quarta-feira, 30 de março de 2016

Juca Kfouri identifica os fascistas

Por Altamiro Borges

O jornalista Juca Kfouri, um dos mais renomados da área de esportes no Brasil, foi alvo de ofensas na madrugada de terça-feira (29), em São Paulo, por ter se posicionado contra o impeachment de Dilma. Crítico do governo petista e sem nunca ter pertencido a esta sigla, ele foi hostilizado pelos fanáticos sem cérebro – que a cada dia estão mais agressivos. Quatro malucos, um deles mascarado, pararam um carro na esquina de sua casa, dispararam buzinas e rosnaram: "Maldito, filho da puta, petista".

O jornalista não se intimidou. Desceu do seu apartamento e discutiu com os agressores. Além disso, ele postou em seu blog, hospedado no UOL, um texto em que crítica os fascistoides e informa que já identificou alguns dos "arruaceiros." Vale conferir sua corajosa postura:

*****
Quarteto de arruaceiros

Por Juca Kfouri

Quatro arruaceiros, num Honda Civic cinza, placas FES 5544, pararam na esquina da rua onde moro, por volta da meia-noite, um deles de máscara e camisa da CBF, e fizeram uma algazarra de acordar a vizinhança.

Com buzinas nas mãos, xingavam: “Juca Kfouri, maldito, fdp, petista!”.

Na segunda-feira retrasada já tinham feito o mesmo, com dois carros, e eram oito.

Eu não estava em casa, mas minha mulher os viu, assim como o guarda-noturno, que não anotou as placas.

Hoje, desci, anotei a placa e os abordei.

Logo fui dizendo que eles estavam enganados, que não sou e nunca fui petista e que sou contra o impeachment.

Agressivos que estavam, talvez surpresos por me verem, quiseram argumentar.

O de máscara falou: “Eu gostaria que você repetisse que não é petista, porque sou seu fã”.

Repeti e voltei a dizer que era contra o impeachment, além de dizer que o que eles estavam fazendo era um absurdo e que não me intimidavam.

Ele retrucou: “Mas não entendo como você pode ser contra o impeachment e não ser petista”.

“Porque você é um ignorante político”, respondi.

Ao que ele reagiu: “Não sou, não, eu leio Gramsci, a “Carta Capital” e o “Vermelho”.

Nesta altura, sob as vistas de meu filho e de minha mulher, e com a aproximação de dois guardas da rua, um dos que estavam atrás no carro, ponderou ao mascarado:

“Então pede desculpa e vamos embora”.

E foram. Sem pedir desculpa.

Valentes, muito valentes.

***

Atualização às 10h:

O Honda Civic , ano 2010, pertence à empresa MOAS INDUSTRIA E COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA, sediada à Rua Roberto Bosch 469, Pq. Industrial, São Paulo.
Seus proprietários são Mordekhai Moas e Alegretta Tilda Safatis Moas, residentes à rua Conselheiro Brotero.

Falei com o filho deles, Moris Moa, que prometeu entregar, até às 15h de hoje, quando voltarei a telefonar, os quatro nomes dos arruaceiros desta madrugada.

Diz ele que não era um dos quatro, embora uma foto sua seja muito semelhante ao motorista do veículo.

***

Atualização às 15h30: 

Voltei a falar com Moris Moa que voltou a negar estar no carro, disse ser difícil saber quem usou o veículo da empresa na madrugada e me indicou o advogado Roberto Podval, que “atende muitos petistas, até o Antônio Dirceu”, disse.

Desliguei porque, para quem apenas queria uma retratação dos quatro arruaceiros, restou o caminho da Justiça.

*****

Leia também:








0 comentários: