sábado, 6 de agosto de 2016

Vaia atropela covardia de Temer

Por Bepe Damasco, em seu blog:            

Primeiro o usurpador Temer, em patética quebra do protocolo, não teve sua presença citada no início da cerimônia de abertura. Como todo traidor é antes de tudo um covarde, essa tentativa de se esconder não surpreende.

Depois, vêm o detalhe mais importante para que o protesto seja entendido na sua real dimensão: o golpista também não foi chamado para a fala telegráfica de 10 segundos, dando como aberto oficialmente o evento.

As pessoas que estavam no Maracanã foram capazes de, por conta própria e num espaço curtíssimo de tempo, reconhecer quem estava falando e fazer reverberar uma sonora vaia de mais ou menos cinco segundos.

Para Temer, uma eternidade, talvez os piores cinco segundos de sua vida septuagenária. Para as dezenas de milhares de pessoas que vaiaram, o suficiente para expressar sua insatisfação.

Embora tenham feito "cara de paisagem", o constrangimento se espalhou entre os convidados engravatados do COI, a comitiva do golpista, a organização, que tudo fez para abafar a manifestação, e a mídia golpista.

Moral da história: levando-se em conta o contexto, a omissão do nome de Temer, a camisa de força do cerimonial que reservou só dez segundos para sua espécie de fala clandestina, a vaia estrepitosa sofrida por ele é a mais impactante que um "governante" já sofreu em eventos reunindo multidões.

Só a forte vontade das pessoas de extravasar sua contrariedade pode explicar um fenômeno desse tipo. É caso para Guinness Book, o livro dos recordes.

Identificar quem está falando em pouquíssimo tempo , começar a vaia e fazê-la tomar conta de todo o estádio é uma façanha que indica um dado aterrador para Temer: quem compareceu à cerimônia já saiu de casa esfregando as mãos para apupar o sujeito que roubou a cadeira presidencial sem um voto sequer.

De pouco adiantou o contorcionismo do monopólio midiático para salvar a pele do seu protegido. Aplausos só foram registrados ao redor de Temer, é claro. Não tem preço ouvir nas redes sociais o vídeo no qual Galvão Bueno, digníssimo representante da central do golpe, a Rede Globo, se entrega : "Sob vaias e alguns aplausos está aberta as Olimpíadas."

Fico a imaginar: já pensou se o usurpador fizesse um discurso? A resposta certamente seria de estourar os tímpanos. O fato é que o movimento Fora Temer empolga cada vez mais parcelas da população, na medida em que aumenta sua rejeição.

Mesmo que o jornalismo meliante do Jornal Nacional tenha escondido que 30 mil pessoas fizeram nesta sexta (5) uma linda manifestação contra o golpe, em Copacabana, o movimento pelo resgate da democracia em nosso país avança rumo à vitória.

0 comentários: