terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Previdência privada aplaude a “reforma”

Ilustração: Bira Dantas
Por Altamiro Borges

A proposta de “reforma” da Previdência do Judas Michel Temer é tão cruel e desumana que até já virou motivo de piadinhas macabras. O irreverente José Simão não perdeu a oportunidade: “Se eu estivesse morto, eu teria que trabalhar mais 20 anos pra me aposentar! E o Congresso? O Congresso vai se aposentar por anos de propina. Aposentadoria por tempo de propina... E o [site] Kibeloco: ‘A reforma é simples: se você não é militar, não vai se aposentar’. A Reforma da Previdência é simples: você não vai se aposentar! Pronto! E adorei a charge do ATorres com uns véinhos numa mesa branca: ‘Seu Astrodo, o senhor está entre nós? Já saiu sua aposentadoria, seu Astrodo’”.

Deixando as brincadeiras de lado, a contrarreforma do covil golpista representará, se for aprovada, um dos mais duros ataques aos direitos dos trabalhadores na história do país. Mas tem um setor que está rindo à toa – e não é piadinha. Os poderosos empresários dos planos de previdência privada vão ganhar fortunas com a medida. Eles apoiaram o “golpe dos corruptos” que alçou Michel Temer ao poder e serão regiamente recompensados. Apenas com o anúncio das principais regressões da “reforma” da Previdência milhares de brasileiros já estão procurando estes fundos para garantir a sua aposentadoria. Parte deles é controlada pelos banqueiros, que estão excitadíssimos!

Reportagem publicada na Folha nesta segunda-feira (12) informa que “de janeiro a outubro, a captação líquida dos fundos, descontando os resgates das novas aplicações, cresceu 20% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Fenaprevi, entidade que reúne as empresas que vendem planos de previdência... Para o presidente da entidade, Edson Franco, os números mostram que o segmento resistiu à crise econômica e pode ter lucrado com a discussão sobre a reforma da Previdência... Especialistas afirmam que guardar dinheiro para complementar a renda na aposentadoria será a único caminho para manter o padrão de vida”.

Ou seja: o trabalhador vai se ferrar de verde e amarelo. A idade mínima para aposentadoria será de 65 anos e ele precisará comprovar 49 anos de contribuição para receber 100% do benefício. No desespero, milhares depositarão seus parcos recursos nos fundos de previdência privada, que abocanharão ainda mais grana dos brasileiros. Até os “midiotas” mais tacanhos que foram às ruas para rosnar pelo “Fora Dilma” já devem estar percebendo que foram usados como massa de manobra dos mesquinhos empresários. “‘Seu Astrodo, o senhor está entre nós? Já saiu sua aposentadoria, seu Astrodo”!

0 comentários: