sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

TV paga perde 500 mil assinantes

Ilustração: Igor Lukyanchenko/http://www.cartoonmovement.com/
Por Altamiro Borges

As aceleradas mutações na área de comunicação têm provocado fortes abalos no modelo de negócios da mídia monopolista. Na semana passada, o jornalista Daniel Castro, do site especializado "Notícias da TV", confirmou que o mercado de tevê paga perdeu 500 mil assinantes em apenas quatro meses e "vive uma das piores crises da sua história". Diante desta retração, os barões da mídia tentam jogar a culpa exclusivamente na crise econômica do país - que eles inclusive ajudaram a alimentar com o seu pessimismo partidarizado. Mas esta não é a única resposta para a vertiginosa crise no setor.

Carnaval de Salvador e o primo de ACM Neto

ACM Neto e Luís Eduardo Magalhães Filho
Por Altamiro Borges

Nos últimos anos, o DEM - um condomínio partidário fisiológico e direitista - sofreu drástica redução do seu número de senadores, deputados, vereadores, prefeitos e governadores. Os demos quase foram parar no inferno - para o desespero do capeta. Alguns de seus líderes chegaram a prever a extinção da sigla. ACM Neto, eleito prefeito de Salvador em 2012, foi um dos poucos políticos com projeção que sobreviveu na organização moribunda. Neste período, ele tentou "modernizar" a sua imagem - muito associada ao velho coronel ACM e aos escândalos de corrupção da sua legenda. Para isto, o prefeito contou com a cumplicidade da mídia chapa-branca, que evita investigar as denúncias de podres na sua administração. Muito raramente elas aparecem na imprensa, como agora no período de Carnaval.

China e estratégias para enfrentar a crise

Por Lecio Morais, no blog de Renato Rabelo:

Nesta semana as bolsas chinesas tiveram nova queda expressiva e o banco central chinês fez nova intervenção de liquidez. O banco central renovou por mais 7 dias a operação da semana anterior, mantendo no mercado US$ 12,2 bilhões, e emprestando por 28 dias mais 39,7 bilhões de dólares.

Estes episódios na bolsa, bem como as intervenções do banco central chinês, alimentam previsões de novo aguçamento da crise iniciada em 2008. Dentre essas previsões, destacou-se o relatório alarmante de crash iminente do banco britânico RBS. [1]

Facebook tenta colonizar a internet

Por Gabriela Leite, no site Outras Palavras:

O Facebook está prestes a sofrer um revés, graças aos ativistas pela liberdade da internet. A Índia definirá, nos próximos dias, se vai banir do país o Free Basics, atrevida iniciativa de Mark Zuckerberg, dono da rede social gigante. O projeto consiste em uma parceria com operadoras de telefonia móvel de países em desenvolvimento para fornecer internet gratuita a pessoas pobres, porém apenas a um número limitado de sites e conteúdos filtrados pela empresa de Zuckerberg — Facebook obviamente incluso. Desde dezembro, o serviço está bloqueado no país asiático, e acontecem fervorosas discussões sobre seu futuro e o que será da liberdade da internet para os indianos. O órgão local que regula as telecons, TRAI (Telecon Regulatory Authority of India), decidirá nos próximos dias se Free Basics será ou não permitido.

Política social e crescimento econômico

Por Eduardo Fagnani, no site Brasil Debate:

A política social brasileira tem papel estratégico como força motriz do crescimento. Os direitos introduzidos pela Constituição Federal de 1988 e as políticas sociais posteriores exigiram grande esforço para mobilização de recursos. Atualmente, o gasto social (três esferas de governo) representa 25% do PIB. Em função dessa dimensão, a política social pode contribuir em duas poderosas frentes, para incentivar o crescimento econômico. A primeira é fortalecer o mercado interno de consumo de massas.

A segunda é ampliar os investimentos na expansão da infraestrutura para enfrentar as deficiências estruturais na oferta de serviços públicos de boa qualidade.


Aécio, “ininvestigável” e “impublicável”

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Não surpreeende a nova denúncia sobre o pagamento de propinas em Furnas que seriam destinadas ao PSDB e a Aécio Neves, agora feita pelo delator Fernando Moura, o que diz e desdiz conforme a pressão que sobre ele exercem.

É a terceira, porque antes já o haviam dito o megadelator Alberto Yousseff e o carregador de dinheiro conhecido como Ceará, o doleiro Carlos Alexandre de Souza Rocha, o qual, aliás, está estranhamente perdoado pelo Dr. Sérgio Moro, como registrou a infatigável Helena Sthephanowitz.

A ação dos procuradores pró-impeachment

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Ainda haverá uma nova enxurrada política este mês, tentando reavivar o fantasma do impeachment, antes que o país recobre a normalidade política e a disputa governo oposição volte ao trilho das críticas e propostas.

A estratégia é conhecida.

De um lado, delegados e procuradores criam fatos políticos novos, através de novas ações, novas denúncias ou vazamentos. A imprensa ecoa. A parceria visa recriar o clima pró-impeachment com vistas às manifestações marcadas para inicio de março.

Os 340 nomes flagrados por trabalho escravo

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Obtida através da Lei de Acesso à Informação, a terceira edição da “Lista de Transparência sobre Trabalho Escravo Contemporâneo'' traz os dados de empregadores autuados em decorrência de caracterização de trabalho análogo ao de escravo e que tiveram decisão administrativa final entre dezembro de 2013 e dezembro de 2015.

As informações foram compiladas pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social a pedido da Repórter Brasil e do Instituto do Pacto Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO) uma vez que uma liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal, em dezembro de 2014, segue em vigor, impedindo que o governo federal divulgue uma atualização do cadastro de empregadores flagrados com mão de obra escrava, a chamada “lista suja'', que esteve público entre 2003 e 2014.

Lula e o massacre histórico da direita

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

É ocioso lembrar quantos grandes líderes políticos já foram massacrados por essa mesma direita que está aí hoje a bombardear Lula de forma mecânica, metódica, planejada e executada com o timing e a sincronia de um balé bizarro.

Getúlio, Juscelino e Jango que o digam.

Todas essas investidas de grandes grupos corporativos de imprensa, de setores do Judiciário, das polícias militarizadas ou não contra líderes populares marcaram o século XX no Brasil e, agora, preparam-se para marcar, pela primeira vez, o século XXI.

Citação de Aécio ressuscita Lista de Furnas

Por Henrique Beirangê, na revista CartaCapital:

O depoimento do delator Fernando Moura citando o senador Aécio Neves (PSDB) como responsável pela indicação de diretores em Furnas ressuscita um esqueleto tucano enterrado pelos órgãos de investigação da Operação Lava Jato: a Lista de Furnas.

De acordo com Moura, no final de 2002, quando ainda estavam sendo decididas as composições para as diretorias de estatais no primeiro mandato de Lula, uma reunião foi feita entre integrantes do PT para definir as composições na Petrobras, Caixa Econômica, Correios, Banco do Brasil e nas centrais hidrelétricas de Furnas. No encontro, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares teria afirmado que havia interesse do senador na indicação de um diretor na estatal.

"Operação abafa" para salvar o tucanato

Por Tatiana Carlotti, no site Carta Maior:

Mais um escândalo envolvendo governos tucanos veio à tona. Desta vez, a acusação é o superfaturamento em contratos para o fornecimento de merenda escolar à Secretaria de Educação e mais 22 prefeituras do estado de São Paulo. Em delação, na “Operação Alba Branca”, dirigentes da Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar (COAF) citaram o deputado Fernando Capez (PSDB-SP), presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), e o ex-chefe de gabinete da Casa Civil do Governo Alckmin, Luiz Roberto dos Santos, o Moita, como participantes do esquema. Ambos negam.

Tudo contra Lula, nada contra Aécio

Significado do 4 de fevereiro na Venezuela

Por Beto Almeida

Um dia 4 de fevereiro como hoje, há 24 anos, um movimento militar revolucionário lançava um relâmpago que iluminou toda a Venezuela imersa na noite trágica do neoliberalismo mais selvagem, da entrega criminosa de sua maior riqueza a preço vil, o petróleo, e acordou um povo para a criatividade da política revolucionária, desenterrando dialeticamente a Bolívar e seus ideais transformadores.

Este movimento revolucionário tinha um líder que sintetizava em sua cara meio índia, meio negra, o DNA de um povo que precisava de nova convocatória, atualizando o bolivarianismo para esgrimi-lo tal como a espada de Bolívar para as tarefas do mundo de hoje, quando a humanidade e seu sentido histórico civilizatório estão em confrontação crescente e insanável com o imperialismo,