sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Os sentidos do fenômeno Sanders

Por Mayra Cotta, no site Outras Palavras:

No final de maio do ano passado, a coletiva de imprensa que cobriu o lançamento da candidatura de Bernie Sanders às primárias do Partido Democrata contou com a participação de pouco mais de dez repórteres. A notícia foi dada em notinhas escondidas e em brevíssimas menções de poucos segundos. Nenhum jornal gastou tempo ou energia para analisar o significado daquela candidatura. Bernie Sanders seria apenas mais um desses candidatos que não seriam levados a sério. Um judeu com forte sotaque do Brooklyn que defendia ideias radicais demais para sustentar qualquer viabilidade eleitoral.

O sumiço da funcionária fantasma de Serra

Margrit Dutra Schmidt
Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:


O imbroglio Mirian Dutra/FHC trouxe de lambuja as desventuras da irmã de Mirian, Margrit Dutra Schmidt.

Margrit é funcionária fantasma do senador José Serra. Teria de cumprir nove horas de expediente, mas nunca foi vista pelos colegas.

Um chefe de gabinete de Serra forneceu uma desculpa cínica: “Ela trabalha para o senador como consultora. Ele solicita trabalhos e ela produz”.

O salário é de R$ 9.456,13. Serra veio com uma conversa absurda de que Margrit estaria envolvida em um “projeto educacional”.

Tempo político de Dilma está se esgotando

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Uma análise realista dos possíveis cenários futuros indicam que, em breve, o impasse político-econômico será rompido, ou com um governo de coalizão, ou com o caos.

As peças que compõem esse jogo são as seguintes:

Peça 1 – O tempo político de Dilma Rousseff encurtou consideravelmente.

Conexão FHC-Brasif-Globo será investigada?

Do blog Viomundo:

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) fez uma apresentação esta tarde no Congresso Nacional sobre empresas offshore ou fantasmas que ligam o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a empresa Brasif, a Rede Globo de Televisão e a panamenha Mossack Fonseca, investigada na Operação Lava Jato e especializada em criar empresas de fachada. Ele apresentou um mapa de conexões a jornalistas (ver abaixo).

Uma investigação coletiva a respeito do suposto “laranjal” foi iniciada pela blogosfera.

O grupo Gerdau e o 'moralismo' neoliberal

Aécio Neves e Jorge Gerdau Johannpeter
Por Osvaldo Bertolino, em seu blog:

Em janeiro de 2007, o empresário Jorge Gerdau Johannpeter cedeu a presidência da Gerdau, um dos 15 maiores grupos siderúrgicos do mundo, ao filho André. O acontecimento não mereceria comentários se não fosse a informação de que a Polícia Federal suspeita de que o Grupo Gerdau tenha contratado escritórios de advocacia apenas como fachada para dissimular pagamentos a representantes do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

A falsa "morte" da ex-amante de FHC

Da revista Caros Amigos:

O perfil do Facebook de Mirian Dutra foi invadido nesta sexta-feira (26) e teve postado uma mensagem sobre a morte da jornalista. “Lamentamos informar que la Sra Mirian Dutra Schmidt ha fallecido hoy en Madrid. Rogamos una oración por su alma”. Mirian, que está de fato em Madri, na Espanha, para exames médicos devido a uma crise de fibromialgia, desmentiu horas depois.

A violência policial dos tucanos em Goiás

Por Frade Marcos Sassatelli, no site da Adital:

A Mensagem "Denúncia da Violência Policial no Estado de Goiás”, do dia 18 do mês corrente, inicia dizendo: "Enviamos esta Mensagem como forma de denúncia do que vem ocorrendo no Estado de Goiás. A polícia militar goiana já é conhecida por sua truculência, contudo, nos últimos meses e, particularmente nos últimos dias, a violência policial tem se intensificado de maneira desavergonhada”. 

Como prova disso, a Mensagem traz três relatos de fatos recentes.

Acuada, Globo ameaça blogs progressistas

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Da revista Fórum:

Acuada com as reportagens investigativas publicadas recentemente por blogues progressistas, a Rede Globo passou a fazer ameaças de processo contra os responsáveis pelas denúncias. O jornalista Miguel do Rosário, do blogue “O Cafezinho”, foi um dos que receberam notificação da família Marinho.

No comunicado enviado por e-mail, foi exigido que ele retirasse do ar o post intitulado “Bomba! O mapa genealógico da Mossack Fonseca e Rede Globo”, sob pena de sofrer “medidas legais cabíveis”, por supostamente divulgar dados inverídicos a respeito da relação do grupo com empresas investigadas pela Polícia Federal.

A crise entre a falácia e o equívoco


Por Iago Montalvão, no site da UJS:


Temos visto crescer cada vez mais uma campanha midiática que tenta criar um clima de terror no país em relação à nossa economia. A tentativa desses setores é construir um falso cenário, cujo Brasil aparece como país isolado do mundo, de uma realidade completamente desconexa da economia e da crise mundial, responsabilizando exclusivamente a gestão do Governo Federal pelas dificuldades que hoje vivemos. Mas é só compreendendo o lugar do Brasil em meio à conjuntura internacional que poderemos entender as peculiaridades pelas quais passam a economia do nosso país.

Acrônimo, Zelotes e Lava Jato em ofensiva

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Na esteira da prisão do publicitário João Santana pela Lava Jato, a Operação Zelotes entrou em cena determinando o depoimento coercitivo de André Gerdau no inquérito que apura a compra de sentenças no Carf para driblar a Receita. Como Santana, ele também já havia se colocado à disposição das autoridades, que não viram muita graça nisso. Não pode faltar cobertura e espetáculo. Não foi mera coincidência. Daqui até o fim de maio, as operações Lava Jato, Zelotes e Acrônimo planejam intensificar suas ações, criando condições para o desejado “golpe final”. Faz parte dessa estratégia o desdobramento da Lava Jato deflagrado na manhã desta sexta-feira pela Polícia Federal. A PF avalia que depois as atenções da mídia estarão voltadas para as Olimpíadas e as operações perderão espaço na ribalta.

Mirian Dutra, FHC e a rede de autoproteção

Editorial do site Vermelho:

A direita e os conservadores sempre tiveram uma moral dúplice na qual ela e seus protagonistas aparecem acima da lei. Essa dupla moral é mais uma vez exposta no noticiário do caso, ocorrido faz três décadas, que envolveu o então senador Fernando Henrique Cardoso e a jornalista Mirian Dutra. São dois pesos e duas medidas: para proteger os seus, a direita, os políticos conservadores e a mídia que serve a eles atuam em uníssono e “montam” a verdade que convém a eles. A mídia conservadora é ferramenta não só para calar adversários mas para propagar as mentiras favoráveis à direita. E o dinheiro público, nos momentos em que a direita controla o governo, é fonte dos recursos usados para calar pessoas e pagar a mídia conservadora pelo serviço de veicular essas mentiras. Aos amigos tudo, aos inimigos os rigores da lei – este é o lema conservador. A rede de proteção erguida para esconder o filho bastardo de FHC mostra como esse lema permanece atual nos arraiais conservadores.