sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Frente Brasil Popular fará desagravo a Lula

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Até aqui, o ex-presidente Lula enfrentou o cerco moral numa quase solidão evocativa de “O general em seu labirinto”, a magistral narrativa ficcional de García Marquez sobre o outono de Simón Bolívar, debilitado e esquecido depois das glórias que acumulou como libertador da Venezuela e outras pátrias latino-americanas. Lula vem enfrentando a cruzada de delegados, procuradores e veículos de comunicação cercado apenas pelos mais próximos, sejam políticos, advogados ou amigos. Só agora começam a se articular movimentos em sua defesa.

A bancada do PT cogita comparecer em peso ao Fórum da Barra Funda no dia 17, quando Lula deve prestar depoimento sobre as obras no sítio de amigos em Atibaia, por ele frequentado. A Frente Brasil Popular, que reúne mais de 60 entidades e movimentos sociais, também programa um ato para a frente do Fórum no mesmo dia a partir das 10 horas da manhã.

Mas deverá Lula prestar este depoimento a um procurador que já o condenou previamente, antes mesmo de ouvi-lo?

O responsável pelo inquérito, promotor Cássio Conserino, disse à revista VEJA que pretende denunciar Lula e sua mulher Marisa Letícia pelos crimes de lavagem de dinheiro e ocultação de propriedade no caso do apartamento tríplex do Guarujá, que o ex-presidente pretendeu comprar mas desistiu do negócio, e no das obras no sítio de Atibaia, que pertence a sócios de seu filho.

Se Conserino já tem juízo formado – e externar isso é uma falha grave contra os cânones da Justiça – o comparecimento de Lula servirá apenas para alimentar as imagens da cruzada para incriminá-lo e para legitimar o caçador e seu inquérito. É o que pensa muita gente no PT, embora o ex-presidente esteja se preparando para comparecer.

De todo modo, o PT está devendo um expressivo desagravo a seu fundador. E isso deve ocorrer na festa do dia 27, pelos 36 anos de criação do partido, que se passaram ontem, dia 10. Houve ebulição nas redes sociais e o próprio Lula gravou e postou um vídeo sobre a data.

0 comentários: