primeira vez sobre sua demissão do canal fechado e fez duras críticas ao grupo da família Marinho. Segundo ele, a Globo está “extrapolando os seus limites” e “impedindo que as expressões populares do nosso país funcionem de uma maneira mais clara”. As declarações foram dadas em um evento de premiação dos melhores do Carnaval do Rio de Janeiro, no sábado (27). As informações são da coluna Notícias da TV, de Daniel Castro.

Lava-Jato e a disseminação do fascismo

Por Aldo Fornazieri, no Jornal GGN:

Hoje em dia é quase proibido ser petista no Brasil. Qualquer pessoa que seja identificada como militante ou simpatizante do PT é agredida verbalmente e corre o risco de ser agredida fisicamente. As agressões verbais de que foi alvo Chico Buarque são apenas um exemplo do que vem ocorrendo com milhares de pessoas pelo país a fora. Esse clima de violência verbal e física, de linchamento, vem sendo estimulado pelo juiz Sérgio Moro, pelos procuradores da Lava Jato, por setores da Polícia Federal, por políticos como Aécio Neves, Carlos Sampaio e Ronaldo Caiado, por grupos de extrema direita que pedem a volta dos militares e por setores da mídia. Petistas e simpatizantes honestos, que não praticaram nenhum crime, são criminalizados e perseguidos por essa onda fascista que se alastra na opinião pública.

"A Lista de Furnas", o documentário