quinta-feira, 10 de março de 2016

Ato em SP denuncia abusos da Globo

Por Bruno Hoffmann, no site do PT:



A placa sobre a entrada principal do auditório Vladimir Herzog, no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, avisa: “Lotação: 90 pessoas”. Mas pelo menos 200 jornalistas, advogados, militantes de esquerda e estudantes participaram do evento Globo É Censura – Ato em Defesa da Liberdade de Expressão.

Durante mais de três horas, 15 personalidades de comunicação e da vida política do País falaram sobre o monopólio da Rede Globo, a tentativa de censura da emissora contra os blogs que denunciaram supostos casos de ilegalidade da família Marinho e sobre a perseguição da mídia ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por unanimidade, a condução coercitiva de Lula à Polícia Federal na última sexta-feira (4) foi definida como sequestro.

Ao microfone, se revezaram figuras como a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), o senador Roberto Requião (PMDB-PR), a presidenta da União Nacional dos Estudantes, Carina Vitral; o presidente do Barão de Itararé, Altamiro Borges; a secretária de Formação da CUT e coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Rosane Bertotti; os blogueiros Renato Rovai, Fernando Britto, além de advogados e membros do Sindicato dos Jornalistas. A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) e os jornalistas Palmério Dória, Paulo Henrique Amorim e Paulo Moreira Leite também compareceram ao evento.

A Globo e o golpe
O primeiro a ter a palavra foi o presidente do Barão de Itararé, Altamiro Borges. Durante o discurso, interrompido por muitos aplausos, o jornalista explicou que o ato se estendeu para Lula devido aos acontecimentos da última sexta. “A condução do Lula foi uma aberração sob todos os aspectos, um verdadeiro atentado à democracia. Este ato também virou um ato pela democracia contra o golpismo. O golpismo reside na Globo”, conclamou.

O monopólio de comunicação da emissora carioca, construído principalmente durante a ditadura militar (1964-1985), foi duramente criticado por Borges. Ele afirmou que “liberdade de expressão não pode ser liberdade de monopólio”.

No entanto, o presidente do Barão de Itararé relembrou que os profissionais da emissora “também sofrem com o constrangimento”. “Não há críticas aos profissionais da empresa. Profissionais que também sofrem com o constrangimento e a censura da emissora”, destacou.

O deputado Paulo Pimenta alertou sobre um avanço conservador “que há muito tempo não se via” no Brasil e conclamou a militância a ir às ruas para frear o golpe. Ele lembrou, também, do papel fundamental da Globo para criar um clima de terror político no País. “O elemento pensante que articula a grande mídia é a Globo. E o discurso da Globo é carregado de ideologia”.

Sobre as reações inflamadas de alguns militantes de esquerda, Pimenta lembrou do cenário de violência criado no País pelas grandes empresas de comunicação. “Violenta é a mídia, que há dois anos põe o Lula como presidiário nas capas, que faz haver um clima de violência contra figuras ligadas ao PT em restaurantes, por exemplo”. O deputado ainda destacou que é o momento da esquerda deixar de lado as diferenças para se unir em nome da legalidade e da Constituição.

A militância estar atenta para rebater as mentiras da Globo na Justiça é um caminho que também pode trazer bons resultados, analisou Rosane Bertotti. Para ela, a perseguição midiática não põe em risco apenas o ex-presidente Lula, mas toda a sociedade. “Hoje é o Lula, amanhã é a CUT, depois o Barão de Itararé e, quando menos se espera, pode ser qualquer um de nós”. Altamiro Borges concordou: “O movimento não é petista. É de quem quer preservar o estado de direito”.

Para Marcelo Lavenère, ex-presidente da OAB que assinou o impeachment contra Fernando Collor de Mello em 1992, as iniciativas vistas contra Lula põem em risco o sistema judiciário. “Não defendo o Lula porque gosto dele. Defendo porque gosto da democracia. Neste caso, quem o ataca está atacando a sua própria integridade jurídica”.

Pluralidade de informação
O senador Roberto Requião voltou a defender a soberania nacional sobre o pré-sal contra os gigantescos interesses estrangeiros. E disse que a volta de forças conservadoras pretendem tirar do Brasil a soberania sobre seu futuro. “O Lula é um símbolo das mudanças feitas no País nos últimos anos. Mas o objetivo que querem atingir é o estado brasileiro e o fim da possibilidade de qualquer projeto nacional soberano. Há de existir, sem enfrentamentos nas ruas, resistência a essa direita orquestrada internacionalmente através dos meios de comunicação. A mídia é o instrumento de amortecimento da consciência nacional”, afirmou.

A deputada Jandira Feghali criticou o que chama de “verdade única” ditada pela Globo e defendeu a pluralidade de informações trazidas pelos blogueiros. Ela também criticou os sucessivos governos que não combateram o monopólio da informação e desvelou o método de ação da emissora carioca. “A Globo não tem preocupação com a ética ou o combate à corrupção. Está numa guerra política. Se fosse questão de ética ou corrupção, o governo FHC foi o mais corrupto da República brasileira. Foi o governo que vendeu este País por alguns tostões. Mas a Globo não vai lá, porque o que interessa é proteger o projeto que eles representam”.

Uma das vítimas dos avisos judiciais da Globo, o jornalista Fernando Brito, do Tijolaço, foi um dos últimos a falar. Ele explicou como um pequeno blog descobriu o caso do triplex dos Marinho e não nenhuma grande emissora, jornal ou revista. “Nós descobrimos tudo isso sem aparato algum. Os outros veículos não descobrem não por não terem bons jornalistas, mas por não haver mídia livre”. E encerrou, alertando a todos: “Em 1964, nos tiraram o voto. Hoje, querem nos tirar o nosso candidato. O alvo da Lava Jato é o Lula”.

No fim do encontro, o jornalista Paulo Henrique Amorim, no corredor do Sindicato e com uma cara entre a irritação e a ironia, afirmou: “José Serra nos chamou de blogueiros sujos e é um adjetivo que nos orgulhamos muito. Ele deve ser limpo. Deve limpar muita coisa para se considerar um homem limpo”.



Entenda
O ato havia sido planejado pelo Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé há duas semanas para contrapor as tentativas de constrangimento judicial da Globo contra dois blogs e dois sites de notícias: O Cafezinho, Tijolaço, Rede Brasil Atual e Diário do Centro do Mundo. A família Marinho, dona da Globo, notificou o quatro veículos de comunicação por denunciarem que um triplex em Parati, no litoral fluminense, seria propriedade da família – a mansão está em nome de uma offshore registrada no Panamá e os Marinho negam sua propriedade.

Após o episódio com Lula, porém, o evento se tornou também uma possibilidade para combater a cobertura considerada parcial e ideológica da emissora contra o ex-presidente, Dilma, PT e entidades ligadas à esquerda, em contraposição ao tom ameno que dedica a figuras mais associadas a grupos tradicionalmente poderosos do País.

1 comentários:

Anônimo disse...

Ao
Blog da Cidadania
E demais blogs “sujos”
Prezados,
Estamos vendo, estarrecidos, a escalada da ilegalidade, praticada exatamente por quem tem a obrigação constitucional de defender e praticar a legalidade. Uma ameaça à democracia.
A “grande” imprensa, que poderia denunciar essa aberração, compactua e incentiva.
Ao cidadão que se revolta com tudo o que está vendo, só resta a blogosfera como sua ultima trincheira de resistência. Mas essa, também está ameaçada pela prepotência da Globo e por setores da justiça embarcados na politica (do lado errado). Se ousam atacar o ex-presidente da república, o que não farão contra um simples bloqueio?
Os blogueiros precisam, urgentemente, estar preparados para a ofensiva que certamente virá. Para isso, será necessário contratar os melhores juristas do país. E um advogado de renome cobra caro, nós sabemos.
É com essa preocupação que venho propor a criação de um fundo, formado com doações populares, nos mesmos moldes do que foi feito com muito sucesso quando do levantamento de recursos para pagar as multas impostas à José Dirceu e outros condenados no processo do mensalão.
Proponho criar uma campanha com adesão do maior número, senão de todos os blogs progressistas, com a abertura de uma conta poupança em nome de alguns blogueiros (de preferência 3, 4 ou mais pessoas – elejam um grupo de representantes e criem regras para utilização dos recursos), para que o cidadão possa fazer suas doações cujos recursos serão destinados a custear ações judiciais tanto para defenderem-se quanto para propositura de ações de iniciativa dos próprios blogueiros contra os desmandos da mídia e da justiça partidária. A conta pode ser na modalidade “não solidária”, de forma que as retiradas somente possam ser feitas com um numero mínimo de assinaturas, a ser estipulado.
Sugiro a abertura em uma agência da Caixa, que possui a maior capilaridade de pontos de atendimento do país e está presente em todos os municípios do Brasil. São mais de 17.000 unidades entre agência, casas lotéricas e lojas “CaixaAqui”, que recebem depósitos.
Tenho certeza de que uma iniciativa nesse sentido terá um sucesso tremendo, e a arrecadação pode chegar à uma cifra de 1 milhão de reais. Não muito, mas o suficiente para que os blogueiros possam se defender com os melhores advogados, contra os ataques dos golpistas e ainda contra-atacar.
Nós, cidadãos que amamos o Brasil e prezamos a democracia, precisamos da coragem, da ousadia, da competência, do espírito de luta de vocês, blogueiros.
Agradecemos por tudo o que já fizeram em prol da democracia. A cada gol que vocês marcam, a gente vibra e foram tantos que nem dá para enumerar... Mas agora, nesse momento de acirramento do golpismo, vocês terão um papel decisivo e histórico nessa briga.
Para isso, precisam estar fortes e essa força não vem apenas da vontade e determinação para a luta, mas, também de recursos financeiros.

Sarruf
vsarruf@gmail.com.br