terça-feira, 23 de junho de 2015

Os plágios da jornalista "ética" da Veja

Por Altamiro Borges

A âncora da TVeja, a hidrófoba Joice Hasselmann - que já foi batizada de "Sheherazade da Veja" -, está na berlinda. Ela adora fazer comentários ácidos contra a corrupção e em defesa da ética, sempre tendo como alvo o PT. Nesta semana, porém, o Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor-PR) acatou a resolução do Conselho de Ética da entidade que comprovou vários plágios praticados pela apresentadora. Diante das graves denúncias, o sindicato decidiu vetar sua participação no quadro de associados.

Petroleiros rechaçam 'entreguista' Serra

Por Tadeu de Brito Oliveira Porto

Estive no primeiro dia da feira Brasil Offshore em Macaé, hoje dia 23/06/2015. Faço parte do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense e nossa entidade foi ao evento tentar fazer o contraponto do equivocadíssimo projeto PLS 131/2015 que quer tirar a soberania da Petrobrás na exploração de óleo na camada pré-sal.

Depois de uma cerimônia de abertura de falas surpreendentementes otimistas, onde representantes do mercado petrolífero focaram num momento necessário de investimentos no setor e de esperança no futuro do país (tendo em vistas as nossas reservas inexploradas), o painel de abertura ficou a cargo do senador José “Chevron” Serra.

"Direitos negados" será lançado em SP

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:



No período eleitoral de 2014, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé produziu uma série de reportagens sobre questões relacionadas à comunicação e os prejuízos que a falta de leis, regras e limites para o setor causam à sociedade brasileira e à democracia. A série virou o livro Direitos negados - Um retrato da luta pela democratização da comunicação, que será lançado com debate na segunda-feira (29), às 18h, na sede da entidade (Rua Rego Freitas, 454, conjunto 83 - Próximo ao metrô República).

O espetacular fiasco da revista 'Época'

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Quando cheguei à Editora Globo como diretor editorial, em 2007, topei com uma coisa que jamais imaginara ver na carreira.

A Época era a campeã de reclamações no Procon por causa de uma promoção em que prometia – ia escrever dava, mas não era bem o caso – um dvd para quem a assinasse.

Emails de queixas transbordavam dos canais normais da editora – assinatura etc – e, sem resposta, acabavam chegando aos editores.

A música como arma política

Por Rosane Pavan, na revista CartaCapital:

Herivelto Martins não queria criticar Getúlio Vargas. Pelo menos, não ao compor Palhaço. A música mirava um desafeto pessoal.

Havia muitos anos se resolviam assim as coisas naquele Brasil sem polícia, Justiça ou governo confiáveis. A palavra era a bala e o gatilho, a canção. Sem revólver, portanto, apenas com samba, Herivelto se vingava de quem discordava dele sobre uma questão de direito autoral. Quem gargalha demais, sem pensar no que faz, quase nunca termina em paz, musicou. O sucesso foi sem igual naquele 1946, mas o povo entendeu a canção errado. O sorriso insidioso descrito nos versos mortais passou a pertencer ao presidente destituído pela redemocratização. Palhaço seria Vargas e ponto final.

O incrível blogueiro analfabeto da 'Veja'

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Você se surpreendeu com o “blogueiro” da Veja que pediu “menos escolas, mais prisões”? Pois a “blogosfera” da revista acaba de surpreender, de novo, com a mesma intensidade – porque mais, é impossível. A revista mantém, em seu portal, um blogueiro analfabeto funcional.

O nome da peça é Felipe Moura Brasil. E, acredite quem quiser, o sujeito não é capaz de interpretar um texto de 115 caracteres, ou 19 palavras. Por conta disso, atacou o signatário desta página devido a uma “leitura” ridiculamente equivocada de postagem que fiz em minha conta no Twitter.

Sem audiência, Gentili dança na Fox

Por Altamiro Borges

O imperdível blog Diário do Centro do Mundo publicou uma curiosa notinha nesta terça-feira (23):

A série 'Politicamente Incorreto', protagonizada por Danilo Gentili, não terá nova temporada. O comediante fazia o papel de Atílio Pereira, um deputado filiado ao fictício PDU. Os poucos episódios foram ao ar no fim do ano passado. Pereira dormia no plenário, xingava assessores, enfim, era um picareta. 


Um blogueiro brasileiro em Cuba

Quem juntará os cacos do Brasil?

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Prossegue em marcha batida a depredação do Brasil para livrá-lo de Dilma, da volta de Lula e de governos do PT. O juiz Moro forçou a mão para justificar a prisão dos presidentes das duas maiores empreiteiras, mas quem se arrisca a dizer isso? Este foi apenas um estrépito agudo dentro do bombardeio contínuo das estruturas políticas e econômicas do país. O governo tragado pela vertigem dos problemas, alguns criados por ele mesmo, ministra antitérmicos para uma infecção que se generaliza. A oposição, ao invés de se apresentar como alternativa responsável para o próximo rodízio, lança coquetéis molotov. O Congresso, enquanto isso, disputa nacos de orçamento e segue em sua agenda regressiva. Não sobrou ninguém, nenhuma espécie de “bom senso futebol clube” para fazer um chamado à razão. E depois do crash, quem juntará os cacos do Brasil espatifado para recomeçarmos?

Lula: sem utopia não há transformação

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Li, agora há pouco, trechos da intervenção do ex-presidente Lula no debate que seu instituto promoveu com o ex-primeiro-ministro espanhol Felipe González.

“O PT precisa construir uma nova utopia”, de uma “revolução interna no partido”.

“Queremos salvar a nossa pele, nossos cargos, ou queremos salvar o nosso projeto?”

Os novos hábitos do leitor no Brasil

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Os habitantes das grandes cidades brasileiras são os maiores usuários de redes sociais como meio de acesso a informações. Esse é um dos achados de um estudo encomendado pelo Instituto Reuters, da Inglaterra, à empresa de pesquisas YouGov, intitulado “Relatório de Notícias Digitais 2015”.

Os brasileiros urbanos de renda alta lideram a crescente tendência mundial de migração para os meios digitais que produzem conteúdo jornalístico, em detrimento da mídia tradicional.

A antessala do golpe no Brasil

Editorial do site Vermelho:

Desde o final das eleições de 2014 vivemos uma profunda instabilidade política. A polarização ocorrida em torno da disputa presidencial prolongou-se, com a direita forçando a existência de um “terceiro turno”, em que tenta artificialmente mudar o resultado das urnas.

A configuração nitidamente conservadora e fisiológica do Congresso eleito em 2014 torna mais difícil uma pactuação em torno de interesses nacionais e populares elevados, visto que boa parte do que seria a base do governo no Legislativo é composta por notórios simpatizantes da oposição, que apenas por conveniências regionais estão em legendas que integraram a coligação de apoio à presidenta Dilma.

Beto quem? De onde? De que partido?

Por João Feres Júnior, no site Brasil Debate:

Deu no Mossoró Hoje, edição digital, em 10 de junho: “Gaeco cumpre 50 mandados de prisão na Operação Publicano no PR”. Saiu no Jornal de Londrina, 11 de junho: “Quatro ex-inspetores de fiscalização são presos; Detidos ocuparam cargo na primeira gestão de Beto Richa”. Bonde News, portal de notícias do Paraná: “Mais de 20 pessoas são presas em Londrina na nova fase da Operação Publicano”. Está na página do Ministério Público do Paraná Notícia, de 10 de junho: “Gaeco cumpre 68 mandados de prisão e 65 de busca e apreensão”.

STF cederá ao golpe de Eduardo Cunha?

Por Conceição Lemes, no blog Viomundo:

Em 26 de maio, o Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou a doação empresarial para campanhas eleitorais de partidos e políticos.

No dia seguinte, numa manobra do presidente Casa, o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o Plenário foi levado a votar novamente o financiamento empresarial a partidos, aprovando um absurdo: colocar na Constituição Federal de 1988 a doação empresarial a partidos, que já havia sido rejeitada.

O papa Francisco e o grito da terra

Por Leonardo Boff, no site da Adital:

É a primeira vez que um papa aborda o tema da ecologia no sentido de uma ecologia integral (portanto, que vai além da ambiental) de forma tão completa. Na encíclica Laudato si’, lançada nessa semana, o papa Francisco traz uma grande surpresa: ele elabora o tema dentro do novo paradigma ecológico, coisa que nenhum documento oficial da ONU até hoje fez. Fundamental é seu discurso com os dados mais seguros das ciências da vida e da Terra. Ele lê os dados afetivamente, com inteligência sensível ou cordial, pois discerne que por trás deles se escondem dramas humanos e muito sofrimento também por parte da mãe Terra.

Crime de sonegação não é notícia

Por Luís Humberto Rocha Carrijo, no site Outras Palavras:

O escândalo do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais — Carf –, que pode superar 19 bilhões de reais, recebe uma cobertura muito acanhada da imprensa brasileira, apesar de sua magnitude e implicações de toda ordem. Dentro do ponto de vista jornalístico, não há nada que justifique um tratamento tão desinteressado e desatento por parte das redações. Ao contrário, os vultosos desvios de recursos da Receita, com a participação de personagens graúdos do PIB nacional (bancos e empresas, boa parte, grandes anunciantes), fundamentam os princípios do que é notícia, pelo menos em veículos que praticam jornalismo em sua mais ampla definição - corajoso e isento, dedicado a informar a população.

'Veja' viola direitos de adolescentes

Do site do Coletivo Intervozes:

Nesta terça-feira, 16, o Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social entrou com representação junto à Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo contra a Revista Veja que, na edição lançada no início desta semana, enfoca a maioridade penal e atenta contra o Estatuto da Criança e do Adolescente ao permitir a identificação dos/as adolescentes expostos na matéria de capa. Além disso, o conteúdo ignora o princípio de presunção de inocência apresentando os “envolvidos” numa situação de conflito com a lei como culpados antes mesmo de serem julgados.

Os direitos negados na mídia brasileira

Por Sheila Jacob, no site do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC):

A jornalista Renata Mielli esteve no Rio para o lançamento do livro Direitos negados: um retrato da luta pela democratização da comunicação. A publicação tem como objetivo ampliar o debate sobre o monopólio da mídia e sensibilizar para a importância de se garantir uma pluralidade de vozes nos programas de rádio e televisão. “É necessário romper com a ideia de que discutir regulação da comunicação é praticar censura”, afirmou Renata Mielli, que é secretária-geral do FNDC, do Centro de Estudos Barão de Itararé e é organizadora da obra.