quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Grupo fascista invade a Câmara Federal

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Da revista CartaCapital:

Gritando palavras de ordem a favor do projeto Escola Sem Partido e de uma intervenção militar, um grupo de cerca de 50 manifestantes invadiu o plenário da Câmara dos Deputados na tarde desta quarta-feira, 16. Membros do grupo também gritavam que é preciso "fechar o Brasil", "viva Sérgio Moro", em alusão ao juiz da Operação Lava Jato, e "a nossa bandeira jamais será vermelha". 

Os integrantes do grupo - que afirmaram não pertencer a nenhuma organização - saíram da Comissão de Educação, dirigiram-se ao Salão Verde da Câmara e adentraram no plenário Ulysses Guimarães.

Durante a invasão, houve empurra-empurra e embate com a Polícia Legislativa. A segurança da Câmara também expulsou a imprensa do local durante o tumulto.

Uma parte dos manifestantes segue dentro do plenário e se recusa a sair. O Salão Verde, contíguo ao local de debates e votações da Casa, foi isolado, e a Polícia Legislativa cogita usar a força para retirá-los do local.

Em meio à confusão, quebraram uma porta de vidro do plenário, interrompendo a sessão presidida pelo primeiro vice-presidente da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA). Com gritos de "só um general pode salvar o Brasil" e "general aqui", o grupo também diz protestar contra projetos de lei capazes de "frear" a Operação Lava Jato.

Em entrevista, um homem que se identificou como Jefferson Vieira Alves e empresário da construção civil, disse que o grupo financiou sua ida a Brasília que confiava nos militares. "Queremos um general que venha para tomar providências”, disse.

Para o deputado Marcos Rogério (DEM-RO), a manifestação não aparenta ter conexão com uma suposta movimentação das Forças Armadas. "Não tem indício de que o movimento esteja conectado com qualquer ação militar. Não me parece que seja um movimento organizado por Forças [Armadas]. Me parece que é um movimento organizado por pessoas que simpatizam com a ideia e que estão tentando legitimar essa ideia".

Pelo Twitter, parlamentares como Érika Kokay (PT-SP), Maria do Rosário (PT-RS), Chico Alencar (PSOL-RJ) e Jandira Feghali manifestaram-se sobre o incidente.:

Érika Kokay: Ataque da extrema direita ao Plenário da Câmara é subproduto do golpe contra a democracia. São os ovos de serpente eclodindo.

Érika Kokay: Alguns golpistas ficaram surpresos com a invasão. Queriam o quê? Pisotearam a Constituição, deram voz ao fascismo e agora falam em democracia

Maria do Rosário: Parlamentares que criam cuervos dessa direita, alimentando quem é contra democracia, prestem atenção no discurso dos que vão comer seus olhos.

Jandira Feghali: Não vou dar audiência para esse grupo que invadiu a Câmara. Lamentável.

0 comentários: