quinta-feira, 17 de novembro de 2016

A absurda agressão a Caco Barcellos

Montagem: Daniel Pearl Bezerra
Por Altamiro Borges

A TV Globo é detestada pelo movimento sindical brasileiro. E não é para menos. Afinal, ela é contra os direitos trabalhistas e sempre tentou satanizar as lutas dos trabalhadores. Ela também foi a principal protagonista do “golpe dos corruptos”, que levou o Judas Michel Temer ao poder – abrindo a temporada da violenta regressão social, com a PEC da Morte, as reformas trabalhista e previdenciária e outras maldades em curso. Tudo isto – e muito mais – é verdade, mas não justifica a absurda agressão sofrida pelo jornalista Caco Barcellos nesta quarta-feira (16), durante o protesto dos servidores públicos do Rio de Janeiro.

Conforme as imagens gravadas, o repórter foi recebido diante da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) aos gritos de “golpista” e “o povo não é bobo, fora Rede Globo”. Contra ele foram arremessadas garrafas de água e até um cone de trânsito. Outro profissional da imprensa também levou pontapés e perdeu seus óculos. Escoltado por policiais, Caco Barcellos teve que deixar às pressas o local, escondendo-se em um prédio no centro carioca. O incidente até poderia ter consequências mais trágicas, o que mostra a aberração do ocorrido.

O editor e apresentador do programa “Profissão Repórter” é conhecido pelo seu profissionalismo e ética. Mesmo trabalhando na TV Globo, ele sempre procurou manter uma postura equilibrada e imparcial nas suas reportagens. No seu currículo, estão corajosas matérias contra o “esquadrão da morte”, a ditadura militar e muitas outras. Caco Barcellos não é daqueles profissionais que se curvam à pressão dos patrões e – muitas vezes – são até mais realistas do que o rei. Mesmo estes serviçais não deveriam sofrer qualquer agressão dos lutadores sociais.

O alvo dos protestos populares deveria ser única e exclusivamente o Grupo Globo, e não os seus assalariados. Do contrário, eles darão brechas aos provocadores – inclusive a agentes infiltrados – e servirão ao falso discurso dos barões da mídia em defesa da liberdade de expressão. Este é o álibi que o império global procura para continuar manipulando a mente e o coração dos brasileiros. Mais do que lutar, é preciso saber lutar!

2 comentários:

Anônimo disse...

O Caco Barcelos que desmascarou seus próprios colegas dizendo que, quando convém, acusam sem provas, sem se preocupar em investigar de verdade. Autor do livro "rota 66" quando foi inclusive ameaçado pelos bandidos fardados de SP. Era nosso vizinho no bairro partenon, periferia de Porto Alegre nos anos 70 e trabalhava de taxista para pagar a faculdade e sempre apoiou a luta contra os opressores. Que vergonha! Que gente estúpida!E vejo alguns blogs por aí , ditos de esquerda, querendo justificar a agressão e um bando de seguidores imbecis vibrando com o ocorrido. São identicos aos bosonaretes e olavetes. Essa agressão deve ser veementemente repudiada!

Anônimo disse...

Gente eu adoro esse cara!!!! Infelizmente acho que foi jogada da globo , colocar um dos poucos jornalistas que têm para cobrir essa matéria.
Pena que o caco Barcelos teve que ir, afinal é empregado da emissora!!! Porque será que não mandaram os paus mandados??? Pergunta retórica .