terça-feira, 22 de setembro de 2015

Venezuela: Vitória da firmeza e da razão

Foto: AFP / Sputniknews
Por Max Altman

O plano para pôr fim à crise fronteiriça entre Venezuela e Colômbia e a própria reunião em si – que não passou de algumas poucas horas -, realizada em Quito, Equador, com a intermediação de Rafael Correa, presidente pro-tempore da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe) e de Tabaré Vázquez, presidente pro-tempore da Unasul (União de Nações Sulamericans) – e não da OEA e até sem sua presença – constitui-se numa evidente vitória política e diplomática de Nicolás Maduro, diante da virulenta, insidiosa e deturpada campanha internacional, em especial na Colômbia e na Espanha, contra o governo de Caracas.

Silêncios e pré-julgamentos de Gilmar

Reforma Política: onde estamos agora?

Por José Antonio Moroni, no site Outras Palavras:

Os diferentes movimentos e campanhas da sociedade civil brasileira que interagem nos debates sobre a reforma do sistema político identificaram três questões centrais a ser enfrentadas inicialmente: a influência do poder econômico nos processos decisórios (processos eleitorais, partidos, políticas publicas, decisões de Estado etc), a sub-representação de vários segmentos nos espaços de poder (mulheres, população negra, povos indígenas, juventude, camponeses/as, homoafetivos, trabalhadores/as em geral) e ausência de povo nos processos decisórios (democracia sem povo).

Argentina e Uruguai irritam donos da mídia

Por Felipe Bianchi, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Motivo de insônia para os barões da mídia no continente, as leis aprovadas na Argentina e no Uruguai para regular a radiodifusão – comumente referidas como ‘Ley de Medios’ – foram discutidas e esmiuçadas por Nestor Busso, do Conselho Federal de Comunicações da Argentina, e Sergio de Cola, do Conselho de Telecomunicações do Uruguai. O debate, ocorrido neste sábado (19), em São Paulo, integrou a programação do Seminário Internacional Mídia e Democracia nas Américas.

Krugman e o uivo dos banqueiros

http://marciobaraldi.com.br/
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Vivemos num país onde o lucro dos quatro maiores bancos cresceu 46% entre o primeiro semestre de 2014 e o primeiro semestre de 2015.

Neste período, a taxa de juros, que era de 10,4%, passou a 14,5%, seguindo uma alta que quase dobrou o custo do dinheiro em relação a março de 2013.

A economia brasileira, em compensação, caiu 0,7% negativos no primeiro trimestre de 2015 e 1,9% negativos no segundo.

Como Dallari perdeu sua coluna na 'Folha'

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

O professor Dalmo de Abreu Dallari foi o entrevistado de ontem no programa Contraponto, do Sindicato dos Bancários. Respondeu a perguntas de Eduardo Guimarães, Paulo Salvador, Kiko Nogueira, de internautas e deste blogueiro.

Impeachment? Não vai acontecer. Será barrado no STF, venha do Congresso ou do TSE, na opinião do jurista. A tendência teria ficado explícita no julgamento do financiamento privado de campanhas: a maioria da corte adere firmemente à Constituição. Para ser cassada, Dilma teria de ter cometido crime de responsabilidade durante o atual mandato. Além disso, frisou Dallari, não há um conjunto organizado de forças capaz de mobilizar a sociedade brasileira como em 1964, antes do golpe cívico-militar.

Telesur: Mídia e democracia nas Américas

Dalmo Dallari fala no 'Contraponto'

Volkswagen e os crimes da ditadura

Por Camilla Feltrin, na revista CartaCapital:

A Volkswagen será denunciada por violação de direitos humanos dentro de sua planta de São Bernardo do Campo (SP) durante os anos da ditadura civil-militar (1964-1985).

A representação será protocolada no Ministério Público Federal (MPF) por uma série de sindicatos e pela Comissão Nacional da Verdade nesta terça-feira 22 em São Paulo, e pedirá a abertura de um inquérito civil para averiguação de responsabilidade sobre perseguições e tortura que "configuram crimes contra a humanidade".

E se Aécio Neves fosse o presidente?

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

E se Aécio fosse o presidente?

É uma pergunta boa para estes tempos. Muitos a têm formulado, e as respostas em geral são estapafúrdias.

Delfim Netto, por exemplo, disse que Aécio teria tomado as providências certas para conter a crise.

O filme, o rock e o golpe

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

A democracia, e o que veio antes dela, o pesadelo da ditadura, relampejaram em dois momentos culturais neste final de semana em que, sintomaticamente, discutiu-se intensamente, país afora, o afastamento da presidente da Republica por um heterodoxo processo de impeachment. Heterodoxo porque, diferentemente do que houve em 1992, agora se tenta trocar a ocupante da Presidência por motivos variados (da crise econômica à antipatia mais rasteira por ela e o PT) e não porque a presidência foi desonrada pela prática de crime de responsabilidade.

Quem dará o golpe no Brasil?

Por Luís Fernando Vitagliano, no site Brasil Debate:

Cada vez mais os cenários vão se estreitando e a possibilidade de impeachment se torna mais factível. A popularidade da presidenta, as manifestações de rua, os processos jurídicos. E a pergunta: “Dilma governa os quatro anos?” fica cada vez menos complicada ser respondida.

Antes era apenas uma ideia ou uma estratégia da oposição derrotada, depois se tornou uma possibilidade política e agora estamos no terreno das probabilidades dentro das estruturas do Congresso. E entre o ódio dos setores sociais que foram derrotados e os cálculos dos votos no Congresso já é possível fazer conjecturas mais claras.

Direita apresenta seu programa de horrores

Editorial do site Vermelho:

Arrocho salarial, ataques contra o funcionalismo público, aposentadoria aos 65 anos de idade, privatizações, “estado mínimo” – a direita perde o acanhamento e volta a defender seu programa nefasto para o país!

Nas últimas eleições, desde a vitória de Luíz Inácio Lula da Silva e das forças populares, democráticas e patrióticas em 2002, o PSDB e a direita não tiveram nem a coragem, nem a honestidade, de apresentar claramente o programa de horrores que defendem.

Os dilemas do golpismo paraguaio

Por Tarso Genro, no site Carta Maior:

Após quase dez meses de massacre diário, promovido pela ampla maioria da mídia tradicional, período em que Governo Federal mostrou graves limitações de natureza política e assim colaborou para o desgaste a que está submetido – após quase 10 meses – a oposição, capitaneada pela direita, ganhou: desgastou o Governo e, ao mesmo tempo, seu programa tornou-se hegemônico no Governo; promoveu o início de um “ajuste”, através do Governo, e mostrou-se contra o “ajuste”, porque ele é “fraco”; teve vários dos seus líderes denunciados, mas as denúncias não levaram a nenhum desgaste.

Procurador do TCU insiste no golpe

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

O procurador do Tribunal de Contas da União, Júlio Marcelo de Oliveira, é um dos principais militantes do golpe paraguaio que a oposição vem preparando meticulosamente.

Há meses ele vem dando entrevistas a todos os grandes órgãos de imprensa, fazendo uma pregação agressiva pela desaprovação das contas do Executivo e incitando a opinião pública contra o governo.

Volkswagen serviu à ditadura militar

Por Lúcia Rodrigues, na revista Caros Amigos:

O Fórum de Trabalhadores por Verdade, Justiça e Reparação entrega denúncia contra a Volkswagen do Brasil ao Ministério Público Federal (MPF), na tarde desta terça-feira, 22, em São Paulo. A montadora é acusada de cumplicidade com a repressão na violação de direitos humanos dos trabalhadores durante a ditadura militar.

Mídia corrompe a opinião pública

Por Vivian Fernandes, no jornal Brasil de Fato:

A corrupção promovida pela mídia, as intenções golpistas, a concentração dos meios e as novas leis para promover a democracia no setor foram os temas que marcaram o Seminário Internacional "Mídia e Democracia nas Américas", promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. Os debates ocorreram com transmissão online, entre a sexta-feira (18) e o domingo (20), na cidade de São Paulo. Estiveram presentem representantes de dez países do continente americano.

O Papa Francisco em Cuba

Por Frei Betto, no site da Adital:

O papa Francisco está em Cuba. Em seguida, desembarca nos EUA. Chega aos dois países acolhido pelo mérito de haver promovido a reaproximação entre eles, após mais de 50 anos de hostilidades.

O Congresso estadunidense poderia oferecer melhor recepção ao pontífice suspendendo o criminoso bloqueio imposto à Ilha socialista pela Casa Branca e devolvendo aos cubanos a base naval de Guantánamo.