terça-feira, 10 de maio de 2016

Detenção de Guido Mantega é só "aperitivo"

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Numa ação despropositada, tomada contra alguém que não se recusa a depor, que não foi sequer intimado a isso e que não tem poder de interferir em nada nas investigações, a Polícia Federal levou, esta manhã, o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para prestar depoimento forçado.

É a nova fase do que agora se chama “Justiça” no Brasil: primeiro humilha-se a pessoa, depois se arranja alguma suposição ou um delator bem encrencado e…pronto: salta aí uma condenação para um petista.

Que diferença para gente como Eduardo Cunha, que é um comprovado negocista, com uma dezena de denúncias, recibos, extratos e investigações internacionais a sustentar suas culpas e que, apesar da medida drástica de cassarem-lhe o mandato (na prática, o efeito da suspensão) permanece livre destes constrangimentos, embora cheio de poder para interferir em tudo, inclusive indicar ministros ao governo Temer.

Infelizmente, é só um ensaio para o que vem aí nos próximos dias.

É essencial para o usurpador que as suas propostas de corte de direitos sociais e trabalhistas e de desmonte da máquina pública dividam o noticiário nos primeiros dias de sua aventura ilegítima.

Fala até o Estadão que Temer irá à TV dizer que apoia e ajuda a Operação Lava Jato que será tratada “como um “patrimônio nacional” que precisa ser preservado e ter autonomia para prosseguir com suas apurações”. Diz o jornal que o ” objetivo com o gesto é tentar manter uma base de sustentação popular à sua gestão”.

Imaginem se isso fosse verdade e Temer ali no estúdio:

Brasileiros e brasileiras. Meu governo apóia e incentiva a Operação Lava Jato, mesmo que prenda meu ministro do Planejamento, Romero Jucá, mesmo que casse o padrinho do meu golpe, Eduardo Cunha, mesmo que leve meus ministros Henrique Eduardo Alves e Geddel Vieira Lima, que também andam por lá. Meu apoio à Lava Jato é tão grande que até mesmo podem investigar a mim, que sou citado nos depoimentos e delações… É tanto que…epa! O que é que esse japonês está fazendo aqui no estúdio!?!?

Claro que isso não vai ocorrer, não é? A nova turma do poder, tirando o mártir Eduardo Cunha, não vem ao caso.

1 comentários:

Anônimo disse...

O republicanismo suicida do Lula e a honestidade "burra" da Dilma, destruíram a frágil Democracia no Brasil ...
Agora teremos uma DITADURA feroz da EXTREMA DIREITA NAZI-FASCISTA CORRUPTA E ENTREGUISTA !!!
SALVE-SE QUEM PUDER !!!
DIRETAS JÁ !!! JÁ !!!