sábado, 5 de novembro de 2016

O congresso dos juízes no resort baiano

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Encontre o erro nesta frase:

Uma empresa com extenso passivo judicial que inclui condenações por crimes ambientais, trabalhistas e fiscais patrocina um evento da Associação de Magistrados Brasileiros, AMB, que reúne cerca de 1200 juízes em um resort de Porto Seguro.

Nada?

A tal companhia, Veracel Celulose, fica ao sul da Bahia. Informa o Globo que ela tem uma vasta área de plantio de eucalipto, uma planta industrial para produção de celulose e um terminal marítimo.

A folha corrida é, de fato, um assombro.

Já foi condenada nas áreas ambiental, trabalhista e fiscal. Isso apenas na primeira instância. Na segunda, perdeu um processo por não pagar IPTU na cidade de Belmonte.

Um proprietário rural lavrou um boletim de ocorrência acusando a Veracel de ter enviado “pistoleiros” para ameaça-lo.

Em 2008, 15 anos após ter sido denunciada por crimes ambientais em três cidades baianas, a Veracel foi condenada a pagar uma multa de 20 milhões de reais e a reflorestar 47 mil hectares com vegetação nativa da mata atlântica.

O VI Encontro Nacional de Juízes Estaduais, no Arraial D’Ajuda Eco Resort, anunciou a presença da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia; de seu antecessor, Ricardo Lewandowski, que fez a abertura; e do juiz Sérgio Moro, que organizou um “talk show” com um colega italiano que atuou na Operação Mãos Limpas.

Carmen Lúcia acabou desistindo de última hora.

A AMB esclareceu, em nota, que tem “critérios rigorosos para a admissão de patrocínios aos seus eventos” e que “preza pela isenção e entende que não há nenhuma relação entre apoio financeiro ao evento e a independência da magistratura ao julgar empresas que estejam respondendo processos”.

A Veracel colocou 100 mil reais no congresso. É parte de sua campanha de 25 anos. Ela afirma que “tem relevância no PIB baiano”.

Ficamos combinados que o departamento de marketing da Veracel é o melhor do mundo. Os funcionários estarão em peso na palestra “Ética: desafio do pensamento e da ação na sociedade contemporânea”, dada pela mestre e doutora em Filosofia Márcia Tiburi, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Você precisa parar de se espantar com essas coisas. As instituições continuam funcionando.

0 comentários: