segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Sheherazade e Gentili morderam a língua

Por Altamiro Borges

A "apresentadora" Rachel Sheherazade e o "humorista" Danilo Gentili costumam usar seus espaços privilegiados no SBT - emissora privada que explora uma concessão pública - para difundir opiniões preconceituosas e partidarizadas. Esta mania, porém, tem gerado críticas nas redes sociais e já chegou aos ouvidos de Silvio Santos, empresário que construiu o seu império midiático graças às benesses da ditadura e que sempre foi ardiloso na condução dos seus negócios. Temendo represálias, o dono do SBT parece que resolveu conter a fúria reacionária dos seus serviçais. Uma notinha postada por Keila Jimenez, no site R7 deste sábado (20), sinaliza que os dois falastrões morderam a língua:  

#ForaCunha e leva o Aécio junto!

Por Altamiro Borges

A situação do lobista Eduardo Cunha é tão calamitosa que até antigos aliados, que frequentavam sua residência tramando golpes e orquestrando a votação de projetos retrógrados, já evitam tirar "selfies" ao seu lado. Na semana passada, o cambaleante Aécio Neves, que curtiu dez meses de namoro com o correntista suíço, pediu seu afastamento da presidência da Câmara Federal. Como no navio à deriva, o tucano virou um rato! Esse quadro de isolamento ajuda a entender o desespero de Eduardo Cunha, que usou seu cargo para sabotar a reunião da Comissão de Ética que discutiria sua cassação. O abuso do poder revoltou os deputados e cerca de cem deixaram o plenário da Câmara na quinta-feira (19).

Facebook volta a promover censura política

Por Antonio Martins, no site Outras Palavras:

As restrições às liberdades individuais decretadas por governos do Ocidente a pretexto da “guerra ao terror” parecem ter chegado ao Facebook. A plataforma bloqueou, desde a manhã desta segunda-feira (23/11) a difusão de um texto do jornalista britânico Robert Fisk, que denuncia a dupla moral da França, diante da ação dos ultra-fundamentalistas do ISIS.

Manifesto: Escreva, Lola, escreva!

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

A professora da Universidade Federal do Ceará Lola Aronovich escreve há quase 8 anos um dos maiores blogs feministas do Brasil, o Escreva Lola Escreva. Por causa de sua incansável defesa pelos direitos das mulheres e de outros grupos historicamente oprimidos, a blogueira vem sendo difamada, caluniada e ameaçada de morte, tortura e estupro desde 2011, sem que a polícia ou demais autoridades tomem qualquer atitude.

A inspiração para o prefeito Haddad

Por Renato Rovai, em seu blog:

Em junho de 2013 a bela vitória de Haddad contra o atual senador José Serra se tornou poeira.

O novo homem para um novo tempo foi engolido pela arrogância de não reconhecer o movimento social que tomava as ruas pedindo anulação do aumento da passagem de ônibus. E por não ouvir o Conselho da Cidade que criara exatamente para lhe aconselhar em momentos como aquele.

Haddad saiu daquele episódio como um mero espectro do que se esperava dele.

Mas era cedo.

E o prefeito tinha como se recuperar.

A construção de uma mídia democrática

Do site do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo:

A suspensão da obrigatoriedade do diploma de jornalismo para exercer a profissão, o fim da Lei de Imprensa - ambas medidas tomadas por decisão do STF - aliada à concentração dos meios de comunicação nas mãos de poucas empresas faz da mídia brasileira uma das mais controversas dentre os países democráticos. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e a Federação Nacional dos Jornalistas -Fenaj realizam nos dias 25 e 26 de novembro, o debate "A construção de uma mídia democrática para o Brasil".

Os inimigos das escolas públicas em SP

Por Conceição Lemes, no blog Viomundo:

Em 9 de novembro, o Viomundo publicou denúncia de Antônio de Souza: o governador Geraldo Alckmin (PSDB) deve aumentar impostos de paulistas em R$ 3 bilhões por ano e ainda quer fechar 94 escolas.

A maior parte do aumento virá do projeto de lei nº 1.404/2015, de 28/10/2015, que reduz o ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias) para remédios genéricos (18% para 12%) e aumenta o da cerveja (de 18% para 23%) e o do fumo (de 25% para 30%).

Mauricio Macri, Boca Juniors e as máfias

Do site Vermelho:

O líquido tóxico jogado contra os jogadores do River Plate que entravam para jogar o segundo tempo no estádio La Bombonera, em jogo da Copa Libertadores deste ano, se transformou num escândalo de conotações políticas que afetou Maurício Macri, homem forte do Boca Juniors e candidato presidencial mais importante da direita, além de arqui-inimigo da presidenta Cristina Fernández de Kirchner.

Paraguaios convocam segunda greve geral

Por Leonardo Wexell Severo, de Assunção

“Vamos à greve no próximo dia 18 de dezembro para acabar com a política neoliberal de arrocho salarial, privatização do patrimônio público e criminalização das lutas sociais implementada pelo desgoverno do presidente Horacio Cartes”, afirmou o secretário-geral da Central Unitária de Trabalhadores Autêntica (CUT-A) Paraguai, Victor Ferreira, durante coletiva realizada em Assunção. Na oportunidade, as centrais lançaram a convocatória “por um modelo de desenvolvimento inclusivo”.

Cunha e a "conversão" dos fariseus

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Se o prezado amigo e a cara leitora quiserem entender porque a mídia, agora, destaca a cruzada dos demotucanos, que não aceitam mais “um minuto de Cunha”, dê um pulinho na coluna de Lauro Desculpe Jardim.

Ele publica que Eduardo Cunha registrou “dezenas de domínios de (sic) internet, apropriando-se de Jesus”, algo que os blogs “sujos”, entre eles este aqui, já havia feito no início de abril.

Desnacionalizar a publicidade ou a mídia?

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A venda do Grupo ABC, maior holding de publicidade do país - e 25ª do mundo -, para a norte-americana Omnicom deve ser vista sob dois aspectos. Do ponto de vista da própria empresa, o negócio cumpre uma tendência seguida por outras agências de porte, inclusive a tradicional DPZ.

Principal acionista do ABC, o publicitário Nizan Guanaes fez uma carreira bem sucedida na área comercial e também no mundo político, onde era o criador preferido de Fernando Henrique Cardoso e do PSDB em geral. Isso não impediu que uma das empresas do Grupo conquistasse uma conta importante nos governos Lula-Dilma. Em 2014, quando a oposição animava a vergonhosa campanha anti-Copa, Nizan Guanaes deu sua contribuição para o bom andamento dos trabalhos ao lançar o slogan "Copa das Copas."

A farra no Rodoanel e os tucanos de SP

Por Henrique Beirangê, na revista CartaCapital:

Durante as eleições de 2010, um nome até então desconhecido ganhou notoriedade por conta de um debate entre os candidatos Dilma Rousseff e José Serra. Na ocasião, a petista perguntou ao tucano sobre sua relação com Paulo Vieira de Souza, vulgo Paulo Preto.

Dilma queria saber a respeito de um suposto desaparecimento de 4 milhões de reais da campanha de Serra por obra do correligionário.

O disparate do juiz Sérgio Moro

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

O juiz Sérgio Moro vai cometer um disparate hoje.

Ele vai participar, como convidado de honra, de um seminário promovido pela ANER, associação que faz o lobby das revistas.

A ANER é controlada pela maior editora de revistas, a Abril.

Moro, como juiz, deveria recusar este convite por significar conflito de interesses. A não ser que ele considere editoras de revistas acima da lei.

Dívida pública e enriquecimento privado

Por Leonardo Flauzino de Souza e Everton Sotto Tibiriçá Rosa, no site Brasil Debate:

A crise de 2008 exacerbou não apenas a enorme quantidade de dívida imobiliária norte-americana dispersa pelos mercados financeiros globais, mas também a montanha de dívida privada emitida por empresas, bancos, fundos e outras instituições financeiras.

Para evitar o colapso dos sistemas financeiros, e assim conter os impactos negativos sobre a atividade econômica, os tesouros nacionais socorreram as instituições financeiras, excessivamente alavancadas, por meio de processos de substituição de dívidas privadas por dívida pública.

Direito de Resposta salvará o jornalismo

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Dizem os porta-vozes da mídia que a implementação da Lei de Direito de Resposta inviabilizará a liberdade de imprensa.

Seria o mesmo que a indústria automobilística afirmar que a obrigatoriedade do air bag e do extintor de incêndio inviabilizariam a produção de veículos. Ou os fabricantes de geladeiras sustentarem que a obrigatoriedade de certificados de eficiência energética inviabilizaria a produção de geladeiras. Ou ainda os laboratórios farmacêuticos exigirem o fim dos certificados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a comercialização de remédios.

O império da vigilância no mundo

Do site Carta Maior:

Durante 18 anos, Ignacio Ramonet dirigiu o prestigioso Le Monde Diplomatique, um dos jornais mais conhecidos do mundo e principal tribuna do movimento pela via alternativa. Este jornalista espanhol, que vive na França, e que atualmente dirige o LeMondeDiplo, a versão espanhola da publicação, falou sobre como o governo de François Hollande aprova um ataque às liberdades e uma prorrogação de três meses do estado de emergência decretado após os atentados do último dia 13, tentando fortalecer as capacidades de suas forças de segurança.

Quem é o argentino Mauricio Macri?

Por Aline Gatto Boueri, Vanessa M. Silva e Matheus Pimentel, no site Opera Mundi:

Em 2010, a jornalista Gabriela Cerruti escreveu uma biografia de Mauricio Macri em que afirmava que ele era o primeiro nome da direita com chances de chegar à Presidência da Argentina. Cinco anos depois, cumpriu-se a profecia da também deputada estadual de Buenos Aires alinhada ao kirchnerismo: Macri foi eleito para a Casa Rosada neste domingo (22/11) após derrotar o candidato governista, Daniel Scioli, e toma posse em 10 de dezembro.

Eleição na Argentina e rumos do continente

Do site Página 12
Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

“Sinto cheiro de retrocesso em toda a América do Sul”, disse o ex-presidente Lula na semana passada. A vitória da direita na Argentina foi a primeira confirmação de seu pressentimento e reforça o temor da esquerda do continente de que prenuncie a queda de outros governos do ciclo progressistas iniciado em 1998 com a eleição de Hugo Chávez na Venezuela. Depois veio a era Lula/PT no Brasil, o kirchnerismo na Argentina, Evo Morales na Bolívia e Rafael Correa no Equador. A conjuntura varia de país para país mas em todos eles verifica-se o desgaste dos governos longevos, as acusações de má gestão e corrupção, a recessão e a enganosa convicção das camadas mais pobres de que as mudanças e conquistas das duas últimas décadas não serão afetadas pela mudança de governo.

Torturadores festejam vitória na Argentina

Por Altamiro Borges

No final da noite deste domingo, o candidato peronista Daniel Scioli, apoiado pela presidenta Cristina Kirchner, reconheceu oficialmente a derrota para o neoliberal Mauricio Macri no segundo turno das eleições da Argentina. Com 85% das urnas apuradas, o candidato da "Aliança Cambiemos" liderava com 52,57% dos votos, contra 47,43% do postulante da "Frente para a Vitória". Em um comunicado lacônico, Daniel Scioli saudou "o povo que com a vontade popular elegeu o seu novo presidente". A vitória de Mauricio Macri representa o fim de 12 anos de kirchnerismo e será festejada nas ruas dos bairros nobres de Buenos Aires - assim como será comemorada por toda a direita da América Latina.