segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

A bomba é solução para tudo em SP

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

A Polícia Militar utilizou bombas para dispersar foliões, neste final de semana, em São Paulo, em um grande deja vu do ano passado.

Não é novidade para ninguém que há uma relação de profundo amor de nossas forças públicas por artefatos explosivos, que produzem luz, som e lágrimas.

Por aqui, a bomba se tornou uma panaceia utilizada para curar todos os males. Diálogo? Inteligência Policial? Técnicas não violentas? Esqueça tudo isso. Para garantir que o espaço público volte para seus donos, ou seja, os carros, o que liga é a bomba.

Folia em excesso? Bomba. Protestos contra tarifas? Bomba. Rolezinho? Bomba? Futebol? Bomba. Alegria? Bomba. Amor? Bomba.

Prova disso é seleção de notícias abaixo:

PM usa bombas durante bloco de Carnaval na Vila Madalena

PM usa bombas para dispersar protesto contra aumento da passagem em SP

Polícia usa bomba de efeito moral para dispersar torcedores

PM usa bombas e bala de borracha em 'rolezinho' em São Paulo

Após falha em trem, PM usa bombas para dispersar passageiros em SP

PM usa bombas para dispersar ato de alunos que bloqueou avenida de SP

Com bombas de gás, PM impede ocupação de sem-teto em prédio da região central

PM lançou uma bomba a cada sete segundos na Paulista para dispersar ato

Talvez, pela repetição à exaustão de ações como essas, estejamos perdendo a capacidade de perceber que o uso de bombas deveria ser o último recurso, não o primeiro. É a biruta banalização da bomba.

Considerando que a criatividade humana voa alto – tão alto que bombas foram recentemente despejadas em profusão contra professores em greve no vizinho Paraná – no limite, a notícia das bombas seria:

“PM usa bombas para reforçar toque de recolher''

Mas, então, esta discussão sobre o respeito às liberdades individuais e coletivas e sobre o direito à cidade não fará muito sentido…

3 comentários:

Anônimo disse...

Seria uma boa ideia investigar de quanto é a propina para fornecer bombas ao estado? O vendedor de bombas está rindo atoa.

Eduardo Albuquerque disse...

Tudo tem volta...

Anônimo disse...

No feriado do aniversário de São Paulo, um PM insatisfeito com o fato de ter que se arrastar com sua viatura em meio a multidão de jovens ,para chegar ao fim da rua,simplesmente disparou spray de pimenta em todos que estavam no entorno de seu carro.

Minhas filhas foram atingidas,desmaiaram,vomitaram a noite toda.

A PM de São Paulo não passa de um lixo.