sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Oposição quer impeachment de Temer

Do site do PT:

Parlamentares da oposição vão pedir abertura de processo de impeachment contra o presidente usurpador Michel Temer. Na noite desta quinta-feira (24), o senador e líder da Oposição no Senado, Lindbergh Farias (PT-RJ), afirmou que Temer usou a Presidência da República para defender interesses privados.

“Absurdo. No nosso entendimento, Temer vai ter que responder processo por crime de responsabilidade para ser julgado pelo Congresso”, disse.

O pedido vai se basear nas denúncias do ex-ministro da Cultura Marcelo Calero. Ele teria gravado conversa que teve com Temer no Palácio do Planalto, na qual o presidente usurpador interveio em favor dos interesses do ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima.

Em depoimento à Polícia Federal (PF), prestado na quarta-feira (23), Calero disse que foi “enquadrado” por Temer para que encontrasse uma “saída” para autorizar a continuidade da construção de empreendimento em Salvador (BA), onde Geddel comprou um apartamento.

O senador Lindbergh se reuniu com a assessoria jurídica do PT e garante a intenção de protocolar pedido de impeachment nos próximos dias. Na avaliação dos petistas, Temer teria violado o trecho da lei de impeachment que diz ser crime de responsabilidade “servir-se das autoridades sob sua subordinação imediata para praticar abuso do poder, ou tolerar que essas autoridades o pratiquem sem repressão sua”.

O líder do PT na Câmara, deputado federal Afonso Florence (BA), também falou na possibilidade de impeachment de Temer. Segundo ele, identificado o crime de responsabilidade, o caminho é a abertura do processo. “O governo Temer derrete”, afirmou o parlamentar.

Florence destacou que a Bancada do PT na Câmara vai solicitar à Polícia Federal cópia do depoimento do ex-ministro da Cultura, além de seguir na apuração do caso Geddel, “que agora ficou muito mais grave, com o envolvimento de Temer nas denúncias”.

O PT e demais partidos de oposição ao governo golpista já acionaram a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Comissão de Ética da Presidência para a apuração das denúncias. Parlamentares do PCdoB também pediram o impeachment de Temer, como a senadora Vanessa Grazziotin e a deputada federal Jandira Feghali.

0 comentários: