quinta-feira, 1 de outubro de 2015

A mídia e o quarto poder no Brasil


A mídia e o ovo da serpente fascista

Namíbia, Lula e a batalha que não houve

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Pessoas de bom senso continuam à espera de fatos relevantes capazes de colocar sob suspeita a atuação de Luiz Inácio Lula da Silva no favorecimento de grandes empresas brasileiras com investimentos no exterior.

O caso mais recente, que faz parte do esforço notório para cercar o ex-presidente com acusações criminais que possam justificar a abertura de uma investigação, envolve uma troca de emails em torno da construção de uma hidrelétrica na Namíbia.

Imprensa amplia ataques contra Lula

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Como acontece desde que Lula ganhou as eleições em 2002, a imprensa de hoje amanheceu com fortes ataques ao ex-presidente, ao governo e ao PT.

Com a Lava Jato já cansando um pouco, o Estadão agora surge com outra "bomba", a de que uma Medida Provisória teria sido "comprada por lobby".

O texto da matéria é curioso.

O Brasil deve, mas não está quebrado

Por Mauro Santayana, em seu blog:

O governo tem seus defeitos - entre eles uma tremenda incompetência na divulgação da situação real do país -, mas também tem suas virtudes.

A maior parte da imprensa está trombeteando, aos quatro ventos, o fato de que a dívida pública subiu 3,68% em agosto, para 2.68 trilhões. Por que não dar a informação completa, e dizer que o Brasil deve essa quantia, mas tem quase um trilhão e meio de reais, 1.48 trilhões, a câmbio de hoje, em reservas internacionais em caixa?

Uma reforma ditada pelo impeachment

Por Bepe Damasco, em seu blog:                                  

A equação a ser resolvida pela presidenta Dilma passa pela necessidade de contemplar todas as alas, correntes, grupos e subgrupos do PMDB, para frear as articulações golpistas fomentadas pelos partidos de oposição no Congresso Nacional.

E, convenhamos, não é tarefa das mais simples agradar ao mesmo tempo o PMDB da Câmara, o PMDB do do Senado, além dos parlamentares sob a influência do vice-presidente Michel Temer e ou dos governadores da sigla. Dispensa comentários o apetite do PMDB por cargos e espaço na máquina pública, o que é uma espécie de razão de ser do partido.

As contas de Cunha e 'familiares' na Suíça

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O Ministério Público Federal comunicou, por nota oficial , ter recebido a investigação da Justiça da Suíça sobre contas de Eduardo Cunha e de “familiares” naquele país.

“As informações do MP da Suíça relatam contas bancárias em nome de Cunha e familiares. As investigações lá iniciaram em abril deste ano e houve bloqueio de valores.”

Ou seja, há mesmo conta na Suíça, o que não consta das declarações de bens de Eduardo Cunha, o que já é motivo de cassação do seu mandato parlamentar, independente de processos penais por “lavagem de dinheiro e corrupção passiva”, como diz a Procuradoria ao anunciar que o processará por estes crimes.

Reforma ministerial arrefece crise política

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Lula e Dilma almoçam hoje para fechar os detalhes da reforma ministerial. As linhas fundamentais, entretanto, já permitem dizer que a reforma do governo alcançará seu principal objetivo, que é debelar a crise política e a instabilidade parlamentar. Acolhendo a estratégia proposta pelo ex-presidente Lula, Dilma fez os dois movimentos a que vinha resistindo. Removeu Mercante do Gabinete Civil e abraçou mais amplamente o PMDB, que alargou seus espaços no governo. A oposição sentiu o tranco. E não gostou, principalmente, da saída de Mercadante. Os conflitos que a presença dele ensejava, principalmente com o vice Michel Temer e o PMDB, eram um ingrediente com que a oposição contava para engrossar o caldo do impeachment.

Dilma Bolada e a crise política

Por Renato Rovai, em seu blog:

1 – O governo Dilma começou a reforma ministerial pelo telhado, mas mesmo de forma atabalhoada pode vir a melhorar a relação com o Congresso e começar a tirar o impeachment da sala de visitas. Jacques Wagner e Ricardo Berzoini juntos são pelo menos umas dez vezes melhores do que Mercadante e Temer.

2 – A perda do ministério da Saúde é algo que pode custar muito mais caro para o país do que para o governo. Se há uma área em que o Brasil vem avançando de forma gradual, mas constante, é essa. Daqui a dez anos se continuasse no mesmo rumo, teríamos uma saúde pública das mais inclusivas do mundo. A descontinuidade que se insinua não só de políticas, mas de ausência de recursos, o que coloca isso em risco.

Resistência democrática lança alternativa

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

A negociação de um novo ministério em que o PMDB passa a deter fatias consideráveis do orçamento e do poder - imediatamente, não na arriscada perspectiva de um golpe - deixou o conservadorismo entre estupefato e irritadiço.

‘Dilma se aliou ao demônio’, esbravejou FHC passando recibo.

Estamos falando do personagem cujo governo foi uma clássica coabitação com demos de carne e osso que há séculos espetam o tridente no lombo da população brasileira.

Ibope infla audiência da Globo? Cabe CPI!

Por Altamiro Borges

O jornalista Ricardo Feltrin fez uma grave denúncia nesta semana - reforçando antigas suspeitas que circulam entre os especialistas em tevê no país. Ele revelou em sua coluna no UOL que "os primeiros dados apurados pela empresa alemã GfK, que começou a medir o público da TV brasileira, apontam que a audiência de emissoras como Record e SBT é maior do que a registrada até hoje pelo Ibope".

A denúncia impacta os anunciantes privados, que sempre se basearam no Ibope para investir bilhões em publicidade. Mais do que isto. Ela incomoda o governo federal, que nos últimos 12 anos repassou quase R$ 6 bilhões para a Globo. Houve fraude do Ibope - já batizado de Globope - para beneficiar a famiglia Marinho? Não seria o caso de instalar uma CPI para apurar a fraude com recursos públicos?